Você já ouviu falar em anticorpos, mas não sabe ao certo o que esse termo significa? Não se preocupe, você não está só! Como esse é um assunto que pode gerar muitas dúvidas, fizemos um post para explicar o que são anticorpos. Leia este artigo para saber mais! 

imagem de microscópio que mostra o que são anticorpos.


O que é sistema imunológico?


O sistema imunológico – ou sistema imune – é responsável por proteger o organismo contra infecções causadas por bactérias, vírus e outros agentes invasores. Ele é composto por células brancas (também conhecidas como leucócitos ou glóbulos brancos). 
Existem algumas células que fazem parte do grupo de leucócitos para proteção do organismo, são elas: 
  • Linfócitos: principais produtores de anticorpos;
  • Macrófagos e Neutrófilos: são responsáveis por atacar as células que já foram infectadas pelos agentes causadores de doenças (essa ação se chama resposta celular).


O que é antígeno?


Chamamos de antígeno qualquer substância que é considerada estranha pelo organismo e estimula a produção dos anticorpos (como os vírus e as toxinas bacterianas). 

O que são anticorpos? 


Os anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são proteínas responsáveis por avisar ao organismo quando existe um agente causador de doenças (como bactérias, vírus, entre outros) no corpo. Eles agem para eliminá-lo e, nesse processo, outras células serão ativadas para ajudar nessa tarefa.

Quais tipos de anticorpos existem?


Existem 5 classes diferentes de anticorpos: as imunoglobulinas A (IgA), D (IgD), E (IgE), G (IgG) e M (IgM). 

O que é IgA, IgD, IgE, IgG e IgM?


Tipo de anticorpo

O que é

Imunoglobulina A (IgA)    É a segunda imunoglobulina em maior quantidade no organismo. Uma de suas funções é fazer a proteção dos tecidos das mucosas contra a invasão de microrganismos. Segundo o UpToDate, ela pode ser encontrada nas lágrimas, leite materno, saliva, secreções do trato respiratório etc.
Imunoglobulina G (IgG) Age como uma espécie de memória do corpo (backup), ou seja, a IgG é capaz de atuar quando o agente infeccioso se manifesta mais de uma vez. É a imunoglobulina em maior concentração no sangue.
Imunoglobulina M (IgM) A IgM vai ser responsável por combater o agente infeccioso (vírus e bactérias, por exemplo) no momento em que ele entrar no organismo.
Imunoglobulina E (IgE) A IgE está relacionada às doenças alérgicas. Uma de suas principais funções é proteger os indivíduos contra enfermidades causadas por parasitas, especialmente helmintos e alguns tipos de protozoários. 
Imunoglobulina D (IgD)                                   A IgD está relacionada às membranas dos linfócitos B imaturos. Ao contrário da IgG, que é abundante no nosso corpo, a IgD está disponível em pequenas quantidades na corrente sanguínea. 

Existe algum exame para detectar a presença dos anticorpos? 


duas mãos com luvas seguram uma ampola de exame de sangue (sorologia). Essa imagem é uma das que ilustram o post sobre o que são anticorpos.
O exame para a detecção de anticorpos é chamado de sorologia. Ele é feito por meio de uma coleta de sangue, que é realizada da mesma maneira que outros exames de sangue convencionais. Os mais comuns são os sorológicos IgG e IgM. 


O que ocorre se o resultado do exame de sorologia IgG for positivo?


Caso o exame de sorologia IgG dê positivo, isso pode indicar 3 possíveis cenários: o indivíduo já foi infectado no passado (e esses anticorpos são para proteger contra uma nova infecção do agente causador da doença); o indivíduo está com essa enfermidade na fase crônica; ou está em recuperação (convalescença).

O que acontece se o resultado do exame de sorologia IgM for positivo?


Se o resultado do exame de sorologia IgM for positivo, isso quer dizer que a pessoa está com a doença na fase ativa. Também há chances do agente invasor ainda estar no organismo da pessoa.

Está com preguiça de sair de casa para fazer exames? Agende com a Beep! 


Se arrumar, chamar um aplicativo de transporte, pegar senha e esperar em pé na fila ficou no passado. Com a Beep, você pode cuidar da sua saúde e fazer exames sorológicos para detectar dengue, zika vírus e muitas outras doenças no conforto da sua casa. 
O nosso atendimento está disponível de domingo a domingo (incluindo feriados) e não cobramos nenhuma taxa domiciliar. 


O médico responde: 


Como agem os anticorpos no corpo de uma pessoa?


Os anticorpos agem se ligando a antígenos, que são componentes considerados nocivos ao organismo. Dessa forma, a ameaça é sinalizada ao organismo, ativando células que serão responsáveis por destruir esse componente invasor. 

Quais são as células que produzem os anticorpos?


Os linfócitos do tipo B.