Testes de farmácia (através da urina), história clínica com exame físico, além da ultrassonografia, são algumas das avaliações para identificação da gravidez. Mas você sabia que a coleta de sangue é um método bastante confiável e eficaz? Neste post, você vai saber qual exame de sangue detecta gravidez e muito mais. Confira!

Mulher com blusa amarela sentada no chão fazendo carinho na barriga. A imagem representa o post sobre qual exame de sangue detecta gravidez.


O que é hCG? 


Antes de explicarmos quais são os tipos de exames disponíveis, você precisa saber o que significa esse hormônio. O entendimento sobre ele é muito importante, pois os exames de sangue e testes de farmácia detectam a presença do hCG (mais especificamente a fração Beta do hCG) para descobrir se a pessoa está grávida ou não.  
O Gonadotrofina Coriônica Humana (mais conhecido como hCG) é um hormônio que começa a ser produzido no corpo materno entre 6 e 8 dias após a fecundação. 
Depois desse momento inicial, à medida que o embrião e a placenta se desenvolvem, os níveis de hCG no sangue aumentam exponencialmente no primeiro trimestre da gravidez.  
Durante as primeiras semanas de gestação, os níveis deste hormônio vão dobrando a cada 2 e 3 dias, podendo atingir valores de 100.000 mUI/ml em torno da 10ª – 12ª semana. A partir daí, os valores decrescem até a 20ª semana, atingindo cerca de 20% dos valores de pico máximo e assim permanecem até o final da gestação.

Veja também: Como fazer exame de sangue e quais são os tipos


Qual exame de sangue detecta a gravidez?


Mulher grávida em pé perto da janela olhando para baixo fazendo carinho na barriga. A imagem ilustra o post sobre qual nome do exame de sangue que detecta gravidez.
Beta hCG sanguíneo. Considerado um método confiável para o diagnóstico da gravidez, ele faz a dosagem somente da fração beta do hCG. 

Como é feito o exame de Beta hCG?


É feito uma coleta de sangue. O procedimento é o mesmo de outros exames de sangue convencionais e não é necessário fazer qualquer tipo de jejum ou preparo prévio.

Qual é o tempo certo para fazer exame de Beta hCG? 


A orientação é fazer o exame de Beta hCG depois de 10 dias da fecundação ou após o 1º ou 2º dia após o atraso menstrual, a fim de reduzir as chances do resultado falso negativo.  

É preciso ter prescrição médica?


Não é necessário.

Como saber se o Beta-hCG é positivo? 


Se o valor de beta hCG no sangue for maior que 25,0 mUI/ml significa resultado positivo, ou seja, indica que a pessoa está grávida. 
Confira outros resultados possíveis, de acordo com os valores de referência do laboratório que faz a análise dos exames realizados pela Beep: 
  • Indeterminado (pode indicar gravidez recente): valor de beta hCG entre 2 e 25 mUI/ml;
  • Negativo (descarta a gravidez): valor de beta hCG menor que 2 mUI/ml.

Caso o resultado não seja positivo, mas com suspeita clínica, o exame deve ser repetido em 1 semana ou conforme orientação médica.

Como ver se está grávida no teste de farmácia?


Duas mãos, cada uma com um teste de farmácia. A mão esquerda está a frente de um fundo azul com resultado negativo e a mão direita segurando um teste de farmácia com resultado positivo. A imagem ilustra o post qual nome do exame de sangue que detecta gravidez.
Esse tipo de exame também detecta a presença de Beta hCG, mas ao invés de ser no sangue, ele é verificado na urina. 
Diferente do BhCG sanguíneo, é importante ressaltar, que no início da gestação, a concentração desse hormônio na urina pode ser menor, e por esse motivo, pode demorar mais para detecção de um resultado positivo.

Como é feito?


É preciso urinar em um recipiente limpo. Colocar a ponta absorvente do teste de farmácia dentro deste líquido e aguardar o tempo indicado na embalagem para identificar se haverá reação.

Qual é o tempo ideal para fazer o teste de farmácia? 


O teste de farmácia pode ser realizado depois de um dia de menstruação atrasada. Mas como os níveis de BhCG são maiores conforme a gestação avança, depois de uma semana de atraso, a sensibilidade é mais alta. 

É preciso ter prescrição médica para fazer teste de farmácia?


Para este teste, não é necessário ter uma prescrição médica.

Como saber se o teste de farmácia é positivo? 


Se a tela do teste de farmácia mostrar dois riscos (ou um sinal de “+”) significa que o resultado é positivo, ou seja, indica que a pessoa está grávida. 
Caso a tela mostre apenas um risco ou o sinal de “-” indica que o resultado é negativo, devendo ser realizado outro método diagnóstico a depender da suspeita.
Importante: mesmo que o teste de farmácia indique gravidez, é preciso confirmá-lo com o exame de beta hCG sanguíneo ou ultrassonografia. 

Quais são os outros exames que detectam a gravidez? 


Agora que você já sabe qual exame de sangue detecta a gravidez, confira os exames listados abaixo que, diferente do sanguíneo e teste de farmácia, não detectam a gravidez com base no beta hCG, mas podem contribuir para o diagnóstico. Confira: 

Exame físico


Não é tão comum, mas algumas mulheres só buscam o diagnóstico de gravidez na fase mais avançada. Por isso, dependendo da semana de gestação, é possível fazer a  identificação pelo exame físico.
Isso acontece porque a partir de, aproximadamente, 12 semanas, o útero aumenta de forma suficiente para ser palpável. A atividade cardíaca fetal, geralmente, pode ser detectada pelo Doppler, a partir de 10 a 12 semanas de gestação. 
Lembrando que é necessário ter avaliação médica e confirmação da gestação, conforme orientado, com o exame de beta hCG sanguíneo ou ultrassonografia.

Ultrassonografia


Existem dois tipos de ultrassonografia que podem detectar a gravidez: a abdominal e a transvaginal. Ambos vão verificar se há presença de uma estrutura que abriga o embrião (saco gestacional), que é o primeiro sinal de gestação possível de detectar nesse exame. 
A transvaginal permite uma identificação mais precoce que a abdominal, porém numa gestação mais avançada, quando comparado a outros métodos diagnósticos como a dosagem no sangue do beta-hCG.

Qual é a diferença entre o ultrassom abdominal e transvaginal? 


No ultrassom transvaginal, só é possível detectar a gravidez a partir da 5ª/ 6ª semana e no abdominal, após esse período. 

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer os agendamentos dos exames e vacinas desejados diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Agora que você já sabe qual exame de sangue detecta gravidez, compartilhe sua experiência com a gente! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.
Fontes:  Uptodate | FEBRASGO | MD Saúde |