Vômito e diarreia são uns dos principais sintomas de pessoas que estão com gastroenterite, um tipo de inflamação que pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas. Neste artigo, você entenderá mais sobre o que é gastroenterite: como ela é transmitida, qual é o melhor tratamento, como se prevenir e mais. Confira abaixo!

O que é a gastroenterite?


A gastroenterite é uma inflamação em volta do estômago e dos intestinos grosso e delgado. Apesar da doença poder se desenvolver após a ingestão de medicamentos e toxinas químicas, ela costuma ser transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. A infecção ocasiona vômitos e/ou diarreias, febre, cólicas abdominais e perda do apetite, podendo gerar um quadro de desidratação.
uma imagem de uma pessoa com a mão no estômago simulando uma gastroenterite

Quais são as causas da gastroenterite?


A principal causa da gastroenterite é a contaminação do alimento. Porém, pode ocorrer, também, quando a mão suja e contaminada é levada à boca.

Quais são os tipos de gastroenterite?


Existem 3 tipos:
  1. Gastroenterite viral: mais comum em crianças, é causada pelo rotavírus, adenovírus ou norovírus. Essa infecção afeta o sistema digestivo.
  2. Gastroenterite bacteriana: causada pela bactéria Salmonella sp., Shigella sp., Campylobacter sp., Escherichia coli ou Staphylococcus aureus. Geralmente, é contraído por meio de alimentos contaminados
  3. Gastroenterite parasitária: causada pelo parasita Giardia lamblia, Entamoeba hystolitica e Ascaris lumbricoides; são mais comuns em ambientes com condições precárias de higiene.

Quais são os sinais e sintomas da gastroenterite?


Os sinais e sintomas mais comuns da gastroenterite são:
  • Diarreia;
  • Mal-estar;
  • Dor de barriga;
  • Vômito;
  • Enjoo;
  • Febre;
  • Perda de apetite.

Como tratar a gastroenterite?


O tratamento da gastroenterite, na maioria dos casos, pode ser feito em casa, por conta própria. O paciente pode melhorar fazendo uma dieta leve, se hidratando e repousando.
Caso os sinais e sintomas estejam muito fortes e sem apresentar melhoras, é recomendado procurar um médico para investigar melhor. Dependendo do agente infeccioso que causou a contaminação, será necessário fazer um tratamento com medicamentos adequados para o quadro.

Qual exame detecta a gastroenterite?


O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Aqui na Beep, você pode fazer seus exames no conforto da sua casa, de domingo a domingo, sem pagar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende seu horário! 


Como prevenir?


É importante higienizar as mãos e evitar o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e copos. Além disso, os alimentos devem ser sempre bem lavados, porque esse procedimento ajuda a eliminar os agentes causadores da infecção. No caso da gastroenterite viral causada pelo rotavírus, é possível se prevenir tomando a vacina contra o rotavírus.

O que comer em caso de gastroenterite?


Uma das principais recomendações em casos de gastroenterite é manter uma alimentação leve e saudável.
É aconselhável fazer uma dieta à base de frutas sem casca, vegetais cozidos, cereais com fibras de fácil digestão, proteínas magras, entre outros. Além disso, deve-se ingerir bastante água para estar sempre hidratado. Em contrapartida, alguns alimentos devem ser evitados, como: cafés, refrigerantes, mate, frituras e sementes. Um médico especialista é o mais recomendado para receitar e determinar a dieta mais adequada para cada caso.

Acompanhamento médico


Lembre-se que é muito importante o acompanhamento com um médico de confiança. Ele vai verificar qual é o melhor tratamento, caso haja a suspeita de maiores complicações.

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilhe com a gente sua experiência com a gastroenterite! Assim, você vai ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.