Visitar o médico regularmente e fazer exames masculinos são hábitos fundamentais para aumentar a qualidade de vida e a longevidade. No caso dos homens, esses cuidados não devem acontecer somente durante a campanha do Novembro Azul, que marca o combate ao câncer de próstata. 
Imagem mostra um médico medindo a pressão do paciente antes de prescrever exames masculinos para a pessoa.
Neste post, você vai ver: 

Qual é a importância do exame masculino? 


Os exames masculinos e de rotina são muito importantes, pois trazem informações que ajudam no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de diversas doenças, como:
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Doença do aparelho digestivo;
  • Infarto; 
  • Entre outras.


Por que alguns homens não procuram o serviço médico com frequência? 


O medo de descobrir uma doença que cause interferência na sua imagem de cuidador da família é um dos argumentos utilizados pelos homens para não se cuidarem devidamente.  
O resultado disso reflete no tempo de vida médio do brasileiro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, mostraram que a expectativa de vida das mulheres era de 80,1 anos, enquanto a expectativa dos homens era significativamente menor: 73,1.  



Quais são os principais exames para homem?


Os exames indicados para homens podem detectar desde os níveis de colesterol até alterações na próstata. Conheça alguns deles:

1. Exame para verificar os níveis de colesterol


Serve para verificar as taxas de colesterol LDL, conhecido popularmente como ruim, e o HDL, chamado por muitas pessoas como colesterol bom. É importante fazer esse exame de sangue, pois, se os níveis de LDL estiverem altos e/ou o HDL estiver baixo, isso pode acarretar em depósito de gordura dentro da parede dos vasos sanguíneos. Esse excesso pode fazer a pessoa correr o risco de ter angina, infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

2. Exame para verificar os níveis de glicemia


O exame de sangue para verificar os níveis de glicemia (glicose) analisa as taxas de açúcar geradas no corpo humano por meio da ingestão de alimentos ricos em carboidratos, etc. Além do diabetes, ele também pode verificar a presença de pré-diabetes (um estágio anterior ao diabetes) e hipoglicemia.

3. Exame para detectar a hepatite B


Os médicos costumam solicitar o exame de sangue para detectar a hepatite B como rotina em pacientes de grupo de risco ou aqueles que apresentam sinais de inflamação do fígado.  Se não for diagnosticada e tratada, essa doença pode evoluir com complicações, como: cirrose e câncer no fígado.

4. Exame para detectar a sífilis


A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que tem a presença de lesões abertas (úlceras) nos genitais como um dos sintomas mais recorrentes. É uma doença que possui 95% de chances de cura quando há o tratamento correto. Homens podem fazer exames de sangue para detectá-la. É mais perceptível naqueles que  têm comportamento sexual de risco ou que apresentam alguma lesão genital.

5. Exame de PSA 


O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é feito por meio de uma coleta de sangue e serve para verificar se os níveis dessa proteína, que é produzida pela próstata, estão elevados. Se estiverem, isso pode indicar a presença de doenças, como: câncer na próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite. 
É importante ressaltar que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para uma avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

6. Exame de Toque Retal


De todos os exames que listamos, esse é o único que não é feito por meio de uma coleta de sangue. O médico toca a próstata para verificar se há a presença de algum nódulo ou tecido endurecido que possa indicar a presença de doenças, como o câncer de próstata. Essa avaliação segue as mesmas recomendações da triagem do câncer de próstata com o PSA.

Faça os seus exames em casa com a Beep!


Os exames laboratoriais citados neste post, exceto o Toque Retal, podem ser realizados no conforto da sua casa com a Beep. O nosso atendimento é feito de domingo a domingo (incluindo feriados) e você não paga taxa domiciliar. Em até 3 minutos, você agenda seu horário e mantém sua saúde em dia. 🙂 #FazUmBeep!