Você já ouviu falar no Médico da Família e Comunidade? Amanhã, dia 5 de dezembro, é celebrado o dia deste importante profissional da saúde. Ter um médico que possa nos acompanhar durante toda a vida é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios de ter um médico de família.

Porém, esse conceito ainda não é totalmente difundido no Brasil e, por isso, muita gente ainda tem dúvidas sobre atenção primária à saúde. Destacamos alguns mitos e verdades sobre o tema para que você esclareça as suas dúvidas.

Vamos conhecer esses mitos?

Médico de Família pode lidar com quase todos os problemas de saúde dos pacientes?

Verdade! Capacitados para atender pacientes nos diferentes ciclos de vida, os médicos de família podem lidar com até 90% dos problemas de saúde. Eles acompanham desde o desenvolvimento da criança às prevenções ginecológicas e urológicas e, caso haja necessidade, encaminham o paciente para um especialista.

O modelo de saúde de Médicos de Família não existe no Brasil?

Mito! A estratégia tradicional de atenção primária à saúde, ou seja, com atendimentos de médico de família, faz muito sucesso em alguns sistemas estrangeiros e tem começado a ganhar espaço no Brasil, não só para evitar gastos desnecessários, mas também para oferecer uma assistência mais centrada no paciente.

As consultas com um Médico de Família são diferenciadas?

Verdade! Geralmente, estas consultas são realizadas com mais calma, possibilitando uma conversa mais profunda entre médico e paciente, indo a fundo no seu histórico, estilo de vida atual, criando, inclusive, uma relação de maior segurança. Esta consulta vai além de tratar uma doença, mas promover a saúde, eliminando alguns hábitos prejudiciais que o paciente possa ter adquirido ao longo da vida.

O Médico de Família ajuda a promover a saúde?

Verdade! Como mencionamos acima, o objetivo dessa especialidade é conhecer e acompanhar os pacientes por toda a vida, dentro do seu contexto e das suas peculiaridades. Portanto, o médico não foca somente na doença, mas no cuidado geral, analisando o contexto familiar bem como o local onde vive, e assim ajudando a prevenir as doenças e promovendo a saúde.

Se você curtiu este conteúdo, compartilhe com amigos e familiares. Afinal, queremos cuidar da saúde daqueles que amamos.


A Beep te ajuda a manter a saúde em dia.