As vitaminas são nutrientes obtidos por meio da alimentação. Elas agem junto com algumas enzimas e ajudam a controlar a atividade celular. O objetivo é promover o equilíbrio do corpo humano. Nesse post, você vai entender a importância delas, qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas e muito mais. Confira! 

Visão de cima de uma mesa com várias frutas, legumes e grãos, como: abacate, uva, laranja, entre outras. Elas representam o post sobre qual nome do exame que detecta falta de vitaminas.


O que são vitaminas? 


Antes de falar qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas, vamos explicar o significado delas. Elas são um grupo de compostos químicos orgânicos fundamentais para o nosso organismo.
As vitaminas não são feitas pelo nosso próprio corpo, mas são obtidas por meio de alimentos com origem animal ou vegetal. A melhor forma de ingeri-las é por meio de uma dieta balanceada, saudável e com ingredientes frescos. 

Tipos de vitaminas:


Ao todo, existem 13 tipos de vitaminas. São elas: 
  • Vitamina A;
  • Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12);
  • Vitamina C; 
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K. 

Acesse o nosso post sobre exames de rotina – vitaminas para entender em detalhes quais são as suas respectivas funções. 

Qual é a importância das vitaminas?


As vitaminas são muito importantes para o metabolismo normal do corpo e são necessárias em quantidades pequenas. De uma maneira geral, elas ajudam a:
  • Fornecer energia ao corpo; 
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Manter a saúde das mucosas e da pele;
  • Recuperação de doenças.

Por ter toda essa importância para o corpo, tanto o excesso quanto a falta de vitaminas podem prejudicar a saúde.

Mitos sobre vitaminas  


Sempre que falamos em vitaminas surgem alguns mitos acerca desse assunto. Algumas pessoas falam que tomar vitamina C ajuda a prevenir a gripe.
Outras insistem em dizer que elas combatem o colesterol…Tudo isso não é verdade. As vitaminas também não ajudam a:
  • Abrir o apetite;
  • Aumentar o interesse sexual;
  • Combater o estresse;
  • Diminuir o cansaço físico e/ou mental;
  • Engordar ou emagrecer;
  • Estimular o cérebro;
  • Prevenir doenças além das que são causadas pela falta de vitaminas;
  • Proporcionar energia ou força;
  • Substituir exercícios físicos e refeições. 


O que pode ocorrer no organismo se houver falta de vitaminas?


A falta de vitaminas, também chamada de hipovitaminose, ocorre quando não há uma dieta balanceada e a pessoa acaba consumindo uma baixa quantidade de vitaminas.  
Outra possibilidade de ocorrer a hipovitaminose é quando a pessoa até come boas quantidades de alimentos que contém vitaminas, mas o corpo é que não consegue absorvê-las bem. 
Logo, essa falta pode ocasionar diversas doenças, dependendo do tipo de vitamina que está em falta no organismo. Confira algumas delas: 

Falta de vitamina A: 


A falta de vitamina A pode causar anemia, dificuldade para a pessoa enxergar durante a noite, etc. A pessoa também corre o risco de perder a visão totalmente em casos mais graves.

 Falta de vitaminas do complexo B:


A falta de vitaminas do complexo B pode causar ansiedade, cansaço, irritação, inflamação na boca/pele/olhos/, insônia e queda de cabelo. Entretanto, é preciso ficar atento porque a falta de vitaminas específicas (B1 a B12) podem causar outros tipos de complicações. 

Falta de vitamina C: 


A falta de vitamina C pode tornar as gripes e resfriados mais comuns. Pode ocorrer também sangramento e manchas avermelhadas pelo corpo. Em casos mais graves, a falta de vitamina C causa o escorbuto.

Falta de vitamina D: 


A falta de vitamina D pode causar dores musculares e nos ossos. Nas crianças, pode prejudicar o crescimento. 

Falta de vitamina E: 


A falta de vitamina E é bem rara, mas quando ela ocorre pode causar alterações em alguns nervos, resultando em formigamento, problema de visão e até fraqueza nos músculos. 

Falta de vitamina K: 


Assim como a Vitamina E, a falta da vitamina K também é bem rara. Em níveis baixos, ela pode reduzir a coagulação do sangue e aumentar a possibilidade da pessoa ter algum tipo de hemorragia.

Qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas?


Se você quer saber qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas, os mais indicados pelos médicos são: exame de sangue (hemograma completo) e exame de urina
Quando há suspeita de deficiência de vitaminas, outros exames podem ser solicitados para complementar o diagnóstico. 

Onde fazer esses exames?


Os exames de sangue e de urina podem ser feitos na rede particular de saúde. Aqui na Beep, você pode fazê-los no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxas domiciliares. Baixe o nosso app e agende uma visita! 

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer os agendamentos dos exames e vacinas desejados diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Agora que você já sabe qual nome do exame que detecta falta de vitaminas e já precisou  fazê-lo, compartilhe sua experiência com a gente! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.
Fontes: 
MD Saúde | Beep Saúde