Toda mãe sabe ou já escutou alguém falar sobre a importância do calendário de vacina para imunizar os filhos contra diversas doenças. Agora a dúvida que fica é: quais injeções são indicadas para cada faixa etária? Neste post, vamos trazer os principais pontos do calendário para ajudar a deixar as imunizações dos seus filhos sempre em dia! 

Bebê sentado de lado com uma enfermeira segurando o braço com uma injeção na mão para completar o calendário de vacina da criança.


O que é calendário de vacina?


O calendário de vacina é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é considerado um dos mais completos do mundo. 
Ele é composto por 19 vacinas que são recomendadas para crianças, adolescentes, gestantes, adultos, idosos e também para os povos indígenas.
Todas as vacinas listadas no calendário de vacinação do PNI são distribuídas gratuitamente nos postos de vacinação do SUS e elas cobrem boa parte das doenças que são preveníveis por esses imunizantes. 
Mas apesar das vacinas oferecidas pelo SUS serem seguras, de ótima qualidade e garantirem a proteção contra as doenças, elas são diferentes das oferecidas pela rede particular de saúde.
Saiba a diferença entre as vacinas oferecidas pela rede pública e rede privada no vídeo da Beep com a Pediatra e Infectologista Cristiana Meirelles. Assista a parte 1 completa! 

Quais vacinas mudaram no calendário do PNI de 2019 para 2020?


Ocorreram duas mudanças principais no calendário de vacina de 2020. São elas:

1. Meningite: 


O Ministério da Saúde incluiu a vacina Meningocócica ACWY conjugada (considerada mais ampla, porque previne os 4 tipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y) para substituir o reforço da meningocócica C para jovens de 11 e 12 anos.

2. Febre Amarela:


Agora é preciso aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Febre Amarela quando a criança completar 4 anos.


Por que é importante ficar de olho no calendário?


O principal motivo é o cuidado com a saúde dos seus filhos, mas vai muito além disso! Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o artigo 14 – parágrafo 1 torna obrigatória a vacinação das crianças em casos recomendados pelas autoridades responsáveis. 
Os pais que não levarem os filhos para vacinar, ou seja, quem descumprir o calendário pode receber sanções como: 
  • Participar de programas sociais obrigatórios;
  • Levar multa de 3 a 20 salários mínimos;
  • Perder a guarda da criança.

Quais são as vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação?


Para te ajudar a ficar por dentro do calendário de vacina do PNI, separamos quais são os imunizantes indicados para cada faixa etária. Lembrando que todos os imunizantes listados abaixo são obrigatórios. Confira! 

Quais são as vacinas para crianças de 0 a 1 mês?


É preciso aplicar as vacinas BCG e Hepatite B.

Quais vacinas aplicar em crianças de 2 meses?


É necessário aplicar as vacinas Pentavalente e a Poliomielite 1, 2 e 3 inativadas. Outra opção é os pais dos bebês aplicarem só a Hexavalente que une esses dois imunizantes, mas vale informar que ela só está disponível na rede particular de saúde.   
Outra vacina indicada para essa faixa etária é a Pneumocócica 10 Valente conjugada, disponível pelo SUS. Caso prefiram, os pais podem aplicar a  Pneumocócica 13-Valente que oferece uma cobertura maior e está disponível apenas na rede privada. 
O último imunizante necessário para aplicar em bebês de 2 meses é a vacina contra o Rotavírus.  

Quais são as vacinas para bebês de 3 meses?


A recomendação é aplicar a dose da vacina Meningocócica C ou Meningocócica ACWY (que possui uma cobertura vacinal maior, porque imuniza contra os sorogrupos A, C, W e Y). 
Apesar de não estar listada no Calendário Vacinal do PNI, os pais podem aplicar a 1ª dose da Vacina Meningocócica B, disponível na rede particular de saúde. 

Quais vacinas aplicar em crianças de 4 meses?


É preciso aplicar a 2ª dose das vacinas: Pentavalente, Poliomielite (ou a 2ª dose da Hexavalente), Pneumocócica 10 (ou Pneumocócica 13) e Rotavírus

Quais são as vacinas para bebês de 5 meses?


Bebês de 5 meses devem ser imunizados com a 2ª dose da vacina Meningocócica C (conjugada) ou ACWY.

Quais são as vacinas para crianças de 6 meses?


Crianças de 6 meses devem ser imunizadas com a 3ª dose da Pentavalente e Poliomielite 1, 2 e 3 (ou Hexavalente). Nessa faixa etária, os pais também devem aplicar 1 ou 2 doses da vacina Influenza (contra a gripe).

Quais vacinas dar em crianças de 9 meses? 


É preciso aplicar uma dose da vacina contra a Febre Amarela

Quais vacinas aplicar em crianças de 1 ano?


Em crianças de 1 ano é preciso aplicar o reforço da Vacina Pneumocócica 10 (ou 13) e Meningocócica e a 1ª dose da Tríplice viral

Quais vacinas aplicar em crianças de 1 ano e 3 meses (15 meses)?


É preciso aplicar o 1º reforço da vacina DTP e Poliomielite 1 e 3 (atenuada) por via oral (VOP) e uma dose da Hepatite A  e Tetra Viral

Quais são as vacinas para crianças de 4 anos?


Para crianças de 4 anos, o 2º reforço da vacina DTP, Febre Amarela e Poliomielite 1 e 3 (atenuada), por via oral (VOP). Uma dose da Vacina Varicela atenuada.
Banner com a seguinte frase: Avaliação gratuita. A caderneta de vacinação do seu filho(a) está em dia? No botão laranja está escrito: Quero verificar.

Quais são as vacinas para adolescentes de 9 a 19 anos?


  Menina morena de máscara de lado mostrando o curativo colocado após a aplicação do imunizante para completar o seu calendário de vacina
Existe um imunizante que só pode ser aplicado durante a adolescência, como é o caso da vacina contra o HPV. Indicado para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, ela protege contra o papiloma, vírus causador de verrugas genitais e câncer. O indicado, para ambos os sexos, é tomar 2 doses com 6 meses de intervalo entre elas. 
Outra possibilidade para essa faixa etária é colocar as vacinas que possam estar atrasadas ou que precisam de reforço em dia. Veja as indicações para adolescentes entre 10 e 19 anos:

Quer saber mais informações sobre imunização para essa faixa etária? Leia o nosso post sobre vacinas para adolescentes. Ah, e para você encontrar uma maneira ainda mais fácil de acompanhar todos os imunizantes necessários para os seus filhos, baixe o nosso calendário!

Onde aplicar?


As mães e pais que desejam vacinar os seus filhos podem imunizá-los na rede pública (postos de saúde) ou particular. 
Aqui na Beep, por exemplo, você pode agendar vacinas para aplicar nos seus filhos no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem taxa domiciliar. Baixe agora o nosso app e marque uma visita! 

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Se você já precisou acompanhar o calendário de vacina do seu filho, compartilhe sua experiência com a gente! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.

Fontes: 


Governo Federal | Ministério da Saúde | Sbim