Frequentemente ouvimos falar sobre a importância de cuidar da saúde. A gente sabe que ter uma rotina de autocuidado parece algo muito complicado, mas não precisa ser assim. Então, para aproveitar a chegada do Dia Mundial da Saúde, criamos uma lista com 5 dicas de bem-estar. 

Pilha de cubinhos. Cada um tem um símbolo na frente que representa algo relacionado à saúde. No topo, uma mão coloca o último cubinho. Essa imagem ilustra o post sobre o Dia Mundial da Saúde.


Quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde? 


O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril. Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1950. A escolha desse dia não foi à toa, afinal, a fundação da OMS ocorreu no dia 7 de abril de 1948.  

Qual é a importância do Dia Mundial da Saúde? 


Essa data comemorativa pretende reforçar a importância de cuidar da saúde e isso vai muito além da prevenção de doenças. O Dia Mundial da Saúde busca conscientizar as pessoas sobre a necessidade de zelar pelo bem-estar físico, mental e social. 

Veja essas 5 dicas de cuidados com a saúde


Já que o tema do nosso post é o Dia Mundial da Saúde, que tal conhecer 5 maneiras de começar a cuidar dela? Confira! 

1. Comer melhor! 


É extremamente importante ter uma dieta balanceada. Não existe um plano de alimentação   único que todas as pessoas devem seguir, porque cada um tem uma idade, um estilo de vida, uma rotina etc. No entanto, uma recomendação é certa: faz bem para a saúde evitar alimentos gordurosos e processados, ricos em calorias, sal, entre outros.

2. Filtro solar: para que te quero?


Cuidar da pele nunca foi sinônimo de frescura. Pelo contrário: o hábito simples de usar o protetor solar diariamente ajuda a evitar o tão temido câncer de pele. Outra recomendação importante é ir ao dermatologista pelo menos uma vez por ano (especialmente quem tem pele e olhos claros, sardas e histórico de câncer de pele na família). Ah, também é uma boa prática retirar a maquiagem antes de dormir. 

3. Fuja do sedentarismo 


Nada melhor do que mexer o corpo com alguma atividade física. Não estamos falando só de academia, ok? Vale caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta… são muitas as possibilidades! O que você deve fazer é se perguntar: qual atividade física me traz mais bem-estar e prazer? Descobriu? Coloque em prática e não se esqueça do alongamento antes e depois dos exercícios!

4. Saúde mental em dia 


Descansar a mente e viver o presente devem ser alguns “rituais” de quem quer ter uma boa saúde mental. Veja algumas práticas fundamentais para isso:
  • Colocar em prática técnicas de respiração; 
  • Dormir bem (8 horas ou mais);
  • Fazer pausas durante o dia;
  • Investir em autoconhecimento;
  • Procurar um profissional de saúde mental, caso necessário;
  • Respeitar os momentos de descanso.

5. Vacinas e exames em dia


Não poderíamos deixar de citar a importância de ir ao médico regularmente para fazer exames de rotina. Eles são fundamentais para verificar se existe algum problema de saúde, uma vez que nem todas as doenças dão sinais quando estão no começo. Manter a vacinação  em dia também é extremamente importante. 

Para te ajudar nessas duas últimas tarefas, existe a Beep! 


A gente aplica vacinas e faz exames em casa de domingo a domingo e sem cobrar taxa domiciliar. Quer saber se está faltando alguma dose de vacina? Temos um serviço no nosso aplicativo que avalia a sua caderneta de vacinação gratuitamente: é o AOC. 💚