Sempre que o nariz começa a escorrer e a garganta a arranhar, a dúvida que surge é: isso é Covid-19, gripe ou resfriado? Neste post, vamos falar sobre os 10 sintomas da gripe causada pelo vírus Influenza. Saiba mais! 

Homem coloca a mão na testa de uma menina gripada para medir a temperatura dela, um dos sintomas da gripe


1. Cansaço e fraqueza 


Esses dois sintomas da gripe aparecem no começo da doença e podem afetar pessoas de todas as faixas etárias, porém são mais frequentes em crianças com febre alta. Já o cansaço nem sempre acaba quando a pessoa se cura da gripe. Em alguns casos, ele pode persistir até 3 semanas depois. 
Sobre a insistência desses dois sinais, é preciso ter atenção. Quando o cansaço intenso vem acompanhado de inchaço nos membros inferiores (pernas) e falta de ar, pode ser sinal de uma complicação rara da gripe, que é chamada de miocardite. Essa doença nada mais é do que uma inflamação nos músculos do coração. Nesse caso, a orientação é ir ao médico para ele fazer o diagnóstico e passar o tratamento adequado. 

2. Coriza 


Sabe a sensação de ter o nariz escorrendo? Tanto a coriza quanto o nariz entupido são sintomas da gripe muito comuns em quem está com rinite ou resfriado. Assim como o cansaço e a fraqueza, eles ocorrem com frequência em crianças e podem causar complicações, principalmente em quem está nessa faixa etária. Conheça algumas delas:
  • Sinusite: inflamação que ocorre dentro das cavidades repletas de ar, que estão localizadas no interior dos ossos da face e do crânio (chamadas de seios paranasais, nasais ou da face);
  • Otite média: infecção e acúmulo de líquido que ocorre na orelha média (popularmente conhecida como ouvido médio), localizada atrás do tímpano.

3. Diarreia e vômito


Esses dois sintomas da gripe – e também a dor no abdômen – quase não aparecem nos adultos e a ocorrência deles no público infantil é baixa durante o quadro de gripe. Aproximadamente 10% dos menores de 13 anos apresentam esses sinais. A principal preocupação em relação à complicação da diarreia e do vômito é a desidratação.

4. Dor de cabeça


É um sinal que aparece com maior frequência em adultos durante a gripe. A pessoa pode apresentar dor ao redor dos olhos, na nuca ou em toda a cabeça. É possível que ela fique mais forte quando há a presença de febre alta ou de sinusite.

5. Dor de garganta


A dor de garganta é um dos sintomas mais incômodos da gripe. Você não consegue engolir a comida e nem mesmo a saliva sem sentir dificuldade. Geralmente, essa inflamação aparece logo no começo da doença, deixa a garganta bem avermelhada e sem pus nas amígdalas. 


6. Dor nos músculos


Esse sintoma da gripe é mais comum nos adultos do que nas crianças. Quando ele ocorre, costuma afetar com mais intensidade a musculatura dos braços, das pernas e da região lombar. A pessoa também pode apresentar dor nas articulações.

7. Espirros


É um sinal bem comum de aparecer em várias doenças, como: gripe, resfriado e rinite. 

8. Falta de apetite


Logo no começo da doença, geralmente nos primeiros dois dias, é comum que a pessoa gripada perca o apetite. Isso é muito frequente quando há presença de febre com temperatura elevada. 

9. Febre 


A febre causada pela gripe (Influenza) começa de forma repentina, pode durar entre 2 e 5 dias, chegar a uma temperatura entre 38º e 41 ºC e vir acompanhada de calafrio e de suor. É um sintoma muito comum em crianças, mas nem tanto nos idosos. Pessoas que fazem parte da terceira idade apresentam febre com temperatura baixa ou não têm esse sinal.
Quando a febre está alta, é comum que todos os outros sintomas da gripe se tornem mais intensos. 

Como tratar a febre em crianças?


Esse é o tema do vídeo da Dra. Cristiana Meirelles (Infectologista Pediátrica e Coordenadora Médica da Beep). Dê o play no vídeo para assistir! 

10. Tosse


Para fechar os sintomas da gripe listados neste post, temos a tosse. Ela aparece na maioria das pessoas que estão com gripe e é diferente da tosse alérgica. No começo, pode ser seca e, depois, com catarro (chamada de tosse produtiva ou com expectoração). Diferentemente da dor de garganta, nem sempre ela surge no começo da doença e é um dos sintomas que mais demoram para desaparecer. 
Quando a tosse com catarro na cor verde ou amarela vem acompanhada de dor no peito, febre alta e falta de ar, é necessário ir ao médico verificar se há a presença da pneumonia, uma complicação da gripe.

Como tratar os sintomas da gripe? 


Repouso, hidratação e tomar analgésicos e antitérmicos são algumas formas de aliviar os sintomas da gripe. Também pode ser recomendado o uso de antivirais. Médicos podem prescrever a utilização de antibióticos no caso de infecções bacterianas causadas pelas complicações por Influenza

Prevenir a gripe é o melhor remédio! 


Uma das formas de prevenir essa doença é participar da campanha de vacinação que ocorre todo ano. Em 2022, a vacina contra a gripe vai incluir a proteção contra a cepa Darwin.

Quer tomar a vacina contra a gripe sem sair de casa? Chame a Beep!


Esqueça as filas! Com a gente, você pode tomar a vacina contra gripe no conforto da sua casa. Atendemos de domingo a domingo (inclusive feriados) e sem cobrar taxa domiciliar. Agende uma visita! 🙂 #FazUmBeep