O exame de urocultura, também conhecido como cultura de urina, é um dos principais tipos de exames de urina e ele consegue identificar qual tipo de bactéria está ocasionando determinadas infecções. Neste artigo, você entenderá:

O que é o exame de urocultura?


O exame laboratorial de urocultura é responsável por identificar quadros de infecção urinária causada por microorganismos como bactérias.
Uma mulher segurando um frasco com amostra de urina

Para que serve o exame de urocultura?


Este exame é o mais recomendado para diagnosticar casos de infecções urinárias que dependendo da região que acometem são denominadas:
  • Cistite: esse tipo de infecção é muito comum e ocorre quando as bactérias presentes na região perineal e/ou genital passam para a bexiga e se multiplicam;
  • Infecção nos rins, conhecida como pielonefrite: esta infecção acomete os rins e costuma provocar sintomas como febre e dor pélvica;
  • Infecção na uretra, conhecida como uretrite: ocorre quando há uma inflamação na uretra, o canal que liga a bexiga à parte exterior para saída da urina.


Como é feito o exame de urocultura?


O passo a passo para o exame de urocultura, geralmente, é a coleta feita direto no laboratório ou em casa (desde que o conteúdo seja levado ao laboratório no prazo máximo de 2 horas após a coleta).
Deve-se coletar a primeira urina da manhã, após dispensar o primeiro jato e o jato do final – coletar apenas o jato médio. É necessário higienizar as partes íntimas e as mãos antes da coleta para evitar contaminação da amostra. A urina deve ser direcionada em um frasco estéril que deve somente ser aberto na hora da coleta.
Para crianças  que usam fraldas a coleta deve ser orientada pelo pediatra ou equipe de saúde se será por saco coletor estéril (que devem ser realizadas com limpeza local e colocação de saco coletor)  ou via sondagem que deve ser realizada em hospital geralmente e com equipe de saúde capacitada.

+ Saiba mais sobre como fazer o exame de urina


O que é o exame de urocultura com antibiograma?


Neste caso, após obter resultado positivo do exame de urocultura, é denominada a bactéria é solicitado o antibiograma para investigar quais os antibióticos esta será sensível e quais terá  maior resistência. Assim, é possível iniciar um tratamento mais adequado e certeiro.

> Veja também: como fazer exame de sangue e quais são os tipos


Resultado do exame de urocultura


  • Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes;
  • Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Observação:
  • Valores menores que 100 mil colônias devem ser discutidos com o médico se podem ser valorizados como infecção ou colonização;
  • Quando há múltiplas bactérias pode ser caso de contaminação e também deve ser discutido com o médico.

Urocultura na gestação


O exame de urocultura não detecta gravidez, somente auxilia ao médico na hora de investigar a presença de infecção urinária que nos exames de pré-natal é muito importante.

Outros tipos de exames de urina


  • Exame tipo 1 ou exame de urina simples (EAS) ou parcial de urina: ajuda a analisar diversos aspectos da saúde do paciente, sendo este o exame mais solicitado pelos médicos. Com ele é possível identificar doenças do trato urinário como infecções, pedras nos rins e insuficiência renal;
  • Exame de urina 24 horas: neste caso é necessário que a coleta seja feita, obrigatoriamente, em casa durante todo o dia. Ele serve para investigar a função dos rins e acompanhar doenças renais.

Sintomas de infecção urinária


Os sinais e sintomas de uma infecção urinária podem variar de acordo com a região afetada, podendo ser a uretra, bexiga ou rins. Os principais são:
  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia;
  • Urina em pouca quantidade;
  • Urina escura e com forte odor;
  • Febre constante.

Esqueça a ideia de sair de casa para entregar o exame de urocultura. Chame a Beep!


Aqui na Beep, você pode fazer exame de urocultura no conforto da sua casa, de domingo a domingo (incluindo feriados) e sem pagar taxa domiciliar.