O que é VCM no exame de sangue? Entenda o que isso significa

Ao realizar o exame de sangue, é possível analisar as células que compõem nosso sangue, uma delas as hemácias. Nessa avaliação, observamos alguns índices, como, por exemplo, o VCM – Volume Corpuscular Médio. Neste artigo, você entenderá o que é VCM no exame de sangue e qual o valor ideal. Confira!
um médico segurando um tubo de ensaio com amostra de sangue e com a outra mão preenchendo uma ficha - o que é vcm no exame de sangue

O que é VCM no hemograma? 


O volume corpuscular médio é um dos índices hematimétricos presentes no hemograma e é responsável por indicar o tamanho médio das hemácias, as células vermelhas do sangue. As alterações no tamanho das hemácias indicam características de determinados problemas de saúde.

Meu VCM está alto. O que pode ser?


Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a  anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de  hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras. 

E quando o VCM está baixo, o que significa?


Neste caso, quando o nível do VCM está baixo, significa que as hemácias estão pequenas e são denominadas microcíticas, indicando, por exemplo, condições como anemia por deficiência de ferro, talassemia e doenças crônicas.

+ Veja também: como fazer exame de sangue e quais são os tipos


Diagnóstico de anemia


Na anemia, ocorre redução em uma ou mais das principais medidas dos nossos glóbulos vermelhos (hemácias), obtidos como parte do hemograma. Uma baixa concentração de hemoglobina e/ou hematócrito, são os parâmetros mais usados para o diagnóstico.

> Sintomas e sinais de anemia

  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Dispneia (“falta de ar”);
  • Sonolência;
  • Dor de cabeça, entre outros.

Para entendermos melhor o tipo de anemia, é importante analisarmos também outros parâmetros, como os níveis de VCM, além de outros índices como o HCM, CHCM e RDW, descritos mais abaixo.  
  • VCM e HCM baixos: indica anemia por falta de ferro;
  • VCM e HCM normais: indica anemia crônica, talassemia;
  • VCM e HCM altos: indica anemia megaloblástica.

HCM, CHCM e RDW. O que significam?


Além do VCM, existem outros índices que ajudam avaliar as hemácias. São eles:
  • HCM ou HGM: a hemoglobina corpuscular média, também conhecida como hemoglobina globular média, é responsável por analisar o peso da hemoglobina presente nas hemácias. Esta hemoglobina é a proteína que se liga ao oxigênio e ajuda no seu transporte para o corpo, além de atribuir a coloração avermelhada aos glóbulos vermelhos. 
  • RDW: esta é a sigla para Red Cell Distribution Width, responsável por analisar a variação de tamanho entre as hemácias.
  • CHCM ou CHGM: a concentração da hemoglobina corpuscular média, também conhecida como concentração de hemoglobina globular média, serve para analisar a quantidade de hemoglobina presente nas hemácias.

Valores de referência


Os valores de referência para volume corpuscular médio, geralmente, é entre 80-100, podendo variar de acordo com cada laboratório.

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilha com a gente se você já fez exame de sangue e precisou entender o que era o índice VCM! Assim, você vai ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.
Fontes:
Uptodate | Ministério da Saúde | MD.Saúde | Drauzio Varella | Manual MSD