Com o avanço da tecnologia e da medicina, hoje é possível a realização de alguns exames que possibilitam identificar e diagnosticar doenças de natureza genética. Um dos exames que permite isso é o Sequenciamento do Exoma Completo, o maior exame disponível atualmente relacionado à hereditariedade.
O termo exoma se refere ao conjunto de éxons (sequências codificantes do DNA) e ele é responsável por codificar as proteínas existentes no genoma humano. Já o Sequenciamento do Exoma Completo é um exame genético que permite identificar as mutações que ocorrem nesses éxons, contribuindo para um diagnóstico de doenças raras e genéticas, como o câncer.
ilustração de estrutura genética - exoma completo

O que é o sequenciamento do exoma completo?


O exoma completo, também chamado de sequenciamento do exoma completo, é um exame laboratorial genético responsável por fazer a análise e identificar as variantes e mutações no éxons que causam doenças genéticas.
Existem, aproximadamente, 180 mil éxons que formam 22 mil genes. Apesar do exoma representar somente 1,5% do total do genoma, dentro deste percentual se encontra 85% das mutações associadas a essas doenças.