Caxumba: sintomas, tratamento, vacinas, prevenção
Aquele resumão do que você vai ver por aqui:
- Como saber se estou com caxumba ou não?
- De que maneira se faz o diagnóstico da caxumba?
- Como é a transmissão da doença?
- Caxumba é perigosa na gravidez?
- Qual o tratamento da caxumba?
- Quais vacinas previnem caxumba?
- Grávidas podem se vacinar contra caxumba?
- A caxumba pode descer?
- É possível pegar caxumba mais de uma vez?
- Algumas recomendações.
- Receitas caseiras para o tratamento da caxumba.
Como saber se estou com caxumba ou não?
Fique atento aos sinais e sintomas, que são mais intensos nos adultos do que nas crianças.- Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (aquelas que ficam embaixo da mandíbula);
- Dor muscular e ao engolir;
- Febre;
- Mal-estar;
- Inapetência;
- Fadiga.
- Dor e inchaço nos testículos (orquite) e na região dos ovários (ooforite);
- Náuseas; vômitos, dor no abdome superior (pancreatite);
- Rigidez na nuca; dor de cabeça, prostração (meningite)
De que maneira se faz o diagnóstico de caxumba?
O diagnóstico é principalmente clínico, no entanto, há exames de sangue que identificam a presença de anticorpos contra o vírus no organismo da pessoa infectada.Como é a transmissão da doença?
A doença apresenta período de incubação de 14 a 25 dias, portanto, muitas pessoas infectadas podem transmitir a doenças sem ao menos saber que está com caxumba. A transmissão acontece após o contato direto com secreções das vias aéreas superiores (nariz e boca) da pessoa infectada, desde antes do surgimento dos sintomas até nove dias após.Caxumba é perigosa na gravidez?
É perigosa quando a mãe adoece no início da gestação e pode induzir ao aborto espontâneo, principalmente nas 12 primeiras semanas de gestação, porém, não há comprovações de que a doença possa ocasionar malformações ou prejudicar, de alguma forma, o bebê.Qual o tratamento indicado?
Não há remédios específicos para tratar a doença, portanto, são recomendados analgésicos e antitérmicos, além de repouso enquanto durar a infecção.Quais vacinas previnem?
Existem, tanto nos postos de vacinação da rede pública quanto nas clínicas privadas de imunizações, duas vacinas combinadas que protegem contra a caxumba. Vacina Tríplice Viral: que também protege contra sarampo e rubéola. Vacina Tetravalente Viral: que também protege contra sarampo, rubéola e varicela (catapora). Adultos não infectados e que não receberam a vacina na infância e adolescência, devem tomar a vacina. Portanto, não deixem de buscar a proteção!Grávidas podem se vacinar contra caxumba?
Não, as vacinas Tríplice e Tetravalente Viral são contraindicadas para gestantes por serem vacinas de vírus vivos atenuados (enfraquecidos), por isso é tão importante todos se vacinarem, criando o bloqueio vacinal que protegerá pessoas como as gestantes.A caxumba pode “descer”?
Sim, conforme já mencionamos acima, uma das complicações da caxumba é atingir órgãos inferiores como os testículos e ovários, tendo a esterilidade como consequência. Portanto, é uma doença que merece cuidado e atenção.É possível pegar caxumba mais de uma vez?
É bastante raro, mas pode acontecer.Algumas recomendações
- É recomendado manter o doente em repouso até desaparecerem todos os sintomas;
- Alimentos líquidos ou pastosos são as melhores opções para os enfermos, já que são mais fáceis para engolir;
- Os adultos que não foram vacinados e não tiveram caxumba devem ser vacinados, pois, caso contrário, eles podem ser infectados pelo vírus;
- Mulheres que desejam ter filhos e nunca tiveram a doença e não se vacinaram, devem buscar proteção 30 dias antes de tentar engravidar, pois a caxumba pode causar aborto espontâneo durante a gestação.