Neste artigo, você entenderá mais sobre a meningite meningocócica: quais são os sintomas, como ela é transmitida, qual é o melhor tratamento, como se prevenir e muito mais. Confira abaixo!

as mãos de um médico segurando um tablet, onde ele visualiza a imagem de um cérebro atingido por meningite


O que é a Meningite Meningocócica?


A meningite é conhecida como uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). A meningite meningocócica, também conhecida como doença meningocócica, é causada pela bactéria neisseria meningitidis, podendo atingir qualquer pessoa de qualquer idade.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, a meningocócica é a meningite bacteriana mais frequente no Brasil, além de ser a forma mais grave da doença, levando ao óbito de 20% a 30%, aproximadamente, das pessoas contaminadas. Geralmente, entre 10% e 20% dos que resistem à doença ficam com alguma sequela, como perda de audição, alterações neurológicas, entre outras.


Quais são os sintomas da meningite meningocócica?


Alguns dos sintomas e sinais da meningite meningocócica são:
  • Fraqueza;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Vômito.

Esses sintomas da meningite meningocócica podem ser confundidos com os de outras doenças, como a gripe, o que acaba dificultando o diagnóstico. Entretanto, a rigidez no pescoço e na nuca e petéquias (manchas marrom-arroxeadas na pele) são sinais que ajudam a identificar um quadro de meningite meningocócica.

Como é a transmissão da meningite meningocócica?


A transmissão da meningite meningocócica acontece de pessoa para pessoa por meio de gotículas e de secreções expelidas pelo nariz e pela boca, ou seja, ao falar, tossir ou espirrar. As pessoas mais contaminadas normalmente são adolescentes e jovens adultos.
Alguns cuidados podem e devem ser tomados para evitar a transmissão e a contaminação, como:
  • Evitar contato ou proximidade com pessoas contaminadas e aglomerações;
  • Não compartilhar itens pessoais, como: talher, copo etc.;
  • Estar em ambiente bem ventilado.

Como é o tratamento da meningite meningocócica?


Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da meningite meningocócica é feito com antibióticos e deve ser administrado em ambiente hospitalar. É necessário que seja iniciado o mais rápido possível para evitar a contaminação de outras pessoas ao redor.
Por ser uma doença letal e que se desenvolve rapidamente, é muito importante buscar um atendimento médico e tratamento com urgência. Lembrando que a melhor maneira de se prevenir contra a meningite meningocócica é por meio da vacinação.

Como é feito o diagnóstico da meningite meningocócica?


Após a análise dos sintomas, queixas e histórico clínico do paciente, o médico solicita amostras de sangue e do líquido cerebroespinhal, conhecido como liquor. Depois da  testagem dessas amostras, é possível identificar o agente causador da meningite, o que é de grande importância para o médico saber como tratar exatamente a infecção.

Prevenção contra a meningite meningocócica


Segundo a SBIm, a vacinação contra a meningite meningocócica é a maneira mais eficaz de se prevenir contra essa doença. Veja abaixo mais informações sobre as vacinas meningocócica ACWY e meningocócica B.

Vacina Meningocócica ACWY


A vacina meningocócica ACWY previne contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
  • Essa vacina é feita pelo antígeno formado pelos componentes das bactérias dos sorogrupos (classificação das bactérias) A, C, W e Y. A sua aplicação é realizada por via intramuscular;
  • É recomendada para crianças e adolescentes. No caso de adultos e idosos, a aplicação da vacina deve seguir a situação epidemiológica do momento, ficando a critério da indicação do seu médico;
  • A vacina meningocócica ACWY é contraindicada para pessoas que já tiveram quadro de anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou depois de receber a dose anterior;
  • É recomendado que as crianças tomem a primeira dose aos 3 meses e a segunda entre 3 e 5 meses. Elas devem receber doses de reforço aos 12 meses, 5 anos e 11 anos. Adolescentes que não tenham recebido a vacinação na infância devem tomar duas doses com intervalo de 5 anos. No caso de adultos, a vacinação ocorre em dose única.

Veja aqui mais informações sobre a vacina meningocócica ACWY


Vacina Meningocócica B


A vacina meningocócica B, também conhecida como vacina meningite B, previne contra infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo tipo B.
  • Essa vacina é feita por proteínas do meningococo B. A sua aplicação é realizada por via intramuscular;
  • É recomendada para crianças, adolescentes e adultos com até 50 anos;
  • A vacina meningocócica B é contraindicada para pessoas que já tiveram quadro de anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou depois de receber a dose anterior;
  • São recomendadas 2 doses para crianças. A primeira aos 3 e a segunda aos 5 meses de vida. A SBP e SBIm recomendam também 1 dose de reforço entre 12 e 15 meses. Adolescentes e adultos devem receber 2 doses com intervalo de dois meses entre elas.

Veja aqui mais informações sobre a vacina meningocócica B


Aqui na Beep, você encontra o Pacote Meningites, que tem as duas vacinas meningocócicas. Ele foi pensado especialmente para que bebês a partir dos 2 meses recebam uma proteção completa.

Onde aplicar as vacinas?


A vacina contra a meningite meningocócica está disponível aqui na Beep. E o melhor: você não precisa sair de casa para receber as doses. A nossa equipe vai até você, de domingo a domingo.

A meningite meningocócica tem cura?


Não é possível afirmar que a meningite meningocócica tem cura por se tratar de uma doença grave em que a bactéria se espalha rapidamente pelo organismo. Se o tratamento começar o mais breve possível, haverá mais chances de cura.

Diferença entre meningite meningocócica e meningite viral


A meningite viral costuma ser diagnosticada por um quadro mais estável, benigno e não costuma ser tão grave. Enquanto a meningite meningocócica, por ser bacteriana, tende a  ser mais grave e possuir maior incidência de óbitos.

Veja aqui mais informações sobre a meningite viral


Existem outros tipos de meningite, como:

Outros tipos de Meningite

Descrição 

Meningite Fúngica

Causada pelos fungos do tipo Cryptococcuse Coccidioides, se propaga por meio do sangue, indo para as meninges. Pode se transformar em um quadro crônico, causando complicações sérias, como a hidrocefalia. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, torcicolo, náusea, vômito e confusão mental. O tratamento é iniciado após a confirmação do fungo responsável pela infecção feito com uso de fungicidas recomendados pelo médico;

Meningite Parasitária

Causada por parasitas, neste caso, a transmissão não acontece de pessoa para pessoa e, em geral, infecta animais. As pessoas são infectadas por meio da ingestão de alimentos contaminados pelo parasita. Os principais sintomas são: dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômito, fotofobia e confusão mental. O tratamento é feito com medicamentos para aliviar os sintomas e devem ser administrados diretamente no hospital.


Acompanhamento médico


Agora que você já sabe o que é a meningite meningocócica, lembre-se de que é muito importante o acompanhamento com um médico de confiança para dar início ao tratamento e verificar a evolução e a melhora do quadro.

Para cuidar da sua saúde física no conforto de casa, chame a Beep!


A Beep te ajuda a cuidar da sua saúde física. Aqui, você pode fazer exames de sangue, urina, fezes e contra a Covid-19, além de tomar vacinas particulares (como a Vacina Meningocócica ACWY e B) no conforto da sua casa. O nosso atendimento é de domingo a domingo (incluindo feriados). Baixe o nosso aplicativo e agende uma visita agora mesmo. ?