A maneira mais eficaz de prevenir e proteger nosso corpo contra determinadas doenças infecciosas é por meio da vacinação. E sabemos que existem muitas dúvidas sobre o que é vacina, o quanto ela é confiável, se realmente vai nos proteger etc.
Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é a vacina: para que serve, como ela nos protege, quais as principais vacinas, quais são as reações e muito mais. Confira abaixo!

O que é e para que serve a vacina?


A vacina é uma substância composta por agentes etiológicos que podem ser vivos ou mortos, e/ou fragmentos destes, como vírus ou bactérias, a fim de proteger o corpo no qual ela é aplicada. Ela é a maneira mais segura e eficaz de proteger contra doenças infecciosas, principalmente das formas graves, estimulando o nosso sistema imunológico a produzirem suas defesas.
uma profissional de saúde segurando uma seringa e um recipiente com liquido da vacina - o que é vacina

Como a vacina nos protege e age no organismo?


Ao recebermos a dose da vacina o organismo aprende a reconhecer aquele vírus ou bactéria através deste imunizante, de maneira que o organismo se prepare para combater a infecção mesmo antes dele ser exposto ao microrganismo agressor.
Ou seja, se futuramente a pessoa for exposta ao microrganismo causador daquela doença na qual a vacina protege, os anticorpos produzidos poderão combatê-lo rapidamente, antes mesmo que se apresentem os sintomas, evitando, assim, que a doença se desenvolva.
Por exemplo: se o indivíduo for exposto à bactéria causadora da coqueluche, mas já tiver recebido as devidas doses da vacina, o organismo dessa pessoa terá produzido os anticorpos necessários para impedir que aconteça a doença.

Como são feitas as vacinas?


São substâncias produzidas em laboratórios com a finalidade de estimular o sistema imunológico produzir anticorpos mesmo sem ter contato com o microrganismo agressor. Estas substâncias podem conter microrganismo vivos atenuados, mortos ou apenas fragmentos dele.

 Aqui na Beep você pode fazer exames laboratoriais no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende uma visita!


Quais são os tipos de vacinas existentes?


Veja abaixo quais são os tipos de vacinas, como cada uma é feita e quais doenças elas previnem.

Vacina composta por microrganismos vivos atenuados


Essa vacina utiliza microrganismo vivo, mas extremamente enfraquecido de maneira que não seja possível causar a doença. São alguns exemplos: 
  • Caxumba;
  • Febre amarela;
  • Rubéola;
  • Sarampo;
  • Catapora (varicela);
  • Rotavírus;
  • Varíola.
Esses imunizantes produzem uma resposta imunológica muito forte e de longa duração, com isso, a aplicação de 1 ou 2 doses dessas vacinas é capaz de imunizar o indivíduo por toda sua vida.

Vacina composta por microrganismos inativados


Neste caso, a vacina utiliza o microrganismo mortos, alterados ou apenas partículas deles, evitando doenças como: gripe, hepatite A, poliomielite e raiva.
Quando a vacina é composta pelo microrganismo inativado, pode ser necessário aplicar mais doses ao longo da vida, pois sua proteção não é tão forte como a vacina composta por microrganismos vivos atenuados.

Vacina composta por partes específicas do microrganismo


Esta vacina é composta por partes específicas do microrganismo (proteína, açúcar ou cápsula), chamadas de vacinas subunidades, recombinantes, polissacarídicas e combinadas. Ela também é considerada uma vacina inativada.
É usada para proteger contra Hepatite B, HPV (papilomavírus humano), doença pneumocócica, herpes-zóster, coqueluche e doença por Haemophilus influenzae tipo b.

Vacina composta por toxoide


Essa vacina é composta pela toxina (proteína) inativada produzida pelo microrganismo, isto é: ela não tem capacidade de produzir a doença, mas não perde suas características imunogênicas e antigênicas, estimulando assim o sistema imunológico a produzir defesas contra a doença. Ela também é considerada uma vacina inativada.

Vacina composta por ácido ribonucleico mensageiro (mRNA)


As vacinas de mRNA carregam o código genético do vírus que contém as instruções para que as células do corpo produzam determinadas proteínas que estimulam a resposta imunológica do corpo.

Quais são as principais vacinas e quais são suas reações


Veja quais são as principais vacinas e as reações mais comuns. Confira!

  Todos os imunizantes, aplicados pela rede pública de saúde (SUS) ou particular, podem trazer reações que vão desde muito comuns até raras. Aqui na Beep você pode saber mais sobre todos os tipos de reações das vacinas.

Calendário de vacinação


O calendário de vacina é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é reconhecido mundialmente. Composto por 19 vacinas recomendadas para crianças, adolescentes, gestantes, adultos, idosos e para os povos indígenas.
Você pode verificar mais informações sobre o calendário de vacinação nesse artigo completo no blog da Beep. Confira!

Importância da vacinação


A vacinação previne o indivíduo vacinado de doenças potencialmente graves e impede a disseminação da doença na população. É importante ressaltar que se vacinar é um ato de cidadania, respeito e amor. O resultado de um calendário e esquema vacinal eficientes é evitar determinadas doenças que, muitas vezes, podem levar a óbito.
As vacinas são feitas com base na ciência e estudos, seguindo protocolos de segurança de saúde a fim de proteger o indivíduo o máximo possível. É graças à vacinação que hoje estamos protegidos contra algumas doenças graves, como: poliomielite, meningite, HPV, pneumonia, hepatites, entre outras.
Lembrem-se: vacinas salvam vidas!
Um profissional da saúde aplicando uma vacina em uma criança

Onde aplicar as vacinas?


As principais vacinas do calendário vacinal proposto pela Sbim e Ministério da Saúde estão disponíveis aqui na Beep. E o melhor: você não precisa sair de casa para receber as doses. A nossa equipe vai até você, de domingo a domingo e você não paga taxas domiciliares. Baixe o nosso app agora para agendar uma visita!

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilha com a gente se você já teve alguma reação devido à vacina! Assim, você vai ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.