Febre alta, dor atrás dos olhos e fraqueza. Só quem já teve os sintomas da dengue conseguiu sentir na pele o quanto ela pode ser incômoda e perigosa. Como esse é um assunto que causa muita preocupação das autoridades de saúde do mundo todo, fizemos um artigo explicando o que é dengue, quais são as suas principais fases e muito mais. Confira!
O que é a dengue?
A dengue é uma doença viral grave que, em alguns casos, pode levar a pessoa à morte. Causada por um vírus da família Flaviviridae, a principal forma de transmissão em humanos é por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais característicos são febre acima de 38.5ºC, presença de manchas vermelhas e dores pelo corpo.
Assista ao vídeo da Gerente Médica da Beep Saúde, Cristiana Meirelles, e entenda mais sobre a dengue:
Quantos tipos de vírus da dengue existem?
Existem 4 sorotipos do vírus causador da dengue: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.
Como se contrai o vírus da dengue?
O vírus da dengue pode ser contraído quando uma pessoa é picada pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti (principal transmissora) ou Aedes albopictus. Esses vetores precisam estar infectados com um dos quatro sorotipos da dengue para conseguir infectar um indivíduo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), há, também, registro de transmissão via transfusão de sangue e da gestante infectada para o feto.
A dengue é contagiosa?
Não. Pessoas com a dengue não conseguem transmitir o vírus para indivíduos saudáveis.
Existe algum período em que é mais comum ocorrer a transmissão?
A transmissão da dengue ocorre com maior frequência durante o verão por causa dos fatores climáticos, que podem ajudar na proliferação do Aedes aegypti em locais úmidos e quentes.
Quais são os principais sintomas?
A pessoa infectada com o vírus da dengue pode não apresentar sintomas, ou seja, ser assintomática. Entretanto, em alguns casos, o indivíduo pode ter sinais característicos das fases: febril, crítica e grave. Entenda a diferença entre cada uma delas:
Sintomas da dengue durante a fase febril
- Febre alta (39 °C a 40 °C), que surge de forma súbita e dura entre 2 e 7 dias;
- Dor atrás dos olhos, nas articulações, cabeça e no corpo;
- Fraqueza;
- Náusea;
- Vômito;
- Erupção e coceira na pele;
- Manchas vermelhas pelo corpo.
A pessoa pode, também, perder peso e, em alguns casos, apresentar diarreia. A maioria dos indivíduos se curam espontaneamente após 10 dias.
Sintomas da dengue durante a fase crítica
Quando não há a cura da doença de forma espontânea na fase febril, a dengue pode evoluir para a fase crítica, assim que a febre começa a ceder, entre o 3º e o 7º dia do começo da doença. Podem surgir alguns sinais de complicações, como:
- Dor intensa e contínua no abdômen;
- Vômito de forma persistente;
- Sangramento na gengiva e nariz;
- Sonolência;
- Irritabilidade;
- Tontura, entre outros.
Sintomas da dengue durante a fase grave (ou dengue grave)
O sintoma principal do estágio mais grave da doença é o choque hemorrágico, que consiste na perda de 1 litro de sangue, em média.
Essa situação faz com que o coração não consiga fazer o bombeamento do sangue para todo o organismo.
O resultado é o aparecimento de problemas graves em diversos órgãos que podem levar à morte, como:
- Encefalite: inflamação no cérebro causada por uma infecção viral ou bacteriana;
- Síndrome de Gulliain-Barre: uma doença que faz o sistema imunológico do próprio organismo atacar parte do sistema nervoso.
Como é a dengue hemorrágica?
Esse termo é muito conhecido e utilizado pelas pessoas para denominar a versão mais grave da doença. Entretanto, em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou a classificação e agora a dengue hemorrágica se chama “dengue grave”.
Quem pode desenvolver os sintomas graves da doença?
Pessoas de qualquer idade podem ser infectadas com o vírus da dengue. Entretanto, alguns grupos específicos têm mais chance de desenvolver sintomas graves da doença, levando à morte. São eles:
- Crianças;
- Idosos com mais de 65 anos;
- Gestantes;
- Pessoas com diabetes e/ou hipertensão.
O que fazer quando surgirem os sintomas da doença?
Quando apresentar qualquer sintoma da dengue – leve ou grave -, a orientação é procurar um atendimento médico o mais rápido possível.
Como diagnosticar a dengue?
O médico pode solicitar alguns exames para confirmar a presença da doença, como:
- Exames de sangue (sorologia);
- Biologia molecular e isolamento viral;
- Teste rápido (utilizado para a triagem).
Quais são os riscos para a mulher grávida que contrai o vírus da dengue?
Grávidas infectadas pelo vírus da dengue podem correr alguns riscos, como: aborto ou parto prematuro. Além disso, elas têm mais chances de apresentar os sintomas graves da doença, podendo levar à morte.
Essa doença tem cura?
Geralmente, as pessoas que contraem a dengue se curam de forma espontânea, em até 10 dias.
Como funciona o tratamento?
Ainda não existe um tratamento específico contra a dengue. O que a pessoa infectada pode fazer é repousar e beber muito líquido, principalmente, água. Médicos podem prescrever soro na veia, o que ajuda na hidratação. Outra recomendação muito importante é não tomar nenhum remédio por conta própria. É muito importante se consultar sempre com um médico de sua confiança, principalmente caso haja suspeita de alguma doença, além de investigar como anda sua saúde.
Como prevenir a dengue?
A principal forma de prevenção é combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti. A recomendação é eliminar a água de qualquer recipiente que possa se tornar criadouro do mosquito, como: tampinhas, pneus, vasos de plantas, entre outros.
Usar mosquiteiros, inseticidas, repelentes e roupas que cubram boa parte da pele pode ajudar a evitar a picada do mosquito. Outra forma de se prevenir contra a doença é tomar a vacina contra a dengue, disponível somente na rede privada de saúde.
Quem é infectado com a doença pode pegá-la de novo?
Ao contrair dengue uma vez, a pessoa fica imune permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Sendo assim, uma mesma pessoa é capaz de contrair a doença até quatro vezes.
A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira. Acredita-se, de acordo com a teoria de Halstead, que a resposta imunológica na segunda infecção é mais exacerbada, o que resulta em uma forma mais grave da doença.
Exames para detectar a dengue e a vacina contra a doença você encontra na Beep!
Aqui na Beep, você encontra os exames de sorologia para a detecção do vírus e a vacina contra dengue. O melhor? O nosso atendimento é de domingo a domingo. Ah, e temos outros tipos de exames laboratoriais (de sangue, urina e fezes) e vacinas particulares também. Marque um horário!