Ter uma vida mais saudável e com longevidade é tudo que as pessoas mais querem. Para isso, é necessário ter diversos cuidados com a saúde, principalmente, durante a terceira idade. Ir ao médico regularmente e aplicar vacinas são algumas iniciativas importantes. Nesse post, vamos falar sobre alguns exames para idosos que são excelentes maneiras de verificar se está tudo bem no organismo. Confira! 

Uma enfermeira e uma mulher da terceira idade sorrindo antes de fazer exames para idosos


Exames para idosos: por que fazer? 


Fazer exames de rotina em idosos ajuda a detectar doenças ou fatores de risco de forma precoce, o que facilita a prevenção e o tratamento. No caso de enfermidades como o câncer, por exemplo, descobri-lo cedo aumenta substancialmente as chances de cura. 

Clique aqui para baixar o app e agendar seus exames laboratoriais e vacinas em casa sem taxa domiciliar.


Conheça 6 importantes exames de rotina para idosos


São vários os exames que servem para verificar a saúde de pessoas que estão na terceira idade. Como não conseguiríamos descrever todos eles em um único post, selecionamos alguns dos principais aqui. Confira! 
1. Colesterol e Triglicerídeos
O exame de colesterol e triglicerídeos é feito a partir da coleta de sangue. Ele serve para verificar os níveis do colesterol bom (HDL) e ruim (LDL e VLDL). 
Pessoas idosas devem fazê-lo com intuito de promover prevenção e redução de risco cardiovascular. Se o “colesterol ruim” estiver em grande quantidade no organismo, por exemplo, existe a possibilidade dele causar infarto, angina ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Já o exame de triglicerídeos serve para verificar os níveis dessa gordura no sangue. É importante que os idosos façam essa análise, principalmente, para identificar o seu excesso no sangue, já que ele pode estar associado à obesidade, diabetes, além de constituir um importante fator de risco cardiovascular e pancreatite (inflamação do pâncreas). 
Níveis baixos de triglicerídeos, geralmente, não representam perigo. Entretanto, níveis muito baixos podem representar um marcador de desnutrição.

2. Creatinina e Ureia (Função renal)


Os exames de ureia e creatinina servem para investigar se existe insuficiência renal (incapacidade parcial ou completa do funcionamento dos rins). É muito importante a realização desses exames, porque uma das principais funções dos rins é fazer a filtração do sangue e eliminar as substâncias tóxicas do nosso corpo.

3. Ginecológicos 


A necessidade de realização desses exames deve ser avaliada pelos médicos de forma individualizada. Entretanto, de maneira geral, alguns são recomendados para mulheres idosas com vida sexual ativa, com idade entre 60 e 79 anos, como: 
  • Papanicolau: raspagem do colo do útero para detectar infecções ou câncer do colo do útero;
  • Mamografia e ultrassonografia mamária: servem para rastreamento e investigação de doenças da mama, incluindo o câncer de mama;
  • Ultrassonografia pélvica: exame de imagem que faz a investigação e diagnóstico de várias doenças ovarianas e uterinas, como: cistos, tumores, hiperplasia, miomas, entre outras.

Entenda em detalhes cada um desses exames no post “Saúde da mulher: quais são os exames femininos de rotina?

4. Glicemia (Glicemia em jejum)


O exame de glicemia é feito por meio de uma coleta de sangue. Nele, é possível identificar a presença de diabetes, pré-diabetes ou hipoglicemia. 

5. Hemograma Completo 


O hemograma completo também é feito a partir da coleta de sangue. Ele faz a análise das células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) para verificar se as taxas estão normais. Médicos costumam solicitá-lo como exame de rotina ou mesmo para verificar doenças como anemia, câncer, infecção, entre outras. 

6. PSA e Toque Retal (Próstata)


Ambos os exames que serão citados a seguir são voltados, apenas, para homens. É importante realizá-los regularmente, pois a idade é um grande fator de risco para o câncer de próstata, por exemplo. 
  • Exame de PSA: é feito a partir da coleta de sangue e verifica a presença do Antígeno Prostático Específico (PSA), uma proteína produzida pela próstata. Quando ela está em níveis elevados na corrente sanguínea, pode indicar que a pessoa tem câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna ou prostatite (inflamação da próstata);
  • Toque retal: é quando o médico utiliza uma luva lubrificada para tocar a próstata da pessoa e verificar se existem nódulos ou mesmo a presença de tecidos endurecidos. 

Como esses dois exames não confirmam o diagnóstico de doenças, como o câncer, por exemplo, o médico pode pedir outras análises para complementar o diagnóstico, como uma biópsia guiada por ultrassom e/ou ressonância magnética. 

Onde encontrar esses exames? 


Os exames de PSA, colesterol, triglicerídeos, ureia, creatinina, glicemia (glicemia em jejum) e hemograma completo podem ser encontrados aqui na Beep Saúde.
A melhor parte é que você pode fazê-los no conforto da sua casa e sem precisar se deslocar até uma clínica ou laboratório. Atendemos de domingo a domingo e você não paga taxa domiciliar. Baixe o nosso aplicativo e agende agora mesmo uma visita!