Os exames laboratoriais são parte importante da medicina preventiva, pois auxiliam os médicos no diagnóstico de doenças — principalmente de forma precoce — e na escolha pelo melhor tratamento.
Essas análises podem ser prescritas por um clínico geral ou outro médico que já faz o acompanhamento da pessoa. A frequência pode variar conforme o estado de saúde do paciente e o seu histórico de doenças. 
Profissional fazendo a análise de um exame laboratorial de rotina

Quais são os principais exames laboratoriais?


Normalmente são solicitados exames de sangue, urina e fezes, podendo ser acrescentados a esta lista algumas análises específicas de acordo com a idade, gênero ou condição prévia do paciente. 
A seguir, veja uma relação completa dos principais exames de rotina pedidos pelos médicos.


1. Hemograma


O exame de hemograma completo checa as células sanguíneas e verifica se elas estão dentro da normalidade. Ele pode ser solicitado como exame de rotina ou para investigar possíveis doenças, como: anemias, câncer, infecções, etc. 

2. Colesterol total e Triglicerídeos


O colesterol total faz a avaliação do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL e VLDL). Leia mais sobre o assunto no post: exame de Colesterol e Triglicerídeos.
Já o exame de triglicerídeos verifica os níveis de gorduras, originárias da alimentação e também da produção do nosso próprio corpo, presentes no organismo. Caso elas estejam em excesso no sangue, podem representar um grande fator de risco para desenvolver doenças cardiovasculares. 

3. Glicemia em jejum ou exame de glicemia


O exame de glicemia em jejum avalia as taxas de açúcar no sangue e identifica possível quadro de diabetes, pré-diabetes ou hipoglicemia.


4. Creatinina


O exame de creatinina serve para investigar se existe alguma insuficiência renal. É muito importante fazer esse exame, porque uma das principais funções dos rins é fazer a filtração do sangue e eliminar as substâncias tóxicas do nosso corpo. Se não houvesse esse filtro renal, a sobrevivência seria inviável em pouco tempo. 

5. TSH


É um teste inicial que serve para investigar problemas na tireoide.
O exame de TSH, junto a análise dos valores dos hormônios da tireoide, é capaz de suspeitar de doenças tireoidianas, como: hipertireoidismo , hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto e nódulo na tireoide benigno ou maligno.

6. PCR (proteína C reativa)


Esse exame ajuda a detectar a presença de uma infecção de forma precoce, mas não diz qual é a sua origem, tipo e nem em qual órgão se encontra.
Para saber qual é a origem da infecção, é preciso verificar o histórico clínico do paciente e quais são os sintomas apresentados. Além disso, o médico pode prescrever exames complementares, como: Análise da urina, Radiografia de tórax, Ultrassonografia, entre outros.

7. Exame de urina


Também chamado de EAS (Elementos Anormais do Sedimento), o exame de urina verifica doenças do trato urinário, como: infecções, pedras nos rins e insuficiência renal.


8. Exame de fezes


O exame de fezes serve para investigar e detectar problemas no sistema digestivo, como: parasitoses e identificação de outros agentes infecciosos. 

9. Exames femininos de rotina


É muito importante que as mulheres também consultem ginecologistas com regularidade e façam exames femininos para verificar se há cisto, infecção ou outra alteração no aparelho reprodutivo. 

10. Exames masculinos de rotina


É indicado que homens com mais de 40 anos façam exames masculinos específicos, tais como: ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA (que investiga sinais de tumor na próstata). 

Ninguém merece sair de casa para fazer exames laboratoriais de rotina. Chame a Beep!


Tomar banho, se arrumar, pegar transporte público ou particular e ficar horas na fila para fazer exames são situações que quem escolhe a Beep não passa. Nós vamos até você