Quem não está familiarizado com o mundo das vacinas pode estranhar a palavra “meningocócica”. Para facilitar a pronúncia, muita gente a chama de vacina meningite ACWY. Contudo, o termo correto é vacina meningocócica ACWY
Leia o nosso post e entenda para que serve esse imunizante, quantas doses são necessárias e outras informações! 

Bebê olhando para a seringa da vacina meningocócica ACWY.


Menu



Você sabe o que é a Vacina Meningocócica ACWY? 


A vacina meningocócica ACWY, que é popularmente chamada de vacina meningite ACWY, é um imunizante inativado. Ela faz a proteção contra doenças causadas por 4 sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W-135 e Y. 
A Neisseria, além da meningite, pode causar um quadro ainda mais letal quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — uma infecção generalizada.

O que é vacina inativada? 


Quando a vacina é inativada significa que ela usa, na sua composição, o agente causador da doença (que pode ser vírus ou bactéria, por exemplo) em uma das três formas: alterado, morto ou em partículas. 
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vacina inativada não causa a doença. O que esse tipo de imunizante faz é enganar o nosso sistema imunológico para ele achar que está atacando um “inimigo real”, quando, na verdade, não está. 

O que é meningite? 


É uma inflamação das membranas que fazem o revestimento da medula espinhal e do encéfalo — que é composto pelo bulbo, cérebro e cerebelo. A meningite pode ser causada por diferentes tipos de agentes infecciosos: bactérias, helmintos, fungos, protozoários e vírus. 
As formas de transmissão da doença variam. A meningite meningocócica, por exemplo, pode ser adquirida pelo contato com as secreções expelidas durante a fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada com o agente causador da doença. 
É importante informar também que os sintomas e os tipos de diagnóstico podem ser diferentes, dependendo da característica da doença. 

Quem pode tomar a Vacina Meningocócica ACWY? 


 A vacina meningocócica ACWY é indicada para crianças e adolescentes. Quem é adulto ou idoso também pode tomar a dose desse imunizante, de acordo com a situação epidemiológica. Fica a critério médico a sua indicação.

Como a Vacina Meningocócica ACWY deve ser aplicada? 


A técnica de injeção utilizada para aplicar a vacina meningocócica ACWY é a intramuscular. 
Ilustração com a técnica de injeção da vacina meningocócica ACWY. Ela mostra a vacina sendo aplicada em um ângulo de 90º, ultrapassando a epiderme, veia, derme, tecido subcutâneo e chegando ao músculo.

Quem não deve tomar a Vacina Meningocócica ACWY? 


Não deve tomar a vacina meningocócica ACWY quem teve anafilaxia (reação alérgica grave que pode levar à morte) após usar algum dos componentes desse imunizante ou depois de aplicar uma dose. 
Imagem mostra a ilustração de uma menina levantando o braço esquerdo e com um adesivo da Beep no local onde seria a picada da agulha. Ao lado esquerdo, há o seguinte texto: "Componentes da Vacina Meningocócica ACWY A composição da Vacina Meningocócica ACWY apresenta antígeno formado por componentes das cápsulas das bactérias (oligossacarídeos) dos sorogrupos A, C, W e Y conjugados a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser toxoide tetânico, toxoide diftérico ou mutante atóxico da toxina diftérica, o CRM-197. A vacina pode levar também sacarose, trometamol, fosfato de potássio di-hidrogenado, cloreto de sódio, fosfato de sódio di-hidrogenado monoidratado, fosfato dissódico hidrogenado di-hidratado e água para injeção."

Qual é a recomendação de doses da Vacina Meningocócica ACWY?


Veja qual é o esquema de doses da vacina meningocócica ACWY. As informações da tabela abaixo foram retiradas da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), mas a indicação de doses pode mudar de acordo com o fabricante da vacina. Confira:
Faixa etária  Esquema de doses da Vacina Meningocócica ACWY
Crianças  A recomendação é aplicar a 1ª dose aos 3 meses e a 2ª aos 5 meses de vida da criança.  Depois, devem ser aplicadas 3 doses de reforço: a 1ª quando a criança tem entre 12 e 15 meses; a 2ª dose entre 5 e 6 anos; a 3ª aos 11 anos.
Adolescentes Deve-se aplicar 2 doses em adolescentes que nunca tomaram essa vacina. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deve ser de 5 anos.
Adultos O indicado é que eles tomem apenas uma dose desse imunizante, dependendo da situação de saúde deles ou do risco epidemiológico.  

Existe alguma possibilidade da pessoa que tomou a Vacina Meningocócica ACWY ter reações? 


A vacina meningocócica ACWY pode causar algumas reações, como: 
Imagem em formato de tabela que traz os principais tipos de reações da vacina meningocócica ACWY. Veja quais são: Tipos de reações Sintomas Muito comuns: Perda de apetite, irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre, inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da injeção e cansaço. Comuns: Sintomas gastrointestinais (incluindo diarreia, vômito e náusea) e hematoma no local da injeção. Incomuns: Insônia, choro, sensibilidade diminuída na região da picada, vertigem, coceira, dor muscular, dor nas mãos e pés, mal-estar e reação no local da injeção. Raras: Inchaço extenso no membro em que a vacina foi aplicada, geralmente acompanhado de vermelhidão, algumas vezes envolvendo articulação próxima ou inchaço de todo membro.

Quais vacinas contra a meningite existem?


Algumas vacinas contra a meningite são: Meningocócica ACWY, Meningocócica B e Meningocócica C, Vacina BCG, Pneumocócica 10 (VPC 10), Pneumocócica 13 (VPC13), Pneumocócica 23 (VPP23), Pentavalente e Hexavalente


Onde ela pode ser encontrada?


A vacina meningocócica ACWY pode ser encontrada na rede particular e pública de saúde. Pelo SUS, o imunizante está disponível apenas para adolescentes com idade entre 11 e 12 anos.

Qual é a diferença entre a vacina meningite C e ACWY?


Uma das principais diferenças entre elas é que a vacina meningocócica C protege apenas contra as doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo C, como a meningite e a meningococcemia. Já a meningocócica ACWY tem uma cobertura vacinal maior e previne o indivíduo da ação de 4 sorogrupos do meningococo: A, C, W-135 e Y. 

Por que ficar esperando na fila se você pode aplicar a Vacina Meningocócica ACWY no conforto de casa? 


Baixe o nosso app e agende para aplicar a vacina meningocócica ACWY na sua residência e se proteger contra a meningite. Você pode escolher um horário de domingo a domingo, inclusive nos feriados. E sabe o que é melhor? Não cobramos nenhuma taxa domiciliar. Marque um horário agora mesmo!