Você marcou uma consulta médica e, antes de sair de lá, te indicaram um exame de proteína C reativa ultrassensível? Saiba para que serve esse diagnóstico, quais são os valores de referência, como é o preparo e muito mais. Leia o post completo para entender. 
Um homem negro analisando um tubo de ensaio com sangue para exame proteina c reativa ultrassensivel

O que é a proteína C reativa (PCR)?


A proteína C reativa (PCR) auxilia o sistema imunológico no combate dos vírus, bactérias e outros agentes invasores. Ela não é apenas um marcador de inflamação e possui um importante papel na regulação dos processos inflamatórios pelo sistema imune. 
Produzida pelo fígado, essa proteína eleva significativamente quando o corpo está passando por algum processo infeccioso ou inflamatório.
*Importante: você não deve confundir a proteína C reativa (PCR) com a técnica “reação em cadeia da polimerase”, que usa a mesma sigla. Elas são completamente diferentes.

O que é o exame de proteína C reativa (PCR)?


O exame de proteína C reativa (PCR) ajuda a detectar a presença de alguma infecção ou doença inflamatória em atividade. É considerado um exame inespecífico, porque não traz a informação sobre qual é a origem da alteração.

Não diz se a elevação é causada, por exemplo, por alguma bactéria, vírus ou uma doença reumatológica inflamatória em atividade, como artrite reumatoide. A causa da elevação desse parâmetro deve ser sempre avaliada dentro do contexto clínico pertinente pelo médico, sendo a magnitude da elevação também um importante aspecto nessa diferenciação da origem do problema.
Em relação aos resultados, a PCR comum (não ultrassensível) só consegue detectar um valor mínimo de até 0,3 mg/dL. Se o paciente tiver menos do que isso, o resultado é liberado como: PCR < 0,3 mg/dL. Saber essa informação é importante, porque você vai entender qual é a diferença dele para o PCR ultrassensível, que é o tópico principal deste post.

Para que serve o exame de proteína C reativa ultrassensível?


Esse exame é muito utilizado para prever o risco de doença cardiovascular, visto que o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias) é uma condição que resulta em um nível discreto de inflamação sistêmica que pode ser detectado por pequenas elevações nesse exame.
Ele é chamado de ultrassensível, porque consegue verificar no sangue do paciente valores de proteína C reativa muito baixos (menores do que 0,3 mg/dL). Na verdade, consegue detectar um valor mínimo de até 0,03 mg/dL.
As evidências científicas mostram que indivíduos sem doença aguda – com nível de PCR ultrassensível superior a 0,3 mg/dL –  possuem risco aumentado de doença coronariana, que aumenta naqueles com diabetes tipo 2.

Como é feito o exame de proteína C reativa ultrassensível?


Ele é feito da mesma maneira que outros exames de sangue convencionais.

É preciso estar em jejum para fazer o exame (PCR-us)?


É necessário fazer jejum de 4 horas.

Quais são os valores de referência do exame de proteína C reativa ultrassensível?


É fundamental compreender que a avaliação do resultado desse exame depende do contexto clínico em que ele está sendo avaliado como, por exemplo, paciente assintomático para avaliação do risco cardiovascular ou em suspeita de doença de natureza infecciosa aguda e/ou inflamatória crônica.
Veja quais são os valores de referência dos exames laboratoriais realizados pela Beep Saúde:
Valores de referência exame de proteína C reativa ultrassensível
Descrição  Valor de referência 
Avaliação de processos inflamatórios e/ou infecciosos Negativo Menor do que 0,50 mg/dL
Avaliação do risco de doença cardiovascular Risco baixo Menor do que 0,10 mg/dL
Risco médio Entre 0,10 a 0,30 mg/dL
Risco alto Maior do que 0,30 mg/dL

**Dosagens de proteína C reativa superiores a 0,50 mg/dL sugerem que a pessoa possa estar em vigência de um processo inflamatório e/ou infeccioso. Quando isso acontece, o PCR ultrassensível não deve ser usado para a avaliação do risco de doença cardiovascular. O ideal é que o indivíduo espere, no mínimo, 2 semanas depois de se curar para fazer um novo exame.
Fonte: DB Diagnósticos – o apoio laboratorial da Beep Saúde.

Onde encontrar o exame de proteína C reativa ultrassensível?


O exame de proteína C reativa ultrassensível pode ser encontrado aqui na Beep.

Quanto custa esse exame?


O exame de proteína C reativa ultrassensível custa a partir de R$ 30,00 aqui na Beep.

Quando o exame de proteína C reativa ultrassensível fica pronto?


O exame de proteína C reativa ultrassensível feito pela Beep fica pronto em até 2 dias úteis.

Escolha a Beep e faça o seu exame sem sair de casa!


Com a Beep, não é preciso ligar para marcar um exame. Também não é necessário ficar sentado em uma cadeira desconfortável para ser atendido. Aqui, você consegue fazer a coleta de sangue sem precisar sair de casa.