Tosse alérgica: o que causa e como ela é?
A tosse alérgica representa a irritação nas vias aéreas ou pulmões causada por uma alergia respiratória que é, geralmente, ocasionada após o contato com alguns tipos de substâncias alérgicas, como: poeira, pelo de animais, pólen, fumaça de cigarro, perfume, produtos de limpeza, entre outros.
Quando a pessoa entra em contato com essas substâncias alergênicas, nosso organismo ativa células específicas, com produção do anticorpo conhecido como imunoglobulina (IgE). Por isso, é provocada uma reação inflamatória causando a tosse.
Pessoas que costumam ter tosse alérgica tendem a ter rinite, sinusite ou asma, por exemplo. Além disso, a tendência é que durante o inverno e outono o surgimento desse tipo de tosse seja mais comum, devido à mudança de temperatura.
Características da tosse alérgica
Geralmente a tosse é seca e persistente, sugerindo ser devido a alguma alergia. É aquele tipo de tosse que irrita a garganta e acontece várias vezes ao dia, muitas vezes causando até ânsia de vômito. Durante a noite costuma ser pior, podendo surgir repetidamente, causando a sensação de que não vai parar.
Muitas vezes as pessoas têm algum tipo de alergia respiratória que ainda não foi diagnosticada. Portanto, se a tosse for persistente e virar algo recorrente, é recomendável procurar um alergologista para ser examinado, identificar a causa e iniciar o tratamento.
Veja também – Coriza: Saiba mais sobre um dos sinais de doenças respiratórias
Quanto tempo dura a tosse alérgica?
A duração da tosse depende do estágio em que está a inflamação das vias respiratórias. A tosse aguda pode durar até 3 semanas; a tosse subaguda costuma durar de 3 a 8 semanas; já a tosse crônica, tem duração maior, ultrapassando 8 semanas.
Quando a tosse persiste por mais de 3 semanas, é recomendado procurar um especialista para investigar a causa.
Tratamento
Após a consulta com um especialista e a identificação da causa, o ideal é evitar contato com as substâncias que provocam a alergia, além da ingestão adequada de água, que ajuda pela hidratação do muco, contribuindo para redução da tosse.
Os xaropes caseiros, mel, própolis e medicamentos próprios para tosse também ajudam e são recomendados para aliviar o sintoma, de acordo com a prescrição médica.
Diagnóstico para tosse seca
É muito importante a história clínica e exame físico para diagnóstico da tosse. Os principais exames complementares incluem, raios-X de tórax e eventualmente dos seios da face, dosagem de anticorpos alérgicos no sangue, prova de função pulmonar, entre outros, a depender das características da tosse. (obs.: espirometria = prova de função pulmonar).
Por que a tosse piora durante a noite?
Quando estamos deitados, pode ocorrer um gotejamento pós-nasal, estimulando a tosse. Além disso, quando existe algum agente causador da alergia no quarto, devido ao contato mais intenso e por mais horas, estimula mais a tosse.
Veja também – Tuberculose: transmissão, sintomas e como tratar?
Tosse persistente
Muitas vezes a tosse alérgica pode se confundir com outras causas, devido à tosse ser seca e persistente. Algumas doenças que podem causar, também, esse sinal são:
- Refluxo gastroesofágico ou gastrite: geralmente causa a tosse seca após a ingestão de alimentos que causam refluxo na pessoa, gerando gosto amargo e ácido na boca;
- Tabagismo: o consumo constante de cigarro causa irritação na garganta, ocasionando uma tosse persistente e com secreção;
- Asma: tosse seca também é um sinal frequente e neste caso pode gerar falta de ar;
- Tuberculose: a tosse dessa doença, além de ser persistente e seca, também pode vir associada a sangue, sendo necessário acompanhamento médico.
A tosse alérgica tem cura?
A tosse alérgica deve ser investigada para identificar qual é o problema específico e iniciar o devido tratamento. Procure um médico especialista, assim que a tosse persistir e não melhorar com o tratamento inicial.
Cuide da sua saúde e da sua família sem sair de casa!
Aqui na Beep, você pode fazer exames e também comprar vacinas particulares. O melhor é que você não precisa sair de casa e nem enfrentar filas para cuidar da sua saúde, porque a nossa equipe vai até a sua residência. O nosso atendimento é de domingo a domingo (inclusive feriados).
Baixe o nosso aplicativo. Leva apenas 3 minutos para você manter a sua saúde e a de toda a sua família em dia. #FazUmBeep! ?
5 Comments
Comments are closed.
Eu tenho sempre uma garrafinha com água com casca de laranja e limão ou faço mel com limão e tomo algumas colherinhas ao decorrer do dia.
Tenho uma coceira na gaganta como se fosse um verminho. mordendo isso me provoca tosse e sai uma gosma ao tossi acontece mais ao dia a noite passo bem
Excelente Artigo!!!!
Então….. que coisa desagradável, desconfortável, eu uso andiroba pura, 2 gotas em cada narina, tomo 2 injeções diprobeta e diclofenaco, e tomando o remédio Rizi-M, lavando narinas com soro fisiológico mesmo assim persiste a inflamação, a media de 8 semanas demora para ir embora, preciso de ajuda isso atrapalha a nossa vida. preciso de ajuda
Olá, Claudio! Lamento pelos sintomas. A tosse persistente e crônica pode ter diferentes causas. Mantendo a tosse, o ideal é fazer uma avaliação médica para investigar a causa e tratar de forma direcionada.
Atenciosamente,
Dra. Michelli Rodrigues
Consultora Médica da Beep