No artigo abaixo você entenderá mais sobre o que é vacina BCG. Qual doença ela previne, quando tomar, quantas doses são recomendadas, quais as reações e muito mais. Confira!

O que é e para que serve a vacina BCG?


A vacina BCG é a vacina contra tuberculose e a principal maneira de prevenir que crianças contraiam a doença, principalmente nas formas graves. A tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, principalmente os pulmões.
ilustração de uma seringa de vacina bcg
Segundo o Ministério da Saúde, apesar da tuberculose ser uma doença antiga, ela continua sendo um problema de saúde pública e precisa continuar sob controle e monitoramento.
 E apesar da vacina não ter 100% de eficiência, ela é a maneira mais eficaz em prevenir contra a meningite tuberculose e a tuberculose miliar, que são as formas mais graves da doença.
Composta pelo bacilo vivo atenuado de Calmette-Guérin, por isso BCG, sua aplicação é feita por injeção intradérmica, ou seja, é aplicada na camada entre a derme e o tecido subcutâneo.
ilustração mostrando como é a aplicação da injeção intradérmica - beep saúde

O que é a tuberculose?


A tuberculose é uma doença transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Ela é Infecciosa e transmissível, e afeta sobretudo os pulmões, podendo acometer também outros órgãos e/ou sistemas.
E apesar de ser uma doença altamente contagiosa e perigosa, ela tem cura se diagnosticada rapidamente e logo iniciado o tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ainda registra, aproximadamente, 200 casos por dia.
A Beep tem um conteúdo completo para você entender mais sobre a tuberculose, quais são os sintomas, qual o tratamento mais adequado e mais. Clique aqui e confira!

Recomendações da vacina BCG


A vacina BCG é recomendada para bebês recém-nascidos preferencialmente em até 12 horas, mas, em geral, é realizada dentro do primeiro mês de vida. Entretanto, caso não ocorra dentro desse tempo, ela é recomendada como rotina para crianças até os 5 anos. Além disso, também é recomendada para pessoas que tenham contato com portadores de hanseníase (lepra).

 Aqui na Beep você pode fazer exames laboratoriais no conforto da sua casa, de domingo a domingo, pelo plano de saúde e sem pagar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende uma visita!


Quantas doses da vacina BCG são recomendadas?


É indicado somente uma dose da vacina BCG. 

> Clique aqui para obter mais informações e agendar a vacina BCG <


Quais são as reações da vacina BCG?


As possíveis reações da vacina BCG podem variar entre muito comuns e raras, a principal reação esperada é a formação de cicatriz no local da aplicação que pode levar até 6 meses para aparecer. Veja mais no quadro abaixo:
Reações muito comuns
  • Cicatriz característica é esperada, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada, como rotina, no braço direito. 
Reações comuns
  • Febre e calafrios;
  • Mal-estar;
  • Dores musculares;
  • Úlceras com pouco mais de 1 cm ou que demoram mais tempo a cicatrizar;
  • Gânglios aumentados ou abscessos na pele e nas axilas. 
Reações incomuns
  • Reações alérgicas;
  • Erupções cutâneas;
  • Dor nas articulações;
  • Disseminação do bacilo da vacina pelo corpo, causando lesões em diferentes órgãos.
Reações raras
  • Sangue na urina (hematúria macroscópica);
  • Contração da bexiga ou obstruções uretrais temporárias;
  • Infecções localizadas por BCG ou reações sistêmicas (incluindo hepatite ou pneumonia);
  • Febre acima de 39ºC;
  • Infecção sistêmica. 

É importante ressaltar que as reações raras, quando ocorrem, devem ser notificadas ao serviço de vacinação que realizou o procedimento e ao Sistema de Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinais. Além disso, esses casos devem ser acompanhados e tratados por profissional médico durante sua evolução, até a sua regressão.
Aproximadamente 5% dos vacinados não apresentam a cicatriz pós-vacinal ou apresentam reação discreta. Não é necessário a revacinação, esses indivíduos são considerados imunizados normalmente.
um braço com a cicatriz da vacina bcg

Quais são as contraindicações da vacina BCG?


A vacina BCG é contraindicada para:
  • Pessoas que apresentam um quadro instável da resposta imunológica;
  • Recém-nascidos de mães que, durante a gestação, usaram alguma medicação que possa ter alterado a resposta imunológica do feto;
  • Bebês prematuros que tenham até 2 kg, devendo ser realizada após o bebê atingir mais que 2 kg;
  • Bebês de mães com tuberculose ativa no parto devem receber medicação de proteção de tuberculoses e após 3 meses, se não se infectarem, aí sim receberem a BCG.

Onde pode ser encontrada?


A vacina contra tuberculose, a BCG, pode ser encontrada na rede pública e privada. Aqui na Beep você pode receber a vacinação da BCG no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende uma visita.

Quando é necessário repetir a BCG?


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, mesmo que a criança não apresente a marca no braço, aquela cicatriz esperada após a injeção, não é necessário repetir a dose da BCG. A Organização Mundial de Saúde alega que a ausência dessa cicatriz não quer dizer que não haja proteção.  

Porque a BCG é a primeira vacina?


Para prevenir contra a tuberculose, uma doença grave e com alto índice de contágio, a vacina BCG é recomendada logo após o nascimento justamente para evitar  que a criança contraia a doença.

Importância da vacinação


Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, no Brasil quase não há mais registros das formas mais graves da tuberculose.
Além disso, nos países onde a tuberculose é frequente e existe um programa de vacinação da BCG, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, aproximadamente, 40 mil casos anuais de meningite tuberculose são prevenidos.
Isso só mostra e confirma a importância da vacinação e como isso previne doenças futuras e maiores complicações. A vacinação contra a tuberculose é um dos principais cuidados que a mãe deve ter para cuidar do bebê, isso vai garantir imunidade à criança.

Acompanhamento médico


Agora que você já sabe como funciona a vacina BCG e que ela previne a tuberculose, lembre-se que é de suma importância o acompanhamento com um médico de confiança para investigar, caso haja a suspeita da doença.

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilhe com a gente sua experiência com a vacina BCG! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.