Vacina BCG

A vacina BCG recebe esse nome devido à sua composição, que contém Bacilo de Calmette-Guérin. Sua aplicação é recomendada para proteger bebês contra a tuberculose – uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.

Tuberculose

Quais doenças ela previne?

Plus

Intradérmica

Como é aplicada?

Plus

Ela pode ser encontrada na Beep, com atendimento domiciliar, nas clínicas privadas de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde.

Onde pode ser encontrada?

Plus

Vacinas em casa  de domingo a domingo e sem  taxa domiciliar

Indicação

Rotina a partir do nascimento até os 5 anos de idade;  Pessoas de qualquer idade contactantes de portadores de hanseníase (lepra) e estrangeiros não vacinados que estejam de mudança para o Brasil.

Contraindicações  da vacina BCG

Pessoas que apresentam quadro instável da resposta imunológica, recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam alterar a resposta imunológica do feto durante a gestação e bebês prematuros que tenham até 2 kg de peso.

Reações muito comuns

Cicatriz característica e esperada, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada, como rotina, no braço direito. 

Possíveis reações da vacina 

Reações comuns

Febre e calafrios, mal-estar e dores musculares, úlceras com pouco mais de 1 cm ou que demoram mais tempo a cicatrizar, gânglios aumentados ou abscessos na pele e nas axilas. 

Reações incomuns

Reações alérgicas, erupções cutâneas, dor nas articulações e disseminação do bacilo da vacina pelo corpo, causando lesões em diferentes órgãos.

Reações raras

Sangue na urina (hematúria macroscópica), contração da bexiga ou obstruções uretrais temporárias, infecções localizadas por BCG ou reações sistêmicas (incluindo hepatite ou pneumonia), febre acima de 39ºC, infecção sistêmica.

Cuidados antes, durante e após a aplicação da vacina BCG

Cicatriz

Na maioria das vezes, a vacina BCG gera uma reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz. Não há necessidade de utilizar medicamentos ou curativos, pois essa resposta é esperada e normal.

Revacinação

O Ministério da Saúde não recomenda mais a revacinação de crianças que não desenvolveram a cicatriz.

Dor

Não indicamos o Gelinho Beep para a vacina BCG. Lave apenas com água e sabão durante o banho.

Quantas doses tomar?

É indicada uma dose única de rotina a partir do nascimento até antes da criança completar 5 anos de idade.

Tem alergia? Do que  é feita a vacina BCG?

A vacina BCG é feita com Bacilo de Calmette-Guérin, do qual recebe o nome, glutamato de sódio e solução fisiológica (soro a 0,9%).

OU

Baixe o app e faça seu agendamento agora! A Beep vai até você!