Toda vez que ouvimos falar de uma doença com um nome complicado, como é o caso da fibrose cística, tendemos a achar que ela é muito grave. Infelizmente, essa realmente é, mas pode ser detectada no Teste do Pezinho e tratada. Quer saber mais informações sobre o assunto? Leia o nosso post completo!

Menina com fibrose cística deitada ao lado de um ursinho de pelúcia e com uma máscara de oxigênio na boca


O que é fibrose cística?


A fibrose cística (mucoviscidose) é uma doença hereditária que causa desequilíbrio na quantidade de sódio e cloro nas células produtoras do suor e muco. 
Indivíduos com essa enfermidade genética podem ter, como uma das consequências, a geração de um muco muito espesso que não consegue ser eliminado corretamente pelo próprio corpo. Ela é uma doença grave que pode levar a pessoa à morte.
Como quem tem a mucoviscidose libera uma grande quantidade de sal no suor e na saliva, o gosto salgado pode ser sentido ao beijar a pessoa. Por esse motivo ela também é conhecida como a “doença do beijo salgado”. 

Por que a fibrose cística é perigosa?


Como dissemos, uma das consequências da fibrose cística é o acúmulo de muco. Quando a pessoa tem essa doença, pode apresentar problemas no:
  • Fígado;
  • Intestino;
  • Pâncreas; 
  • Pulmões.  

Algumas das consequências variam de acordo com o local em que o muco está acumulado. Por exemplo: 
Nas vias respiratórias

No pâncreas e trato digestório

O acúmulo de muco pode fazer com que surjam bactérias e germes. Eles podem causar danos aos pulmões, como: inchaço, inflamações, bronquite e pneumonia.

O acúmulo do muco pode bloquear e impedir que diversas enzimas digestivas cheguem até o intestino.


Como pega fibrose cística?


Não tem como “pegar” a fibrose cística, porque ela não é uma doença contagiosa. 

O que causa a fibrose cística?


A causa da fibrose cística é genética. Ela ocorre após uma mutação celular na proteína Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator (CFTR). Como é uma doença hereditária, ela passa dos pais para a criança e existe uma espécie de pré-requisito para o bebê nascer com ela. 
É obrigatório que o pai e a mãe carreguem o gene recessivo da fibrose cística, mesmo que sejam assintomáticos (sem sintomas). Quando o feto recebe dois genes afetados (um do pai e outro da mãe), ele estará com a fibrose cística.

Quais são os sinais e sintomas?


Alguns dos sinais e sintomas da fibrose cística são:
  • Cirrose biliar;
  • Cor amarelada na pele e no branco dos olhos (icterícia) prolongada;
  • Dificuldade para ganhar peso;
  • Dor frequente no abdômen; 
  • Eliminação de sal pelo suor;
  • Excesso de gordura nas fezes (esteatorreia); 
  • Pancreatite recorrente;
  • Problemas respiratórios, como bronquite e pneumonia.

É possível que uma pessoa com fibrose cística não tenha sinais e sintomas?


Os sinais e sintomas da fibrose cística nem sempre aparecem logo depois do nascimento. Uma pessoa pode ser assintomática durante semanas, meses e até anos.

Como fazer o diagnóstico da fibrose cística?


O Teste do Pezinho, que faz parte da triagem neonatal, pode detectar a presença da fibrose cística em recém-nascidos. Já a confirmação do diagnóstico é via Teste Genético e Teste de Suor.

Há cura?


A fibrose cística não tem cura, mas tem tratamento.

Como fazer o tratamento da doença?


O tratamento da fibrose cística inclui fisioterapia respiratória, suplementação de vitaminas (A, D, E, K), suporte dietético, entre outros. O tipo mais adequado vai variar de pessoa para pessoa e deve sempre ser indicado por um médico.

Pessoas com fibrose cística não podem se tocar?


Portadores da fibrose cística são mais propensos a ter infecções e complicações. Dessa forma, os pacientes com a doença devem se manter distantes uns dos outros para evitar a propagação entre eles. 

A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva grave? 


A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva grave que não apresenta cura, mas possui tratamento.  

Qual é a expectativa de vida de uma pessoa com a doença?


É difícil estabelecer a expectativa de vida da fibrose cística, pois a gravidade da doença varia muito e, nos últimos anos, foram sendo introduzidos novas medicações para o tratamento. Dessa forma, com esta evolução, muitos pacientes conseguem chegar até a vida adulta com boa qualidade de vida. 

Teste do Pezinho no conforto de casa é com a Beep! 


Escolher a Beep é a maneira mais fácil e prática de cuidar da saúde. Com a gente, você não precisa sair de casa para fazer o Teste do Pezinho no seu bebê. A nossa equipe vai até a sua residência. Nosso horário de atendimento é de domingo a domingo (incluindo feriados).