Ninguém tem dúvida de que as vitaminas, inclusive a B12, desempenham um papel fundamental no nosso corpo. Por isso, é sempre importante ver com o médico a necessidade de fazer coleta de sangue para verificar as dosagens, como é o caso do exame de vitamina B12. 

Imagem mostra vários alimentos que possuem vitamina B12: queijos, salmão, carnes, entre outros. Essa foto ilustra o post sobre o exame de vitamina B12.


Leia o post completo para entender:

Qual é a importância das vitaminas? 


As vitaminas em geral, não só a B12, têm um papel fundamental no funcionamento do nosso organismo. Isso acontece porque elas garantem desde o nosso crescimento adequado até a manutenção do sistema imunológico. 

O que é vitamina B12? 


A cobalamina, conhecida popularmente como vitamina B12, tem como principal função garantir o metabolismo celular (reações químicas que produzem energia para manter o funcionamento celular) da medula óssea, do trato gastrointestinal e do tecido nervoso. 

A vitamina B12 pode ser encontrada em quais alimentos? 


A vitamina B12 pode ser encontrada nas carnes, frutos do mar, ovos, peixes e produtos lácteos.

O que acontece se os níveis de vitamina B12 estiverem baixos no sangue? 


Se a pessoa não estiver consumindo a quantidade suficiente de vitamina B12 ou se o organismo não estiver a absorvendo corretamente, aumenta-se o risco do indivíduo desenvolver as anemias megaloblásticas e perniciosas.


Qual é a diferença entre cobalamina e cianocobalamina?


Ambas se referem à vitamina B12. A diferença é que a cobalamina é a vitamina B12 natural do corpo e a cianocobalamina é uma forma sintética.

Quem possui um risco maior de ter deficiência de vitamina B12? 


As pessoas que têm risco de desenvolver baixos níveis de vitamina B12 são os vegetarianos, os veganos, os maiores de 50 anos, pacientes submetidos a cirurgias gastrointestinais (ex: cirurgia bariátrica), bem como portadores de uma doença autoimune chamada anemia perniciosa (gastrite atrófica autoimune).

Quais são os sintomas da deficiência de vitaminas B12? 


Alguns sintomas da deficiência de vitamina B12 são: fadiga, palidez, perda de apetite, formigamento nos pés e nas mãos, dificuldade para manter o equilíbrio, falta de concentração, perda de memória e desorientação.

Para que serve o exame de dosagem de vitamina B12?


O exame de vitamina B12 avalia os níveis dessa vitamina no sangue. 

Como é feita a coleta? 


É feita uma coleta da mesma maneira que outros exames de sangue convencionais. 

É preciso estar de jejum? 


Não é necessário estar de jejum para fazer esse exame pela Beep Saúde.

Qual é o valor de referência do exame de vitamina B12? 


O valor de referência para o exame de vitamina B12 é entre 210,0 pg/mL e 980,0 pg/mL nas coletas realizadas pela Beep Saúde.

Quanto custa um exame de vitamina B12?


O exame de vitamina B12 custa a partir de R$ 25,00 aqui na Beep Saúde.

Perguntas frequentes: o médico responde 


O que o excesso de vitamina B12 pode causar? 


A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel que é excretada quando já há uma reserva suficiente armazenada no corpo. São raros os casos de hipersensibilidade ou de erupções acneiformes (“espinhas”) relatados com esse tipo de vitamina. 

Faça o exame de vitamina B12 sem sair de casa!


O exame de vitamina B12 pode ser feito com a Beep Saúde. O melhor é que não é necessário sair de casa. Nossa equipe especializada vai até a residência, de domingo a domingo, sem cobrar taxa domiciliar. Baixe o app e agende um horário. #FazUmBeep! 💚