Sobre a vacina
A Vacina Pentavalente Acelular (também chamada “penta”) é uma vacina que atua para prevenção de difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite (VIP).
Na vacina pentavalente da rede pública, o componente pertussis (coqueluche) contém células inteiras, enquanto que a da rede privada, é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras. A eficácia e segurança de ambas é a mesma. A diferença está nas reações que, de acordo com estudos comparativos, são significativamente menores quando aplicada a vacina acelular da rede privada.
Outra diferença está na combinação de doenças que elas previnem. Enquanto a vacina da rede privada, a pentavalente acelular, atua na prevenção das doenças citadas a cima, a da rede pública, a pentavalente celular, protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B.
* Vacina Pentavalente do SUS protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b. Na rede particular, a vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e Haemophilus influenzae tipo b. Já a Hexavalente, disponível na rede privada, protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite (VIP) e hepatite B, numa só “picada” (injeção).
** Aos 4 meses, a vacina do seu bebê pode ser a Pentavalente ou a Hexavalente. Consulte o seu médico.