Provocada pelo vírus Influenza, a gripe é uma doença que ataca milhares de pessoas ao longo do ano. Por muitas vezes, devido ao baixo índice de vacinação e outros fatores, surge um novo surto de gripe, que pode causar uma epidemia.
De acordo com a Semana Epidemiológica de 25 de setembro a 1º de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) informou que, nesse período, o vírus Influenza A foi responsável por 21,4% dos casos registrados como positivos para vírus respiratório. Além disso, foram mencionados 1,2% de Influenza B, 11,2% de vírus sincicial respiratório e 41,6% de SARS-CoV-2 (Covid-19). O subtipo da Influenza reconhecido como H3N2 foi predominante nesses casos – o mesmo do surto de gripe ocorrido no final do ano de 2021.
Imagem mostra tubos de exame e um tubo em destaque sinalizando exame de influenza

Você já deve conhecer a vacina da gripe, utilizada na prevenção da doença, mas já ouviu falar no  exame de Influenza, que ajuda nesse diagnóstico? Veja abaixo mais informações sobre a gripe e quais exames fazer!

O que é a gripe?


A gripe é causada pelo vírus Influenza e uma das viroses mais comuns ao redor do mundo. Ela pode gerar quadros mais complicados em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. É mais frequente durante o outono e inverno ou em períodos mais frios, porém surtos de gripe podem ocorrer ao longo do ano.

Quais são os sintomas da gripe?


Os principais sintomas da gripe são:

Como acontece a transmissão?


A transmissão da gripe ocorre de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias. Ao espirrar ou tossir, quando são eliminadas, as gotículas podem estar infectadas. Com isso, a partir da inalação dessas gotículas, é possível que aconteça a contaminação.

Vacina contra gripe


A vacina da gripe é a maneira mais eficaz de prevenção contra o vírus Influenza. Ela está disponível na versão trivalente (proteção contra 3 cepas) e quadrivalente (proteção contra 4 cepas). É aplicada por via intramuscular e serve para proteger pessoas a partir dos 6 meses de idade.
Aqui na Beep, você encontra a vacina quadrivalente, ou seja, uma maior proteção contra o vírus.

Diagnóstico


É possível identificar um quadro de gripe por meio dos principais sintomas, como: febre, tosse, dores musculares, mal-estar e calafrios. Contudo, como os sintomas são semelhantes aos de outras viroses respiratórias, o diagnóstico deve ser feito por meio de exames complementares. Veja abaixo!

Exame Painel 4 Vírus Respiratórios


O exame painel 4 vírus respiratórios é responsável por identificar a infecção por Influenza A e B, além do Vírus Sincicial Respiratório e SARS-CoV-2. Ele é feito por RT-PCR, utilizando um único swab (modelo de um cotonete) para coletar a amostra do nariz e da garganta.
Algumas dessas viroses respiratórias têm sintomas muito semelhantes e é importante identificar com qual delas a pessoa está infectada, para, assim, poder seguir com o tratamento adequado.


Exame Detecção do vírus Influenza A e B – por PCR


O exame Influenza A e B é responsável por investigar a presença desses vírus no indivíduo e por qual tipo a pessoa está infectada. Esse exame é feito por PCR, utilizando também o swab para coleta da amostra do nariz e da garganta, e serve para diagnosticar se existe um quadro de gripe. Recomenda-se que pessoas com sintomas de gripe realizem esse exame para obter um diagnóstico preciso.

Importante:


Todos esses exames estão disponíveis no nosso app e o atendimento é feito no conforto de casa. A melhor parte é: a nossa equipe vai até você, de domingo a domingo. Baixe o nosso app agora mesmo para agendar uma visita!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. E fique de olho nas novidades da #OndaVerde no nosso LinkedIn. Vai lá! ?
Exames e vacinas na palma da sua mão
Somos a maior empresa de saúde domiciliar do Brasil e, todos os dias, levamos tecnologia e carinho humano para as pessoas. Estamos aqui para simplificar a sua vida: em até 3 minutos, você agenda seus exames e vacinas pelo app e é atendido no conforto do seu sofá. ?