Cuidar de quem amamos é muito bom. A gente se sente útil, importante, capaz e feliz. Só que existe um erro muito grave e que muitas pessoas cometem: pensam no outro e esquecem de si. Por isso, acabam não praticando o autocuidado. Sobra, então, a reflexão: como trazer o bem-estar para o outro se você mesmo não está bem? 
Quer saber como começar a olhar para si e cuidar do seu bem-estar? Leia o nosso post completo! 
Mulher sentada na sala de estar fazendo o autocuidado com a pele.
 

Autocuidado vai muito além de skincare


É muito comum ainda encontrar pessoas que acreditam que o autocuidado (o ato de cuidar de si) é limitado à pele. Na verdade, essa é uma visão bem equivocada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica essa prática como algo de extrema importância para a manutenção tanto da saúde física quanto mental
Veja como é a definição de autocuidado pela OMS
“A capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover e manter a saúde, prevenir doenças e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde”.
Agora, que você já tem uma ideia do que é o autocuidado, que tal testar como está o seu investimento em si mesmo(a). Faça o quiz e descubra! 
     

10 dicas práticas que vão ajudar no seu autocuidado


Existem muitas dicas de autocuidado, mas neste post vamos listar 10 que podem contribuir para a melhora tanto da sua saúde mental quanto física. Confira! 

1 – Alimente-se de forma saudável


A gente sabe que é muito difícil resistir à tentação de comer em fast food, beber refrigerante e ingerir outras guloseimas. Agora, pelo bem da sua saúde, é preciso evitar os alimentos ricos em açúcar, gordura, caloria e sal. Troque tudo isso por uma dieta balanceada que inclua frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

2 – Cuide da sua saúde bucal 


É sempre bom lembrar que o cuidado bucal evita a presença de doenças e de mau hálito. Por esse motivo, é muito importante que essa higiene seja feita corretamente, ou seja, é necessário escovar os dentes depois de cada refeição e usar o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia. Outra recomendação é ir ao dentista com regularidade. 

3 – Faça skincare (cuidados com a pele)


Você pode começar com produtos mais básicos, como filtro solar e hidratante. Aproveite esse momento para ouvir a sua música preferida e relaxar. E, claro, se puder, consulte um(a) dermatologista para ajudar a cuidar bem da sua pele.

4 – Invista em meditação


Essa prática ajuda muito as pessoas a trazerem a sua mente para o tempo presente e clarear os pensamentos. Sem contar que a meditação também alivia os sintomas da ansiedade. Se você quiser começar, existem diversos aplicativos gratuitos e pagos focados nessa atividade. 

5 – Hidrate-se


A recomendação de profissionais da área da saúde é que um adulto beba entre 2 a 4 litros de água diariamente. Esse autocuidado básico traz diversos benefícios para o corpo, porque mantém a temperatura corporal regulada, a pressão arterial controlada e os rins funcionando. Além disso, claro, essa atividade previne doenças renais. 

6 – Mantenha a vacinação em dia


É sempre bom reforçar que uma das melhores formas de cuidar da saúde física e prevenir doenças é tomar vacinas. Se você quiser uma ajuda para saber se está tudo em dia, o nosso conselho é usar o serviço gratuito de Avaliação Online da Caderneta aqui da Beep. A avaliação é feita pelo nosso time de Enfermagem e, depois, você recebe o resultado por e-mail.  

7 – Não deixe de lado a psicoterapia


Outra maneira de cuidar de si mesmo(a) é investir em terapia. Falar com psicólogos e psicanalistas pode te ajudar a lidar com as próprias emoções e no seu processo de autoconhecimento. Esse tipo de atividade possibilita que você traga um novo significado para os medos, as culpas ou até mesmo eventos traumáticos. Resumindo: a terapia pode melhorar a saúde mental de qualquer indivíduo. 

8 – Pratique exercícios físicos


Você sabia que fazer exercícios também pode ajudar a manter a saúde mental? Isso acontece porque a atividade física diminui a ansiedade e a depressão. Optar por aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca, intensifica a liberação de endorfinas: os hormônios do bem-estar. 

9 – Tenha uma boa noite de sono


Essa é uma parte importante do bem-estar e do autocuidado. Se a pessoa dorme pouco ou mal, o risco de surgimento de  doenças cardiovasculares e metabólicas costuma aumentar.   Um sono de qualidade ajuda o cérebro a funcionar bem, o sistema imunológico fica mais fortalecido e há também a prevenção de doenças.

10 – Vá ao médico e faça exames com regularidade


Ir ao médico(a) de forma preventiva e fazer exames é uma excelente maneira de cuidar do próprio bem-estar e de prevenir doenças. 

Para cuidar da saúde física, chama a Beep! 


A Beep te ajuda a cuidar da sua saúde física. Aqui, você pode fazer exames de sangue, urina, fezes, além de tomar vacinas particulares no conforto da sua casa. Baixe o nosso aplicativo e agende uma visita agora mesmo. ?