A fibromialgia ou Síndrome da Fibromialgia (FM) — é uma condição clínica que pode se manifestar por todo o corpo, sendo a musculatura a principal parte atingida. Causando aquela sensação de dor muscular no corpo inteiro, somada a um cansaço inexplicável, sono em excesso e sensibilidade ao toque, ela pode gerar até um quadro de depressão. Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é a fibromialgia, quais os principais sinais e sintomas, as causas, como tratar e mais. Confira!
ilustração mostrando uma mulher de costas apalpando a parte de baixo do pescoço indicando sinais de fibromialgia

O que é a fibromialgia?


A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória que apresenta uma dor crônica em diversas partes do corpo, principalmente nos tendões e em regiões de articulação. Ela também manifesta sinais de cansaço, ansiedade, alterações de concentração e memória, distúrbios do sono, problemas intestinais e depressão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a depressão está presente em 50% dos pacientes com quadro de fibromialgia. Ou seja, ela é comum nesses casos, porém, não quer dizer que todo paciente com fibromialgia tenha depressão.
O Ministério da Saúde informa que um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que, aproximadamente, 4 milhões de pessoas convivem com essa síndrome no Brasil. Dentre elas, entre 75% e 90% são mulheres.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a maioria das pessoas com fibromialgia tendem a permanecer com sinais de dor e fadiga ao longo da vida. Contudo, essas pessoas conseguem manter uma vida normal, trabalhando e realizando atividades regulares do dia a dia. No momento, não existem estudos que indiquem que pessoas com esse quadro desenvolvam outras doenças reumatológicas.

O que causa a fibromialgia?


Geralmente, a fibromialgia se apresenta após ocorrência de eventos graves na vida da pessoa, como algum trauma físico ou psicológico, ou até mesmo uma infecção grave.

Quais são os sinais e sintomas da fibromialgia?


Os sinais e sintomas podem variar, principalmente, pela intensidade que cada pessoa sente. O principal sintoma da fibromialgia é a forte dor pelo corpo, que pode durar por meses. Além disso, também pode ocorrer:
  • Alteração do sono;
  • Fadiga;
  • Ansiedade;
  • Alteração no hábito intestinal;
  • Falta de memória;
  • Falta de concentração;
  • Depressão.
Existem alguns pontos específicos pelo corpo que tendem a manifestar essas dores crônicas, como: articulação do maxilar, músculos, rigidez nas articulações, dor na região torácica, entre outros.
ilustração do corpo humano mostrando os pontos de onde ocorre a fibromialgia

Como é a dor da fibromialgia?


A dor pode ser mais localizada ou se espalhar pelo corpo inteiro, e sua intensidade vai aumentando conforme o tempo vai passando. As pessoas com essa enfermidade são tão sensíveis ao toque que muitos sequer suportam um simples abraço.

Como tratar a fibromialgia?


Existem algumas maneiras de controlar a doença. São elas:


  • Exercício físico regular;
  • Exercício para fortalecer os músculos;
  • Medicamentos prescritos pelo médico para aliviar a dor.
Tudo deve ser feito após uma avaliação médica. O profissional especializado irá recomendar o melhor tratamento caso a caso.

Como é o diagnóstico?


Não existe uma maneira específica para identificar a fibromialgia. Durante a consulta, o médico poderá detectar por meio das queixas dos pacientes. Geralmente, são pedidos alguns exames laboratoriais para excluir a possibilidade de outras doenças e, então, poder diagnosticar o quadro como fibromialgia. Sendo assim, o diagnóstico da fibromialgia é clínico.

Como se prevenir?


Segundo o Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso e não existe um método de prevenção comprovado.

Acompanhamento médico


Agora que você já sabe o que é a fibromialgia, lembre-se que é essencial o acompanhamento com um médico de confiança para dar início ao tratamento e verificar a evolução e melhora do quadro, caso seja confirmado o diagnóstico.

Importante:


Aqui na Beep, você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar! Faça tudo no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilhe com a gente sua experiência com a fibromialgia! Assim, você vai ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.