O que é a coriza?


Coriza é uma secreção que ocorre nas vias nasais devido a algum processo inflamatório na região. É um quadro comum a algumas doenças do trato respiratório, como resfriado, gripe, rinite alérgica e Covid-19, e costuma vir acompanhada de outros sinais e sintomas (espirro, tosse, nariz entupido, entre outros).
Na maioria das vezes, esse corrimento tem um aspecto transparente/claro podendo também ser amarelado, esverdeado ou misturado com sangue. Sua principal função é envolver o agente causador da inflamação para tentar expulsá-lo do nosso organismo.
Uma mulher está sentada com um cobertor nas costas e assoando o nariz  

Clique aqui para baixar o app e agendar seus exames e vacinas em casa

Quais doenças causam a coriza?


Apesar de serem semelhantes em alguns aspectos e ainda confundirem muitas pessoas, as doenças que citamos anteriormente são diferentes e possuem suas particularidades, o que pode auxiliar no diagnóstico. Veja a seguir!
  • Resfriado


Trata-se de uma infecção respiratória mais leve, autolimitada, causada por um vírus, sendo o rinovírus o mais comum. A transmissão ocorre pelo contato com mãos infectadas, espirros ou tosse e tem alto índice de contágio. A duração média de um resfriado pode variar de 3 a 10 dias.
Além da coriza, outras manifestações como espirros, tosse e dor de garganta, podem ocorrer. Eventualmente podem surgir complicações, como desenvolvimento de otite, sinusite ou exacerbação da asma. Para o tratamento, o recomendável é lavagem nasal com soro fisiológico, analgésicos e antitérmicos se necessário.
  • Gripe


Causada pelo vírus Influenza, a gripe não deve ser confundida com o resfriado comum, pois as características clínicas são mais intensas. O aparecimento dos sinais e sintomas da gripe é mais rápido e tem maiores índices de complicações, como pneumonia.
No entanto, o meio de transmissão é semelhante ao do resfriado, variando apenas a durabilidade (a gripe pode persistir por até duas semanas). Os principais sinais e sintomas são: coriza, febre alta, dores no corpo e nas articulações, tosse, dor de garganta e perda do apetite.
A melhor maneira de se prevenir é tomando a vacina contra gripe. Antitérmicos e analgésicos são recomendados para aliviar os sintomas.

Veja também: O que é gripe, sintomas e vacinas


  • Rinite alérgica


Definida como uma inflamação da mucosa nasal, a rinite alérgica é provocada quando o organismo é exposto a algum alérgeno (substância causadora da alergia), como pólen, poeira ou até mudanças climáticas. Nesses casos, a coriza apresenta um aspecto mais transparente e vem acompanhada de espirro, coceira no nariz e congestão nasal.
De maneira geral, a rinite alérgica pode ser tratada com antialérgicos e com medidas preventivas, que englobam, principalmente, evitar o contato com os agentes responsáveis pela alergia. Se for algo constante, é aconselhável procurar um especialista para investigar o que pode estar causando a rinite e iniciar o tratamento.
  • Covid-19


A Covid-19 é uma infecção respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A transmissão ocorre pelo contato com a pessoa infectada, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, objetos e superfícies contaminadas (celulares, mesa, maçaneta etc.).
Os casos de Covid-19 vão desde assintomáticos até manifestações mais graves. Os sinais e sintomas podem variar entre: tosse, febre, coriza, dor de garganta, perda do paladar ou olfato, além de falta de ar e dor no peito – nos casos mais graves.
A melhor maneira de se prevenir é tomando a vacina contra Covid-19, além do uso de máscara, distanciamento social e demais orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Clique aqui e saiba mais sobre os testes de Covid-19


Como diferenciar resfriado, gripe, alergia e Covid-19?


De acordo com o Ministério da Saúde, é possível diferenciar essas doenças por meio dos seus sintomas.
  • Em casos de Covid-19 e gripe, é comum ter febre, sendo menos provável no resfriado;
  • Espirros são mais comuns no resfriado e raros em casos de gripe e Covid-19;
  • Nariz entupido geralmente ocorre em resfriados, eventualmente em gripe e, ocasionalmente, pode ser um sintoma do novo coronavírus;
  • As dores de cabeça são comuns na gripe, podendo ocorrer na Covid-19 e são menos comuns nos resfriados. 
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), é importante ressaltar que a febre não é um sintoma nos casos de alergia.
Veja abaixo o comparativo feito pelo Ministério da Saúde:
Tabela com os diferentes sintomas entre gripe, resfriado e covid-19 Fonte: Ministério da Saúde

Como tratar a coriza?


O tratamento para a coriza, dependerá da causa, como uso de antialérgicos no caso da rinite. Podem ser usados antitérmicos, se houver febre e analgésicos em casos de dor. Suco de laranja e caju – fontes de vitamina C – podem colaborar com a recuperação.
Um homem doente está deitado assoando o nariz. em frente tem uma mesa com alguns remédios   É importante associar os tratamentos à limpeza da região nasal. Assoar o nariz, por exemplo, ajuda a liberar as vias aéreas diminuindo a congestão.

Veja também: Como manter a imunidade alta em tempos de Covid-19


Importante:


Quer saber mais sobre outras doenças e exames? Então, navegue por nossa categoria com artigos sobre doenças, ou conheça os exames médicos disponíveis aqui na Beep Saúde.
Você pode tirar suas dúvidas e fazer os agendamentos dos exames e vacinas desejados diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas nossas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na Onda Verde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Conta pra gente o que você costuma fazer para cuidar e tratar da coriza! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que querem mais informações.
Fontes:
ASBAI | Agência Brasil | Unimed | Ministério da Saúde
Coriza Herpes-Zóster – Reações da vacina Pneumocócica 23 – Reações da vacina