Algumas enfermidades, como o HPV, têm um grande potencial de se tornarem graves, podendo até mesmo levar as pessoas à morte. A boa notícia é que essa e muitas outras são doenças preveníveis por vacina. Neste post, você vai conhecer 5 delas. Confira!
Homem afrodescendente mostra o braço com o curativo depois de ter se protegido contra uma das doenças preveníveis por vacinas

Qual é a importância de aplicar as vacinas? 


A vacinação previne as pessoas de doenças potencialmente graves e impede a sua disseminação na população. A adoção de um calendário e esquema vacinal eficientes evita determinadas doenças que, muitas vezes, podem levar a pessoa à morte.

Conheça 5 doenças preveníveis por vacina


Existem diversas doenças preveníveis por vacinas. Como não conseguiríamos escrever sobre todas elas em um único post, desse total, selecionamos 5 com imunizantes disponíveis. Confira! 

1. Catapora


A catapora (também chamada de varicela) é uma doença em que os seus principais sintomas são: presença de lesões no corpo de diversas apresentações máculas, pápulas, bolhas e crostas. Outros sintomas presentes são febre e coceira. 
Causada pelo vírus varicela-zoster, ela é uma doença benigna que pode evoluir com gravidade e complicações, como: meningite e sepse.
Para preveni-la, é extremamente importante tomar a vacina contra a varicela (ou Tetravalente Viral), pois a catapora é muito contagiosa em quem nunca teve ou nunca aplicou o imunizante contra esse vírus. 

2. Caxumba 


A caxumba é uma doença causada pelo Paramyxovirus da classe rubulavirus. Esse tipo de vírus acomete caracteristicamente as glândulas parótidas (uma das 3 glândulas salivares). Ela causa sintomas, como: febre, dor e inchaço da parótida que se localiza na região próxima da mandíbula. 
Casos mais graves e complicações são raras, como: inflamação dos testículos, dos ovários, pâncreas e meningoencefalite. 
É extremamente importante tomar as vacinas contra a doença (Tríplice ou Tetra Viral), pois essa é a única forma de prevenir a caxumba que pode ser transmitida uma semana antes e 9 dias depois da manifestação dos sintomas.

3. Difteria


A difteria é uma doença grave que pode levar a pessoa à morte. Os principais sintomas que um indivíduo infectado pela bactéria Corynebacterium diphtheriae pode apresentar são: febre, cansaço, palidez e dor de garganta discreta. 
É importante tomar a vacina contra a doença, porque ela é a principal forma de prevenção contra a infecção. Alguns imunizantes utilizados são: vacina Pentavalente (ou Hexavalente), Tríplice bacteriana (DTPw / dTpa/ DTPa) e Dupla bacteriana (DT ou dT). 


4. Gripe (Influenza)


A gripe (influenza) é uma doença que pode gerar complicações e levar a pessoa à morte. Alguns dos seus principais sintomas são: coriza, febre alta, tosse e dor de garganta. 
É muito importante que as pessoas tomem a vacina contra a doença, porque ela é a melhor forma de prevenção contra a gripe. 

Vacina contra a gripe oferecida pela rede pública versus rede privada


A vacina contra a gripe oferecida no SUS é trivalente. Ela faz a proteção contra 2 cepas do vírus Influenza do tipo A e uma cepa do tipo B. 
 Já o imunizante contra a gripe disponível na rede privada é a quadrivalente. Ela protege contra 4 cepas: 2 da Influenza do tipo A e duas do tipo B, o que garante uma proteção maior contra a doença. 

5. HPV


O Papilomavírus Humano (mais conhecido como HPV) é considerado uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). O principal sintoma dessa doença é a presença das verrugas genitais. Dependendo do tipo de HPV, ele pode causar câncer de colo de útero, entre outros.
É preciso aplicar a vacina contra a doença (HPV Quadrivalente), pois essa é a principal forma de prevenção. 

Quais vacinas podem ser encontradas na Beep Saúde? 


Podem ser encontradas as seguintes vacinas citadas no post: 
  • Gripe (Quadrivalente);
  • Hexavalente (DTPa-VIP-HB/Hib);
  • HPV Quadrivalente; 
  • Pentavalente acelular (DTPa-VIP/Hib);
  • Tetra bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa-VIP);
  • Tríplice bacteriana acelular do tipo infantil e adulto (DTPa e dTpa);
  • Tríplice viral;
  • Varicela.

Enfrentar filas para aplicar vacinas não é nada confortável!


A gente pode facilitar a sua vida! 💚 Chame a nossa equipe para aplicar vacinas particulares citadas nesse post no conforto da sua casa. Ah, o nosso atendimento é feito de domingo a domingo (inclusive em feriados) e sem cobrar taxa domiciliar. #FazUmBeep!