Sobre a vacina
A Vacina contra Febre Amarela protege contra a doença infecciosa transmitida por mosquitos vetores em locais rurais e urbanos, muito comum nas regiões tropicais da América do Sul e África. Não à toa, a vacina contra a febre amarela é obrigatória para quem pretende viajar para essas regiões.
Veja se você se enquadra nesta lista
Grupos com precaução para vacinação
Esses grupos contemplam indivíduos acima de 60 anos, pessoas vivendo com HIV/AIDS, pessoas que terminaram tratamentos quimioterápicos, quem faz uso de medicamentos imunossupressores, pessoas com síndrome mieloproliferativa crônica ou síndrome linfoproliferativa, pessoas com lúpus eritematoso sistêmico, pessoas com doenças hematológicas (hemofilia, doença falciforme) e transplantados de células de medula óssea.
Esses indivíduos devem ser avaliados por seus médicos assistentes e só poderão receber a vacina com liberação e prescrição médica.
Vacina contra Febre Amarela para viajantes
A vacina é sugerida aos viajantes com destinos nacionais ou internacionais como África do Sul, Ilhas Fuji, Tailândia e áreas de risco ou com obrigatoriedade de comprovação da vacinação.
Como a Febre Amarela é comum no Brasil, muitos países exigem a comprovação da vacinação aos viajantes brasileiros. Confira a lista desses países.
Portanto, se você vai viajar para o exterior, confira se o seu destino exige. Em caso afirmativo, você deverá solicitar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). A sua emissão é feita em locais habilitados – há opções públicas e privadas. A pessoa terá que se apresentar munida de documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação com o registro da vacina contra febre amarela.
Quem é contraindicado à Vacina contra Febre Amarela terá que pedir ao seu médico a emissão de certificado de isenção da vacinação justificando o fato. Esse documento permite a entrada de não vacinados nos países que exigem o CIVP.