Vacinas

Tríplice Bacteriana

Agende agora

Sobre a vacina

A Vacina Tríplice Bacteriana, também conhecida como dTpa, é uma vacina acelular que previne três doenças: difteria, tétano e coqueluch

Quais doenças previne?

Difteria, tétano e coqueluche.

Esquema de doses

A vacina Tríplice Bacteriana é recomendada como reforço a partir dos 4 anos de idade, na adolescência, em adultos e idosos.
 
Crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram, ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, devem tomar uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT.
 
Às gestantes é recomendada uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20ª semana da gravidez. Se não foram vacinadas ao longo da gestação, devem receber uma dose após o parto, o mais rápido possível, de preferência ainda na maternidade.
 
A vacina Tríplice Bacteriana também pode ser usada para dose de reforço prevista para os 4-5 anos, na impossibilidade de realizar a dTpa+VIP.

Como é aplicada?

Via intramuscular.

Indicações

A vacina tríplice bacteriana é indicada para crianças a partir dos 4 anos, adolescentes, adultos e idosos.**

Tem alergia?

A Vacina Tríplice bacteriana é inativada, não havendo chance de causar a doença.

Sua composição apresenta toxóides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias que causam as doenças), componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis) e adjuvantes, como o alumínio. Para detalhes sobre os excipientes, consulte a bula.

Vale destacar que a quantidade de toxoide diftérico e de componentes pertussis é menor que na vacina infantil (DTPa).

Contraindicações

– Pessoas que tenham quadro de alergia à imunoglobulina humana ou a qualquer um dos componentes do medicamento; 
– Pessoas que tenham algum transtorno de coagulação ou uma grave queda no número de plaquetas.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Beep, com atendimento domiciliar, nas clínicas privadas de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde.*

Possíveis reações

As reações mais comuns incluem: Irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre (maior ou igual a 37,5ºC), dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, diarreia e náuseas. Reações alérgicas graves, como anafilaxia e inchaço extenso, são raras e necessitam de cuidados imediatos tanto no centro de saúde mais próximo quanto da notificação ao serviço responsável pela vacinação.


*A Beep disponibiliza a vacina para todas as pessoas indicadas para a vacinação pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

As Unidades Básicas de Saúde disponibilizam para gestantes a partir da 20ª semana de gestação e profissionais da saúde que trabalham em maternidades e serviços de atendimento aos recém-nascidos.

** A Tríplice Bacteriana do tipo adulto (dTpa e dTpw) é indicada para o reforço em crianças a partir dos 4 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos como rotina.

Gestantes também devem receber a vacina a partir da 20ª semana de gestação.

Seguindo a Estratégia Cocoon, todas as pessoas que tiverem maior convívio com bebês menores de 2 anos, especialmente bebês com menos de 1 ano, devem se vacinar, incluindo familiares mais próximos, babás, cuidadores e profissionais de saúde.