Apesar de ser um assunto bem comum e conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a gripe. Em épocas de campanha de vacinação da gripe, por exemplo, quando diversos lugares começam a falar sobre a vacina da gripe e sua importância, esses questionamentos ressurgem.

Veja abaixo algumas perguntas sobre a gripe que separamos para você. Confira!


uma mulher sentada no sofá assoando nariz e segurando uma caneca, onde aparenta estar com gripe - perguntas sobre a gripe

1. O que é gripe?


A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza e seus principais sintomas são: febre, tosse, coriza, mal-estar, falta de apetite, calafrios, entre outros. É uma das viroses mais comuns no mundo e ela é mais frequente no outono e no inverno. A transmissão da gripe acontece, principalmente, por meio da fala, tosse e espirros, de pessoa para pessoa, e a melhor forma de prevenção é com a vacinação.

2. O que é bom para gripe?


A melhor maneira de tratar a gripe é tomar analgésicos e antitérmicos, fazer repouso e ingerir bastante líquido.

3. Como diferenciar a gripe da covid?


Os sintomas de ambas as doenças são bem parecidos. Uma característica que pode ajudar a diferenciar é que, no caso da Covid, os sintomas costumam ser mais lentos do que os da gripe. Para ter certeza, é recomendado fazer um teste para identificar qual é a doença.

4. Quem pode tomar a vacina da gripe?


A vacina da gripe é indicada para todos a partir dos 6 meses. Para crianças de 6 meses até 8 anos, 11 meses e 29 dias, recomendam-se duas doses na primeira vez que forem se vacinar, respeitando um espaço de 1 mês entre elas. Crianças a partir dos 9 anos, adolescentes, adultos e idosos devem se vacinar uma vez ao ano.

5. Quanto tempo dura uma gripe?


A gripe pode durar em torno de 7 dias, aproximadamente. Caso permaneça por mais tempo e os sintomas se agravem, é necessário procurar ajuda médica para uma melhor investigação.

6. Onde tomar a vacina da gripe?


A vacina da gripe pode ser encontrada em redes públicas e privadas. Aqui na Beep, você pode tomar a vacina contra gripe no conforto da sua casa. Atendemos de domingo a domingo (inclusive feriados) e a melhor parte é que não cobramos nenhuma taxa domiciliar. Baixe o app agora mesmo e agende uma visita!

7. A vacina da gripe dá reação?


Sim! Existem diversos tipos de reações da vacina da gripe, desde as mais raras até as mais comuns, como: dor e inchaço na região da injeção, cansaço, sonolência, tontura, aumento ou surgimento de gânglios, entre outras.

8. Quanto tempo a vacina da gripe demora para fazer efeito?


A vacina da gripe pode levar em torno de 2 a 3 semanas para fazer efeito, aproximadamente.

9. Por que é preciso tomar a vacina contra gripe todo ano?


Com certeza essa é umas das perguntas sobre gripe que as pessoas mais têm dúvidas. É importante tomar a vacina da gripe anualmente, pois os anticorpos criados por ela tendem a diminuir com o passar do tempo. Além disso, as cepas são sempre atualizadas de acordo com a circulação do vírus da gripe.

10. Qual a diferença entre gripe e resfriado?


Sim, apesar da forma de transmissão ser a mesma para ambas as doenças, ou seja, por meio da fala, tosse e espirro, existe diferença entre gripe e resfriado, como:
  • O vírus da gripe é o Influenza, enquanto o do resfriado pode ser Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza e outros;
  • A gripe pode durar aproximadamente 7 dias. Já o resfriado costuma melhorar em até 4 dias;
  • Congestão nasal, coriza e tosse são alguns dos sintomas do resfriado. Enquanto isso, calafrios, dores musculares e perda de apetite são os sintomas da gripe. Em ambas, pode-se manifestar febre;
  • Dificilmente o resfriado pode evoluir para algo mais grave, já a gripe pode ter como maior complicação a pneumonia.


Importante:


Você pode fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar! Faça tudo no conforto da sua casa, de domingo a domingo, sem pagar taxa domiciliar!
Ah, aproveite para nos seguir nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Agora que você já sabe as respostas de algumas perguntas sobre a gripe, compartilhe com a gente sua experiência com essa doença. Assim, você vai poder ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.