Lembra do surto de gripe (Influenza) no fim do ano passado? Nos últimos meses, alguns estados do Brasil, como: São Paulo, Santa Catarina, entre outros, também sofreram com o aumento de casos de gripe. Nesses locais, foi descoberta a chegada da variante Darwin: uma cepa do vírus Influenza H3N2 (subtipo A da gripe).
Talvez você, algum amigo(a) e/ou familiar tenha conhecido de perto os sintomas dessa variante. Por isso, para proteger a população, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 6 meses de idade participem da Campanha de Vacinação da Gripe 2022.
um médico aplicando uma vacina no braço de um menino - campanha de vacinação da gripe
Neste post, você vai ver:

Para que serve a vacina contra gripe?


A vacina contra gripe protege as pessoas das infecções causadas pelo vírus Influenza. Aplicado de forma intramuscular, esse imunizante está disponível na versão trivalente ou quadrivalente.
  • Trivalente: pode ser encontrada nas redes públicas e privadas de saúde. Ela previne contra 3 cepas (duas do vírus A e uma do vírus B);
  • Quadrivalente: pode ser encontrada nas redes privadas de saúde. Ela previne contra 4 cepas (duas do vírus A e duas do vírus B), ou seja, tem uma cobertura maior.

Assista ao vídeo da Dra. Michelli Rodrigues, Consultora Médica da Beep, e saiba tudo sobre a vacina contra gripe 2022:

Por que preciso tomar a vacina contra gripe de novo?


Um dos principais motivos para participar da Campanha de Vacinação da Gripe de 2022 é a proteção promovida pelo imunizante contra a ação da cepa Darwin, que só pode ser encontrada na versão deste ano. Além disso, é importante tomar a vacina de novo porque os anticorpos criados por ela diminuem com o passar do tempo.
Também é recomendado aplicá-la todo ano, pois as cepas são sempre atualizadas conforme a circulação do vírus, sob orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que mudou na Campanha de Vacinação da Gripe em 2022?


A principal mudança é a composição da vacina da gripe, que teve alteração de 50% das cepas, com a inclusão da H3N2 Darwin. Devido a essas variações, anualmente, acontece a imunização e este ano não será diferente. 

Campanha de vacinação da gripe 2022. Veja a nova composição da vacina contra a gripe: Cepas que existem na vacina contra a gripe quadrivalente e Trivalente de 2022: A / Victoria / 2570/2019 (H1N1)pdm09. A segunda cepa que tem é a A / Darwin / 9/2021 (H3N2)* (essa cepa teve mudança). A terceira cepa é a B / Austria / 1359417/2021 (B/Victoria lineage)* (essa cepa também teve mudança). Essa última só está disponível na versão quadrivalente: B / Phuket / 3073/2013 (B/Yamagata lineage).



Vacinação contra gripe foi baixa em 2021


No ano de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, houve uma baixa adesão à vacinação contra gripe, principalmente do público-alvo que apresenta maior risco para complicações, como: idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Por causa disso, o secretário municipal de Saúde do estado veio a público ressaltar a importância de tomar a vacina da gripe.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), de 20 a 30% das crianças e aproximadamente 10% dos adultos são atingidos anualmente pela gripe causada pelo vírus Influenza. Estar sempre em dia com a vacinação é a maneira mais eficaz de se prevenir contra essa doença.

Campanha de Vacinação da Gripe 2022 na Beep: mais praticidade para você!


Como sabemos que muita gente vai correr até os postos de saúde para tomar a vacina contra gripe, temos uma dica para você não enfrentar filas: escolher a Beep!
Selecione o dia e o horário adequados para você e a nossa equipe vai até a sua casa. A melhor parte? Não cobramos taxa domiciliar!