O que comer antes de fazer exame de sangue? É preciso sempre estar em jejum? Essas são algumas dúvidas bem comuns de quem sai do consultório médico com uma prescrição em mãos. Então, para respondê-las, criamos um pequeno manual com as informações mais importantes. Confira!

Enfermeira segurando o braço do paciente para fazer o exame de sangue. A imagem ilustra o post sobre o que comer antes de fazer exame de sangue.


Neste post, você vai ver: 

Para que serve o exame de sangue?


Antes de explicar o que comer antes do exame de sangue, vamos fazer uma breve explicação. Ele reflete como anda o funcionamento do organismo e o quão saudável o paciente está.
São diversos os tipos de exames de sangue e cada um deles avalia uma situação diferente do organismo. Podem ser diagnosticadas doenças crônicas como: diabetes, hipertensão, etc. Saiba mais informações no post como fazer exame de sangue


Como a alimentação interfere no resultado do exame?


Consumir alimentos e beber água em quantidades elevadas podem interferir nos resultados de determinados tipos de exames. Isso acontece, principalmente, quando é preciso verificar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como é o caso da glicose e do colesterol.
Por este motivo, é extremamente necessário seguir as instruções de preparo que o médico e a empresa que irá realizar o exame passaram. 

O que evitar antes de fazer exame de sangue de maneira geral?


O mais recomendado é evitar fumar e tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes e chás, porque eles podem provocar alterações nos componentes do sangue. 
Além dos cuidados com a alimentação, também é orientado a suspensão de atividades físicas durante um determinado período para alguns exames. Saiba mais informações no post sobre exame de sangue.

Remédios interferem no resultado do exame de sangue?


Dependendo do tipo de exame que você deseja fazer, os antibióticos, anti-inflamatórios e aspirinas podem alterar o resultado. Então, o indicado é que você sempre informe ao médico que está fazendo o uso de alguma medicação para ele avaliar se há a necessidade de pausa-la antes de realizar o exame. 

É preciso estar sempre em jejum antes do exame?


Na grande maioria dos exames não é necessário fazer jejum. Dependendo do tipo, os médicos informam se a pessoa precisa ficar de jejum ou não, quais alimentos e até atividades físicas evitar horas antes de fazer a coleta do sangue. Veja as recomendações mais comuns para cada tipo:

O que comer antes de fazer exame de sangue de acordo com cada tipo:


1. Perfil lipídico (Colesterol total/HDL/LDL/Triglicerídeos) 


A necessidade de não comer antes de fazer exame de sangue deve ser avaliada pelo médico. A quantidade de horas de jejum pode variar entre 0 e 14 horas para todas as idades e vai depender do pedido médico e também do laboratório.
Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e a Sociedade Brasileira de Cardiologia e de Análises Clínicas, o jejum de 12 horas já não é mais obrigatório.  
Segundo estas sociedades, se na coleta sem jejum houver níveis altos (mais de 440 mg/ml) de triglicerídeos, aí sim é recomendado fazer jejum. Portanto, são situações específicas determinadas pelo médico.

2. Creatinina, PCR (Proteína C Reativa – Covid-19), Tireoide (TSH/T4/T3) e Hepatites


Os exames de Creatinina, PCR (Proteína C Reativa – Covid-19), Tireoide (TSH/T4/T3) e Hepatites não necessitam que a pessoa fique em jejum. 

3. Glicose 


É necessário estar em jejum para fazer o exame de glicose. As crianças de até 3 anos precisam estar sem comer por, no mínimo, 3 horas. Todas as outras faixas etárias devem ficar entre 12h e não devem passar de 14 horas em jejum.

4. Hemograma


Geralmente, não é necessário fazer jejum para fazer o hemograma, mas vai depender do pedido médico. 

5. Ureia


Pode ser preciso realizar um jejum de 3 horas para fazer o exame de ureia.

6. PSA (Câncer de Próstata)


O indicado é estar em jejum por, em média, 4 horas para fazer o exame de PSA.

Se não seguirem o jejum, o que acontece com os resultados?


Se a pessoa não seguir o jejum, nos exames que têm essa orientação, corre o risco da pessoa ter que refazer o exame. Isso porque a amostra de sangue não vai estar nos parâmetros que possibilitam avaliações seguras. Dependendo do alimento ingerido durante o período em que ela deveria estar em jejum, pode levar a um falso negativo ou positivo. 

Com a Beep, fazer exames de sangue é mais fácil!


Agora que você já sabe o que comer antes de fazer exames de sangue, esqueça a ideia de esperar horas em um laboratório para ser atendido(a). Com a gente, você pode fazer diversos deles no conforto da sua casa. 
O nosso atendimento é feito de domingo a domingo (inclusive nos feriados) para você encontrar o dia e o horário que mais se encaixam na sua rotina. Precisa fazer um desses exames? Agende agora. Leva só 3 minutinhos e é sem taxa domiciliar!