Você sabia que a meningite pneumocócica é causada pela mesma bactéria da pneumonia? Neste post, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre essa doença grave que atingiu 4.471 pessoas entre 2017 e 2022. Os dados são do relatório “Situação Epidemiológica das Meningites no Brasil”, divulgado pelo Ministério da Saúde em outubro de 2022. Leia o texto completo para saber mais! 

Mulher com meningite pneumocócica sentindo rigidez no pescoço.


 

O que é meningite pneumocócica?


A meningite pneumocócica é um tipo de meningite bacteriana causada pelo Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Essa doença ocorre quando a bactéria gera uma inflamação nas meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal, e o cérebro. Ela é grave e tem uma taxa de mortalidade maior do que a meningite meningocócica. 
No Instagram da Beep, a nossa Gerente Médica, a Dra. Cristiana Meirelles, fez um vídeo falando sobre essa doença. Aperte o play para conferir!

Você sabia que o pneumococo também causa outras doenças?


Uma curiosidade importante de trazer aqui é que o pneumococo também é um dos agentes responsáveis por causar pneumonia, sepse do pneumococo (infecção generalizada), entre outras doenças.

Como ocorre a transmissão da meningite pneumocócica?


Essa doença, assim como os outros tipos de meningite, é transmitida por meio de muco ou de gotículas expelidas durante a fala, além de tosse ou espirro de uma pessoa contaminada. 

Qual é a diferença entre meningite meningocócica e pneumocócica? 


As duas doenças são tipos de meningite bacteriana. Ambas são graves e causam a inflamação das meninges. Uma das principais diferenças entre elas é o agente causador. A meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e a pneumocócica pelo Streptococcus pneumoniae (pneumococo). 

Quais são os sintomas da meningite pneumocócica?


Alguns sintomas da meningite pneumocócica são:
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dor de cabeça;
  • Febre alta;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Rigidez do pescoço e nuca;
  • Manchas marrom-arroxeadas pela pele (chamadas de petéquias) – ocorre mais em meningite meningocócica. 

O que fazer se você ou alguém próximo tiver esses sintomas?


Procure por um atendimento médico o mais rápido possível. 

Ela pode matar? 


Sim. Essa é uma doença grave. Ela pode levar a óbito poucas horas depois da pessoa apresentar os primeiros sinais e sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a letalidade da meningite pneumocócica é de 30%. 
Além disso, ela pode deixar algumas sequelas, como surdez e alterações neurológicas. No tópico a seguir, você vai ver as principais. 

Quais são as complicações que a meningite pneumocócica pode causar?


Algumas complicações são: 
  • Dificuldade para falar e andar;
  • Epilepsia;
  • Paralisia cerebral;
  • Perda auditiva e da visão. 

É importante informar que essas complicações nem sempre aparecem rápido. Pode levar alguns meses até o paciente ter o agravamento da doença. 

Quem corre risco de ter complicações? 


As pessoas com mais risco de complicações causadas pela meningite pneumocócica são: 
  • Bebês de até 2 anos; 
  • Idosos;
  • Indivíduos com quadros crônicos de doenças;
  • Pessoas com doenças imunossupressoras.

Como diagnosticar a meningite pneumocócica?


A meningite pneumocócica pode ser diagnosticada por meio de história clínica e exame físico, percebendo os sinais e sintomas que sugerem meningite. O indicado é fazer a punção lombar para análise do liquor (líquido que fica dentro da coluna). 
Ele pode ter um resultado normal, bacteriano ou viral. Também é necessário verificar se a bactéria Streptococcus pneumoniae vai aparecer.

Quais são os tratamentos disponíveis para a doença? 


Se a suspeita é de meningite pneumocócica, o paciente deve ser internado em isolamento e antibióticos devem ser realizados. 

A meningite pneumocócica tem cura?


Sim. Quanto mais precoce o tratamento, maior a chance de cura sem sequelas. 

Como prevenir a doença? 


Uma das maneiras indicadas de prevenir a meningite pneumocócica é tomar as vacinas. Alguns imunizantes disponíveis para evitar essa doença são: 

Esses imunizantes são compostos de várias partículas da bactéria Streptococcus pneumoniae. Existem várias cepas e, por isso, as vacinas são chamadas de Pneumocócica 10 (VPC10) ou Pneumocócica 13  (VPC13). A VPC13 forma anticorpos contra 13 sorotipos, sendo mais abrangente do que a VPC10, que gera anticorpos para 10. 
A vacina pneumocócica 10 não está disponível na Beep, mas a pneumo 13 pode ser encontrada por aqui.

Como saber se você ou algum conhecido precisa tomar essas vacinas? 


Uma maneira de descobrir é usar o nosso serviço gratuito de Avaliação Online de Caderneta (AOC). Com ele, você envia a caderneta de vacinação pelo app e a nossa equipe altamente qualificada verifica se ela está em dia. 

Vacina contra a meningite pneumocócica é na Beep! 


A Vacina Pneumocócica 13 está disponível aqui na Beep e outras vacinas particulares também. Ah, e fazemos exames de sangue, urina e fezes também. O melhor é que você não vai precisar sair de casa: a nossa equipe vai até você. O atendimento é de domingo a domingo (incluindo feriados). Baixe o app e agende uma visita!