Como isso acontece?


As mudanças climáticas têm impactado cada vez mais a nossa saúde, com o aumento de mortes por ondas de calor, mais problemas respiratórios por incêndios florestais e a disseminação de doenças transmitidas por agentes infecciosos e pela água por causa de enchentes. 

O que as autoridades no assunto dizem?


Como destaca o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), esses eventos “afetaram negativamente a saúde física humana globalmente”. O Sistema AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que foi criado para consolidar, integrar e disseminar informações sobre os impactos da mudança do clima, identificou a Saúde como um dos 8 setores estratégicos que precisam de atenção no Brasil quando se fala em adaptação climática.
E várias outras iniciativas estão focadas nesse tema, como o Observatório de Clima e Saúde – criado a pedido do Ministério da Saúde para ajudar no desenvolvimento de políticas de controle dos impactos das mudanças climáticas na nossa saúde. 

Cenário no Brasil


Aqui no Brasil, por exemplo, ficamos cada vez mais expostos aos riscos da dengue, zika e chikungunya com as temperaturas mais altas, o aumento das chuvas e o desmatamento, que são provocados pelas mudanças climáticas e levam à proliferação dos mosquitos que transmitem essas doenças.
Só aqui, foram registrados 82% dos casos prováveis ​​de dengue no mundo em 2024, com mais de 6 milhões de casos suspeitos até maio deste ano, como aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quais são as formas de prevenção?


O aumento do acesso a vacinas, diagnósticos e assistência médica de resposta rápida são fundamentais para proteger a nossa saúde dos impactos causados pelo clima.

Você pode contar com a Beep!


Somos a maior empresa de saúde domiciliar do Brasil e oferecemos o serviço de vacinação para toda a família no conforto de casa. Por aqui, estamos focados em tornar a saúde resistente ao clima com vacinas e diagnósticos com resposta rápida sem que seja preciso sair de casa para isso.

O que já estamos fazendo?


Combate à dengue com a vacina QDENGA® durante o aumento de casos provocado pelas mudanças no clima em 2024. (Clique aqui e saiba mais sobre a vacina contra dengue.) Também oferecemos vacinas e exames laboratoriais para a detecção de doenças como febre amarela, chikungunya, zika, gripe, pneumonia e COVID-19, que também são impactadas pelas mudanças climáticas, de acordo com o IPCC.
Mantenha-se informado e proteja-se dos impactos negativos das mudanças climáticas na sua saúde! #FazUmBeep