Pense na seguinte cena: você toma banho, escolhe a roupa, se arruma, sai de casa, chega no laboratório e espera horas na fila para fazer o seu exame. Só de ler todas essas etapas já cansa, né? Agora, pense no quanto seria bom cortar tudo isso e cuidar da sua saúde na sua residência. É exatamente isso que o serviço de exame domiciliar proporciona. Quer entender melhor sobre o assunto? Leia o nosso post completo. 

Enfermeiro fazendo o exame domiciliar de Swab nasal em uma mulher


O que é exame domiciliar?


Exame domiciliar é todo aquele que pode ser realizado na casa da pessoa. Esse tipo de serviço, oferecido por algumas empresas de saúde, permite que o paciente não precise se deslocar até uma clínica ou laboratório.

Como funciona a coleta domiciliar de exames?


É preciso procurar a empresa que oferece o serviço de coleta domiciliar e agendar o exame, seja via ligação, mensagem instantânea ou aplicativo. Na hora marcada, uma equipe especializada vai até à casa da pessoa para fazer o exame solicitado. 


Como realizar uma coleta domiciliar?


A forma como esse material será coletado vai depender muito do tipo de exame escolhido. No nosso post sobre como fazer coleta domiciliar, falamos um pouco sobre o assunto com base em alguns exames oferecidos pela Beep Saúde. 
Por exemplo, no caso do exame de sangue, a própria extração do sangue é feita na casa do paciente. O mesmo vale para o teste do pezinho realizado para triagem neonatal em bebês recém-nascidos. Por outro lado, exames como urina ou fezes são feitos pela própria pessoa, e a coleta domiciliar apenas busca a amostra extraída. 

Quais são as vantagens de fazer exames em casa?


São muitas as vantagens de escolher uma empresa de saúde que oferece os serviços de exames em casa. A primeira delas é aguardar o atendimento no conforto do lar. Além disso, outros diferenciais positivos são:
  • Não precisar esperar enquanto conferem os documentos antes de fazer os exames;
  • Não ter que enfrentar filas ou mesmo pegar senhas para fazer o atendimento; 
  • Possibilidade de fazer os exames no horário que mais se encaixa na sua rotina, entre outros. 

Caso a pessoa escolha fazer os exames com a Beep Saúde, o cliente ainda conta com outras vantagens, como: 
  • Possibilidade de fazer exames em casa de domingo a domingo;
  • Não paga taxa domiciliar, seja qual for a faixa etária do paciente;
  • Agenda todos os exames pelo aplicativo da Beep Saúde e em até 3 minutos;
  • Dependendo do tipo de exame, é possível fazê-los com o seu plano de saúde. Confira todos que aceitam a Beep Saúde

5 tipos de exames que podem ser feitos em casa


Diversos exames podem ser feitos no conforto de casa. Conheça alguns deles: 

1. Exames de Covid-19


Alguns tipos de exames de covid-19 verificam se a pessoa está com o coronavírus no momento. Já outros identificam se a pessoa teve contato com o vírus (SARS-CoV-2) ou possui anticorpos neutralizantes. 
Os exames que podem ser feitos são: RT-PCR (via swab nasal ou saliva), sorologia para Covid-19 IgG/IgM e Anticorpos Neutralizantes contra Covid-19 (no sangue). Entenda como eles funcionam e quando são mais indicados no post sobre os exames de covid-19.

 2. Exames de sangue


Os exames de sangue, na maioria das vezes, podem ser pedidos pelos médicos como rotina para fazer a detecção de alterações precoces ou para investigar a presença de doenças, como: diabetes, alterações do perfil de colesterol, doenças da tireoide, entre outras. 
Alguns tipos de exames de sangue são: glicemia, colesterol total, TSH, hemograma completo, entre outros. No nosso post Como fazer exame de sangue e quais são os tipos, trazemos mais detalhes sobre o assunto. Confira!

3. Exames de urina


Os exames de urina, geralmente, são pedidos como adjuvantes a outros exames na identificação de problemas no sistema urinário, como: a presença de insuficiência renal, pedras nos rins e infecções. 
Alguns tipos de exames de urina são: Elementos Anormais do Sedimento (EAS) – urina tipo 1 e Urocultura. Para você entender melhor para que eles servem, fizemos o post Como fazer exame de urina: do preparo até a entrega no laboratório

4. Exames de fezes


Os exames de fezes são solicitados pelos médicos quando eles desejam investigar a presença de possíveis problemas no sistema digestivo como, por exemplo, pesquisa de elementos anormais nas fezes (sangue, leucócitos, gordura), parasitoses (verminoses) e infecções virais e bacterianas. 
Alguns tipos de exames que podem ser pedidos são: macroscópico, parasitológico, coprocultura, entre outros. 

5. Exames Genéticos


Os exames genéticos fazem uma investigação do material genético da pessoa. O objetivo é verificar se existem mutações específicas nos cromossomos e genes que possam indicar a presença de condições genéticas, como: Síndrome de Down, de Turner, de Patau, entre outras. 

Só é possível fazer os exames citados acima? 


Não. Além dos tipos que foram listados neste post, existem muitos exames que podem ser feitos no conforto de casa, principalmente, aqui pela Beep Saúde. 

Qual laboratório faz exames em casa?


A Beep Saúde faz exames em casa e aplica vacinas também. Considerada a maior empresa de saúde domiciliar do Brasil, disponibiliza exames de sangue, fezes, urina e muitos outros. O atendimento é feito de domingo a domingo e sem cobrar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende uma visita agora mesmo.