As vitaminas são nutrientes obtidos por meio da alimentação. Elas agem junto com algumas enzimas e ajudam a controlar a atividade celular. O objetivo é promover o equilíbrio do corpo humano. Nesse post, você vai entender a importância delas, qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas e muito mais. Confira! 

Visão de cima de uma mesa com várias frutas, legumes e grãos, como: abacate, uva, laranja, entre outras. Elas representam o post sobre qual nome do exame que detecta falta de vitaminas.


O que são vitaminas? 


Antes de falar qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas, vamos explicar o significado delas. Elas são um grupo de compostos químicos orgânicos fundamentais para o nosso organismo.
As vitaminas não são feitas pelo nosso próprio corpo, mas são obtidas por meio de alimentos com origem animal ou vegetal. A melhor forma de ingeri-las é por meio de uma dieta balanceada, saudável e com ingredientes frescos. 

Tipos de vitaminas:


Ao todo, existem 13 tipos de vitaminas. São elas: 
  • Vitamina A;
  • Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12);
  • Vitamina C; 
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K. 

Acesse o nosso post sobre exames de rotina – vitaminas para entender em detalhes quais são as suas respectivas funções. 

Qual é a importância das vitaminas?


As vitaminas são muito importantes para o metabolismo normal do corpo e são necessárias em quantidades pequenas. De uma maneira geral, elas ajudam a:
  • Fornecer energia ao corpo; 
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Manter a saúde das mucosas e da pele;
  • Recuperação de doenças.

Por ter toda essa importância para o corpo, tanto o excesso quanto a falta de vitaminas podem prejudicar a saúde.

Mitos sobre vitaminas  


Sempre que falamos em vitaminas surgem alguns mitos acerca desse assunto. Algumas pessoas falam que tomar vitamina C ajuda a prevenir a gripe.
Outras insistem em dizer que elas combatem o colesterol…Tudo isso não é verdade. As vitaminas também não ajudam a:
  • Abrir o apetite;
  • Aumentar o interesse sexual;
  • Combater o estresse;
  • Diminuir o cansaço físico e/ou mental;
  • Engordar ou emagrecer;
  • Estimular o cérebro;
  • Prevenir doenças além das que são causadas pela falta de vitaminas;
  • Proporcionar energia ou força;
  • Substituir exercícios físicos e refeições. 


O que pode ocorrer no organismo se houver falta de vitaminas?


A falta de vitaminas, também chamada de hipovitaminose, ocorre quando não há uma dieta balanceada e a pessoa acaba consumindo uma baixa quantidade de vitaminas.  
Outra possibilidade de ocorrer a hipovitaminose é quando a pessoa até come boas quantidades de alimentos que contém vitaminas, mas o corpo é que não consegue absorvê-las bem. 
Logo, essa falta pode ocasionar diversas doenças, dependendo do tipo de vitamina que está em falta no organismo. Confira algumas delas: 

Falta de vitamina A: 


A falta de vitamina A pode causar anemia, dificuldade para a pessoa enxergar durante a noite, etc. A pessoa também corre o risco de perder a visão totalmente em casos mais graves.

 Falta de vitaminas do complexo B:


A falta de vitaminas do complexo B pode causar ansiedade, cansaço, irritação, inflamação na boca/pele/olhos/, insônia e queda de cabelo. Entretanto, é preciso ficar atento porque a falta de vitaminas específicas (B1 a B12) podem causar outros tipos de complicações. 

Falta de vitamina C: 


A falta de vitamina C pode tornar as gripes e resfriados mais comuns. Pode ocorrer também sangramento e manchas avermelhadas pelo corpo. Em casos mais graves, a falta de vitamina C causa o escorbuto.

Falta de vitamina D: 


A falta de vitamina D pode causar dores musculares e nos ossos. Nas crianças, pode prejudicar o crescimento. 

Falta de vitamina E: 


A falta de vitamina E é bem rara, mas quando ela ocorre pode causar alterações em alguns nervos, resultando em formigamento, problema de visão e até fraqueza nos músculos. 

Falta de vitamina K: 


Assim como a Vitamina E, a falta da vitamina K também é bem rara. Em níveis baixos, ela pode reduzir a coagulação do sangue e aumentar a possibilidade da pessoa ter algum tipo de hemorragia.

Como saber se há uma hipovitaminose ou hipervitaminose?


Por meio das dosagens diretas de cada vitamina. Na Beep, esses exames podem ser realizados mediante prescrição médica e agendamento. Você pode fazê-los no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxas domiciliares. Baixe o nosso app e agende uma visita! 

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer os agendamentos dos exames e vacinas desejados diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Agora que você já sabe qual nome do exame que detecta falta de vitaminas e já precisou  fazê-lo, compartilhe sua experiência com a gente! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.