Quarentena | Como serão os próximos dias?

Quarentena. A palavra-chave do momento, muito falada na imprensa e nas mídias sociais, é a principal forma de determos o avanço do Coronavírus durante as próximas semanas, sendo assim, respeite o isolamento social, fique em casa.

Perspectiva de pico

Segundo estudos do Ministério da Saúde, a perspectiva é que tenhamos um pico da doença no país durante o mês de abril. Associado também com a chegada do outono, que tradicionalmente desperta outras viroses respiratórias. Neste cenário, a quarentena deve durar as próximas semanas e talvez até mais tempo. É delicado estipular um prazo no momento.

Aumento dos casos

A tendência é que o número de casos aumente muito nas próximas semanas, por isso é importante respeitar a quarentena e o isolamento social agora. Assim, evitaremos a disseminação rápida do vírus e impediremos que muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo. O alto volume de pessoas doentes pode sobrecarregar os sistemas de saúde (os hospitais têm um número limitado de leitos, CTIs e respiradores), portanto, é fundamental achatarmos a curva de número de casos em relação ao tempo.

Recomendações da quarentena

Para isso, valem as recomendações mais frequentes. São elas: tomar os cuidados de prevenção e isolamento social, sair de casa apenas em situações imprescindíveis, como ir ao mercado, à farmácia ou para procurar assistência médica. A regra vale principalmente para o grupo de risco, que inclui idosos e pessoas com comorbidade (hipertensão, diabetes tipo 2, cardiopatias, entre outras doenças). A quarentena deve durar pelo menos durante o mês de abril. 

Kits para teste

A chegada dos novos kits de testes liberados pela Anvisa também trará impacto no número de casos oficiais. Como temos poucos kits no momento, apenas os casos mais graves estão sendo testados, só que muitas pessoas são assintomáticas — estão infectadas, mas sem apresentar os sintomas — ou apresentam sintomas leves, que não estão procurando assistência médica e sendo contabilizadas. 

Como serão os próximos meses de quarentena?

Ainda não temos o cenário dos próximos meses muito definido, pois a pandemia é nova e dependemos da velocidade de disseminação do vírus e dos progressos na área da Medicina na busca por um tratamento eficaz. Não existe uma previsão de vacina testada e aprovada pelo próximo 1 ano ou 1 ano e meio, mas os pesquisadores estão trabalhando incessantemente na busca de uma medicação que seja eficaz para o controle da doença. Temos que dar tempo para que a ciência procure as soluções enquanto fazemos a nossa parte. __________________ Dra. Cristiana Meirelles Infectologista Pediátrica e Coordenadora Médica da Beep Saúde