Se você já vivenciou aquela sensação de dor ou de queimação ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, urina com a cor escurecida, além de um forte odor, então, possivelmente, já teve infecção urinária. Neste artigo, você entenderá mais sobre essa doença: o que é, quais são os tipos, os sintomas, como tratar e mais. Confira!
imagem mostrando uma mulher com as mãos na sua frente demonstrando estar sentindo dor na região genital, como se fosse uma infecção urinária

O que é infecção urinária?


A infecção urinária, também conhecida como infecção no trato urinário (ITU), ocorre,na maioria dos casos, pela bactéria Escherichia coli. Entretanto, também pode ser ocasionada por outros microrganismos. Ela é uma das causas mais frequentes de quadros de infecção na população e o exame de urina é uma das principais maneiras de obter o diagnóstico.  A infecção urinária é diferenciada de acordo com o tipo e a região atingida, podendo ser na uretra, na bexiga ou nos rins.

Quais são os sinais e sintomas da infecção urinária?


Os sinais e sintomas podem variar de acordo com o tipo de infecção, como você verá abaixo. Contudo, estes  são alguns dos principais:
  • Necessidade e urgência de urinar com maior frequência;
  • Ardência ao urinar;
  • Urina escura e com forte odor;
  • Febre;
  • Dor na região da bexiga.

Sintomas durante a gestação


Segundo a Secretaria do Estado de Saúde, a infecção urinária, além de ser a mais comum em mulheres jovens, também representa uma das complicações mais frequentes durante a gestação. Os sintomas são semelhantes aos de mulheres não grávidas e, às vezes, a pessoa pode ser assintomática. Por isso, é necessário fazer um exame de urina para investigar.

Quais são os tipos de infecção urinária?

  1. Uretrite (uretra) A uretrite ocorre quando a bactéria atinge somente a uretra, causando inflamação. Os sintomas mais comuns são: vontade de urinar com frequência, dificuldade para conseguir urinar, ardência e secreção amarelada na uretra.
     
  2. Cistite (bexiga) A cistite é a infecção urinária mais comum e, nesse caso, a bactéria passa da uretra e atinge a bexiga. Os sintomas mais comuns são: urgência em urinar (porém, a urina sai em pouca quantidade), queimação, sensação de peso na região, urina turva e com forte odor. Na maioria das vezes, não ocorre febre.
     
  3. Pielonefrite (rins) A pielonefrite é o tipo de infecção urinária dos casos mais graves, que atinge os rins. Os sintomas mais comuns são: febre, dor na barriga, costas ou virilha, queimação ao urinar, presença de sangue na urina, vontade frequente de ir ao banheiro, náuseas, calafrios e cansaço em excesso.

Quais são as causas da infecção urinária?


Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a principal causa da infecção urinária está relacionada com as bactérias, que são responsáveis por 70% a 85% dos casos. A infecção bacteriana é ocasionada pelo microrganismo  Escherichia coli, seguido por outros tipos, como o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis.

Como tratar a infecção urinária?


Para tratar a infecção urinária, é necessário realizar uma consulta médica, fazer exames específicos para identificar o tipo de infecção e dar início ao melhor tratamento, que pode ser com uso de antibióticos prescritos pelo médico.

Como é feito o diagnóstico?

O médico consegue obter um diagnóstico após a realização de exames de urina, como urocultura, exame de urina tipo I, além das queixas do paciente. No caso da infecção urinária, que atinge os rins – pielonefrite -, podem ser solicitados, também, exames de imagem para investigar melhor, auxiliando na identificação de possíveis complicações.

> Leia mais: como fazer exame de urina


Existem fatores de risco?


Sim. Alguns grupos são mais propensos a ter infecção por conta dos fatores de risco, sendo eles:
  • Pessoas do sexo feminino;
  • Mulheres na menopausa;
  • Falta de higienização antes e depois da relação sexual;
  • Cálculo renal;
  • Alterações na próstata;
  • Pessoas com histórico de procedimentos urológicos.

Algumas recomendações que ajudam em casos de infecção urinária


  1. Manter-se hidratado;
  2. Não segurar a urina, nem prolongar a ida ao banheiro;
  3. Urinar e higienizar a região íntima após relações sexuais;
  4. Lavar as mãos antes e após urinar e/ou evacuar.

Acompanhamento médico

Agora que você já sabe o que é a infecção urinária, lembre-se que é essencial o acompanhamento com um médico de confiança para dar início ao tratamento e verificar a evolução e melhora do quadro, caso seja confirmado o diagnóstico.

Importante:


Aqui na Beep, você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar! Faça tudo no conforto da sua casa, de domingo a domingo, sem pagar taxa domiciliar!
Ah, aproveite para nos seguir nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilhe com a gente sua experiência com a infecção urinária! Assim, você vai ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.