Se tem uma coisa que pode tirar o ânimo de muita gente na hora de cuidar da saúde, é ter que sair de casa para fazer exames. Pegar senha e ficar horas esperando na fila — sem saber quando vai sair de lá — são alguns dos motivos que fazem a coleta domiciliar ficar ainda mais atrativa para muitas pessoas. 
Mas você sabe quais são as demais vantagens desse tipo de serviço, ou como ele funciona? Você pode tirar essa e muitas outras dúvidas neste post. Leia o artigo completo! 

Profissional de enfermagem usando o swab (uma espécie de cotonete grande) na boca da paciente, um tipo de coleta domiciliar feito pela Beep Saúde


O que é coleta domiciliar?


A coleta domiciliar é oferecida por algumas empresas de saúde. Esse tipo de serviço facilita a vida do paciente, já que, ao invés da pessoa ter que ir até o laboratório, os profissionais vão até a casa do cliente para fazer os exames. 
Só que essa praticidade não é algo recente. Antigamente, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção já contavam com alguns serviços desse tipo. A diferença é que, hoje, ele está ficando popular e ganhando cada vez mais adeptos. 

Quais são as vantagens de fazer exames em casa?


As pessoas que escolhem deixar de fazer exames na clínica para realizá-los em casa podem ter algumas vantagens, como: 
  • Contar com a mesma segurança dos exames feitos presencialmente nas clínicas e laboratórios;
  • Escolher o horário que mais se encaixa na sua rotina; 
  • Excelente alternativa para quem tem dificuldade de se locomover, como: idosos, grávidas e deficientes;
  • Não ter que enfrentar filas, pegar senhas, entre outros. 

E se a pessoa escolher fazer os seus exames aqui na Beep, ela pode selecionar uma data de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar. 

Quais tipos de exames você pode fazer em casa?  


É possível fazer desde exames genéticos até o teste do pezinho no conforto de casa. Veja quais são os principais oferecidos pela Beep Saúde:

Como funciona a coleta domiciliar?


Primeiro, o cliente precisa fazer o agendamento pelo nosso aplicativo. No horário combinado, a nossa equipe se desloca até a casa da pessoa para realizar o exame solicitado. A partir desse momento, a coleta é feita de formas diferentes:

1) Coleta domiciliar de exames de sangue: 


O profissional irá orientar o paciente a se sentar em um local com encosto firme e algum tipo de apoio onde seja possível esticar o braço. 
Depois, será feita uma limpeza na região onde será coletado o sangue, geralmente, com álcool 70. Para facilitar a localização da veia, pode ser utilizado o Beep Scan, uma ferramenta que ajuda a encontrá-la com maior precisão. 
Após a coleta, o tubo com a amostra de sangue, previamente identificado, será encaminhado ao laboratório para análise. 

2) Coleta domiciliar de exames de fezes e de urina: 


Nesses tipos de exames, a equipe da Beep vai até à casa do cliente buscar a amostra de fezes e/ou urina coletada pelo paciente. Os profissionais fazem a identificação do material e encaminham até o laboratório responsável pela análise. 

3) Coleta domiciliar do Painel de 4 vírus respiratórios (RT-PCR):


Os profissionais da Beep Saúde utilizam um swab, também chamado de haste flexível, para fazer a coleta da amostra do nariz e garganta. Após a identificação do material, ele é encaminhado para o laboratório fazer a análise e identificar se há a presença de Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório e SARS-CoV-2. 

4) Coleta domiciliar do Teste do Pezinho: 


A equipe técnica da Beep vai até à casa do cliente e, com todo o carinho e cuidado, é feita a coleta do sangue do bebê por meio de um furo pequeno no calcanhar. Algumas gotas serão absorvidas em um papel filtro específico. Após a coleta, o material será identificado e encaminhado para o laboratório. 

Como agendar exame de sangue em casa?


Aqui na Beep, você agenda o exame de sangue da seguinte maneira: 
  • Escolher a opção “exame domiciliar” e, em seguida, “particular” ou “plano de saúde”;
  • Caso selecione a opção “plano de saúde”: informe o plano, envie a foto da carteirinha, do documento oficial (identidade-RG, carteira de habilitação-CNH ou certidão de nascimento) da pessoa que vai fazer o exame e uma foto do pedido médico; 
  • Caso selecione a opção “particular”: busque o exame desejado, selecione-o e, depois do agendamento, escolha a forma de pagamento.

Depois disso, é só aguardar a visita da equipe da Beep. Lembrando que o nosso atendimento é feito de domingo a domingo e sem cobrar taxa domiciliar. 

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Agora que você já sabe como funciona a coleta domiciliar, compartilhe sua experiência com a gente! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.

Fonte:


Beep Saúde