Neste artigo, você entenderá como fazer exame de urina, para que ele serve e como se preparar. Confira!
Mãos com luvas verde segurando um potinho do exame de urina

O que é exame de urina?


O exame de urina, também conhecido como exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), costuma ser solicitado pelos médicos para identificar possíveis alterações no sistema urinário e renal.

Para que serve esse exame?


O exame EAS serve para identificar doenças do trato urinário como infecções, pedras nos rins e insuficiência renal. A identificação dessas alterações é feita com base em três critérios diferentes:
  • Aspectos físicos: dor e densidade;
  • Aspectos químicos: pH, nitritos, glicose, proteínas, cetonas, bilirrubinas e urobilinogênio;
  • Anormalidades: sangue, bactérias, fungos, protozoários, espermatozoides, mucos, cilindros e cristais.

Quais são os principais tipos de exame de urina?


  • Exame tipo 1 ou exame de urina simples: é o exame mais solicitado, pois ajuda a analisar diversos aspectos da saúde do paciente. A investigação do exame tipo 1 é feita em três partes: análise das características físicas; características químicas; e do sedimento urinário;
  • Urocultura ou cultura de urina: consegue identificar qual tipo de bactéria ou fungo está ocasionando a infecção;
  • Exame de urina 24 horas: esse exame é um pouco diferenciado dos outros, pois é necessário que a coleta seja feita, obrigatoriamente, em casa durante todo o dia.


Qual é a forma correta de fazer exame de urina?


Deve-se coletar, de preferência, a primeira urina da manhã, após dispensar o primeiro jato e o do final, colhendo o médio. Antes da coleta, para evitar contaminação da amostra, é necessário higienizar as partes íntimas e as mãos com água e sabão e fazer a secagem da região genital.  
Caso não seja possível fazer a coleta pela manhã, o paciente pode colher a urina em qualquer horário do dia, desde que fique duas horas sem urinar, para conseguir acumular o volume de material ideal para a análise. 
O passo a passo para fazer o exame de urina, geralmente começa com a coleta feita direto no laboratório ou em casa (desde que o conteúdo seja levado ao laboratório no prazo máximo de 2 horas após a coleta). 
Na Beep, o paciente faz a coleta para o exame de urina em casa e nós retiramos o material, sem cobrar nada a mais por isso!
Uma mulher sentada apoiando a mão nos joelhos enquanto segura um potinho de exame de urina

Veja também: como fazer exame de sangue e quais são os tipos


Como é o preparo para o exame de urina?


Como preparo para o exame de urina, não é necessário fazer jejum. Mas, o médico pode solicitar a restrição de vitamina C, laxantes e antibióticos para evitar alterações nos resultados. Além disso, para o exame de urina, mulheres não devem realizar a coleta durante o período menstrual para não interferir nos valores do exame.
O paciente deve evitar atividades físicas intensas e consumo de álcool no dia da coleta. Apesar de não ter contraindicações, o paciente deve relatar ao médico se faz uso de algum medicamento constante, caso haja alguma alteração no resultado.


Quando o médico solicita o exame de urina?


O médico pode solicitá-lo em diversos momentos, como:
  • Exame de rotina: para avaliar a saúde do paciente. Uma maneira de estar em dia com os exames;
  • Investigar os sintomas: dependendo da queixa do paciente, o exame pode auxiliar na avaliação do médico;
  • Acompanhamento de doenças: para pacientes que estejam com alguma infecção, por exemplo, pode ser solicitado para acompanhar a evolução do quadro e se o tratamento está sendo eficaz.

Um médico escrevendo um prontuário enquanto seguro um potinho de exame de urina
É muito importante se consultar sempre com um médico de sua confiança, principalmente caso haja suspeita de alguma doença, além de investigar como anda sua saúde.

Veja também: como fazer exame de fezes e os principais tipos


O que pode ser detectado em um exame de urina?


Após a análise dos valores de referências, é possível identificar, através do exame de urina, algumas doenças ou alterações que possam estar presentes em determinadas enfermidades, sendo as principais:
  • Alterações que podem estar presentes no diabetes;
  • Alterações como hematúria (sangramento) que podem estar presentes em alguns tumores e na litíase renal (“pedra nos rins”);
  • Desidratação;
  • Infecções no aparelho urinário.

Faça exames em casa com a Beep!


A vantagem de fazer esse exame com a Beep é que você pode realizá-lo no conforto da sua casa, porque nós vamos até você para coletar o material (urina) e sem cobrar taxa domiciliar. Baixe o nosso aplicativo e agende uma visita agora mesmo.