Quem ainda não está familiarizado com as doenças autoimunes pode achar que elas são compostas só por enfermidades raras ou com nomes muito complicados, mas não é verdade. A diabetes do tipo 1 e o lúpus, por exemplo, são doenças autoimunes bem conhecidas.
Imagem microscópica dos anticorpos e imunoglobulinas. Essa imagem ilustra o post sobre quais são as doenças autoimunes
Entenda melhor esse tema ao ler o nosso post completo e veja também: 

O que é sistema imunológico? 


O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo contra diversas doenças ao reagir contra os ataques de bactérias, vírus e outros agentes causadores de infecções. Muito complexo, esse sistema é formado por células chamadas de glóbulos brancos (conhecidas também como células brancas ou leucócitos).
Dentro dessas células brancas, existem as que agem como bloqueadoras e eliminadoras desses agentes causadores de doenças, chamadas de linfócitos, macrófagos e neutrófilos. Entre as três células citadas, os linfócitos têm um papel fundamental: são os principais produtores dos anticorpos.
O papel do anticorpo é avisar ao organismo que existe uma substância ofensiva e agir para destruí-la. A partir disso, diversas células são ativadas para eliminar o agente causador de doenças. 
Agora que você já entendeu, de maneira resumida, o que é o sistema imunológico, será mais fácil para absorver a explicação sobre as doenças autoimunes

O que são as doenças autoimunes? 


As doenças autoimunes ocorrem quando há um distúrbio no sistema imunológico e ele passa a produzir anticorpos que agem contra células, órgãos ou até tecidos do próprio organismo. 

Como surgem as doenças autoimunes?


Uma das explicações para o surgimento das doenças autoimunes é a de que o sistema imunológico, após sofrer a invasão de um agente causador de doenças, passa a criar anticorpos contra uma proteína que é muito parecida com outra que já existe no corpo.
Por serem parecidas, o sistema imunológico pode se confundir e atacar células do próprio organismo achando que está combatendo o agente invasor. 
Atenção: essa é apenas uma teoria. Ainda não se sabe exatamente qual é a causa das doenças autoimunes. 

Quantas doenças autoimunes existem?


Existem mais de 100 doenças autoimunes e elas podem atingir articulações, pele, pulmões, rins, sistema nervoso, entre outros órgãos. 

Quais são as doenças autoimunes?


Algumas doenças consideradas autoimunes são: 
  • Anemia aplástica;
  • Anemia hemolítica autoimune;
  • Anemia perniciosa;
  • Cirrose Biliar Primária (CBP);
  • Diabetes tipo 1;
  • Doença celíaca;
  • Doença de Crohn;
  • Doença de Graves;
  • Esclerose múltipla;
  • Hepatite autoimune;
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES);
  • Psoríase;
  • Síndrome de Guillain-Barré;
  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Urticária autoimune;
  • Vitiligo;
  • Entre outras. 

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?


Separamos uma lista com as cinco mais comuns. Venha ver! 

1. Artrite reumatoide 


A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que ataca, preferencialmente, as articulações. Os primeiros sintomas que podem surgir são cansaço, dor nos músculos e pequenas dores nas articulações. Um sinal bem característico dessa doença é o desvio lateral dos dedos, uma deformação conhecida como “pescoço de cisne”. 

2. Diabetes do tipo 1


A diabetes do tipo 1 surge quando os anticorpos da própria pessoa destroem as células do pâncreas, que produzem a insulina. O resultado é a presença de níveis elevados de glicose (responsável por fornecer energia para o funcionamento celular) na corrente sanguínea. Alguns sintomas que indicam a presença dessa doença são: cansaço, vontade de urinar com frequência, feridas que não cicatrizam de forma rápida, mau hálito etc. 

3. Doença celíaca


A doença celíaca é uma inflamação provocada pelo glúten que reduz a absorção de nutrientes. Muito frequente em crianças, alguns sintomas que podem surgir são: anemia, desconforto no abdômen, cólica, diarreia, perda de peso, prisão de ventre etc. No caso dos adultos, os sinais não são tão definidos.

4. Esclerose múltipla


Doença crônica, muito comum em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, que resulta no comprometimento da função do sistema nervoso. Os principais sintomas dessa doença são dor aguda em um dos olhos (neurite óptica), dormência e formigamento nos membros, entre outros.

5. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)


O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória que pode atingir qualquer tecido do corpo. Alguns sintomas característicos do lúpus são lesões dos rins, da pele, síndrome do olho seco e muito mais.

O que fazer caso apareça algum sintoma de doença autoimune? 


No caso de suspeita de doenças autoimunes, procure um médico para avaliar o quadro clínico e indicar o diagnóstico e o tipo de tratamento mais adequado. 

Como diagnosticar a doença autoimune? 


A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas. 
Caso o FAN seja positivo, o médico pode pedir a pesquisa de autoanticorpos específicos para descobrir qual é o tipo de enfermidade presente.

Esqueça a ideia de sair de casa para fazer exames 


O exame FAN pode ser realizado no conforto da sua casa e sem pagar nada a mais por isso. E sabe qual é a melhor parte? O nosso atendimento é feito de domingo a domingo, inclusive nos feriados. 
Assim, você pode achar o melhor dia e horário para cuidar da sua saúde. Baixe agora mesmo o nosso aplicativo e agende uma visita!