Vacinas

Pneumocócica 23-Valente

Agende agora

Sobre a vacina

A Vacina Pneumocócica 23-Valente (VPP23) protege contra doenças graves provocadas por 23 sorotipos de pneumococos.

Quais doenças ela previne?

Pneumonia, meningite, bacteremia/septicemia.

Como é aplicada?

Via intramuscular.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Beep, com atendimento domiciliar e em qualquer clínica privada de vacinação e nos CRIEs.*

Indicação

– Crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições);
– Pessoas a partir de 50 anos como rotina. Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

Contraindicação

– A vacina Pneumocócica 23-Valente é contraindicada às crianças, adolescentes e adultos que apresentaram anafilaxia provocada por algum elemento ou dose anterior da vacina.
– Contraindicado para menores de 2 anos.
– Não é recomendada a aplicação no mesmo momento da vacina Herpes Zoster do laboratório MSD devido a redução da imunogenicidade da vacina Herpes Zoster. Considerar intervalo mínimo de 4 semanas entre as 2 vacinas.
 
Já a vacina contra Herpes Zoster do laboratório GSK pode ser feita junto com a VPP23 normalmente, sem prejuízo de eficácia, conforme previsto em bula.

Possíveis reações

Reações muito comuns: Dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, dor de cabeça.

Reações comuns: Cansaço, dor muscular, febre baixa e transitória.

Reações incomuns: Inchaço de todo braço, chegando até o cotovelo associado, a dor, coceira e calor no membro onde foi aplicada a vacina (reação de Arthus), hematoma e manchas vermelhas. 

Reações raras: Aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), dor nas articulações, calafrios, mal-estar e erupções na pele. 

Esquema de doses

– Recomenda-se a combinação da VPP23 com a VPC13 ou VPC15.
Idealmente, deve-se iniciar o esquema com a aplicação da vacina pneumocócica conjugada (VPC13 ou VPC15) e aplicar uma dose da VPP23 de 6 a 12 meses depois da dose da vacina conjugada, e outra 5 anos após a primeira dose da VPP23.

– Em caso de pacientes imunocomprometidos, esse intervalo entre a dose de VPC13 ou 15 para a VPP23, é reduzido para 2 meses.

– Dose única para crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica.

– Para pessoas a partir de 50 anos, recomenda-se o esquema sequencial da pneumocócica 23 polissacarídica com a pneumocócica 13 ou 15 valente conjugada.

Do que é feita a vacina?

A VPP23 é uma vacina inativada, não há como provocar a doença.
 
É composta de partículas purificadas (polissacarídeos) das cápsulas de 23 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo), cloreto de sódio, água para injeção e fenol.
* Para pessoas a partir dos 2 anos de idade, adolescentes e adultos com condições de saúde especiais – que as tornam propensas a ter doença grave causada pelo pneumococo – os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries) disponibilizam a vacina.

Baixe aqui o calendário vacinal completo.