Febre baixa, mal-estar geral e dores pelo corpo. Esses são alguns sintomas de uma das doenças transmitidas pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti. Quer entender melhor o que é zika vírus? Leia o nosso post completo!

Imagem do mosquito Aedes Aegypti para ilustrar o post sobre o que é zika vírus


O que é zika vírus?


A infecção causada pelo zika vírus (ZIKV) é uma doença transmitida via picada de mosquito, similar à dengue e à febre amarela. A zika é branda, na maior parte dos casos, mas pode evoluir para complicações neurológicas, como: encefalites (inflamação no cérebro), microcefalia, entre outras. 

Qual é o agente etiológico da zika?


Chamamos de agente etiológico todos aqueles que podem causar uma doença ou infecção. Neste caso, é o vírus zika (ZIKV).

Qual é o tempo de incubação do zika vírus?


Depois que a pessoa é infectada pelo vírus zika, leva entre 3 e 14 dias para o surgimento dos primeiros sintomas. 


Quais são as principais formas de transmissão do vírus?


A transmissão do vírus ZIKV pode ocorrer de três maneiras: 
  • via picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya);
  • da mulher grávida infectada para o feto; 
  • durante relações sexuais. 

Existe a possibilidade do vírus ser transmitido durante a amamentação?


Não existe qualquer tipo de evidência de transmissão do zika vírus via amamentação, saliva ou urina. 

Quais são os principais sintomas?


Os sintomas da doença Zika podem ser de intensidade leve a moderada e durar entre 2 e 7 dias. Abaixo, vamos falar sobre alguns sinais:
  • dor de cabeça, no corpo e nas articulações;
  • febre considerada baixa;
  • mal-estar geral;
  • manchas vermelhas que, depois de alguns dias, podem provocar muita coceira no corpo;
  • olhos avermelhados.

Quais são as sequelas da zika?


Uma das principais sequelas da zika ocorre na transmissão da doença da gestante para o feto. Nesses casos, a criança pode desenvolver lesões irreversíveis no cérebro que comprometem a formação do bebê. Uma das mais conhecidas e graves é a microcefalia. 
Ela ocorre quando há deformações nos ossos da cabeça, um grande sinal de que o cérebro não cresceu adequadamente. Outras complicações que podem surgir são:
  • Encefalite: inflamação no cérebro causada por vírus ou bactérias; 
  • Síndrome de Guillain-Barré: uma doença que induz o sistema imunológico do próprio corpo a atacar parte do sistema nervoso.

Quem teve zika pode pegá-la de novo? 


Ainda não existem estudos que comprovem a imunidade permanente contra o zika vírus.

Como diagnosticar a doença?


O primeiro passo é ir ao médico. Ele pode prescrever alguns exames para o diagnóstico da zika, dentre eles: exames de sangue (sorologia), biologia molecular e o teste rápido. 

Qual é a cura da zika?


A maioria das pessoas infectadas com o zika vírus se curam de forma espontânea depois de 10 dias do início dos sintomas.

Como é feito o tratamento?


O médico pode prescrever remédios para controlar a febre e aliviar a dor. Caso haja complicações, o profissional da área da saúde verifica qual tipo de tratamento deve ser aplicado. É muito importante que a pessoa infectada com o zika vírus não se automedique. 

Quais são as medidas de prevenção contra o zika vírus?


A principal maneira de prevenir a transmissão do zika vírus é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A recomendação é não deixar água parada em vasos de plantas, pneus e qualquer outro recipiente capaz de acumular líquido. Diferente da dengue, ainda não há vacina disponível contra o zika vírus. 
Utilizar mosquiteiros, inseticidas, repelentes e vestimentas que cobrem boa parte da pele podem ajudar a evitar a picada do Aedes aegypti. Usar camisinha durante as relações sexuais também ajuda a prevenir a transmissão do zika vírus. 

Faça os seus exames e vacinas com a Beep Saúde!


Quem deseja fazer o exame de sorologia para a detecção do zika vírus, pode fazê-lo aqui na Beep Saúde. Vamos até a sua casa fazer a coleta de sangue, de domingo a domingo, e você não paga taxa domiciliar. Baixe o nosso aplicativo e agende agora mesmo uma visita!