Dor de cabeça, rigidez no pescoço (rigidez de nuca), febre, náusea e vômito: esses são apenas alguns dos sintomas da meningite. A boa notícia é que alguns tipos dessa doença podem ser prevenidos de uma maneira bem simples. Hoje, nós vamos falar sobre a vacina Meningocócica B que é inativada e utilizada para a prevenção da meningite meningocócica tipo B e de algumas outras enfermidades. 

menina virada de costas e com trança no cabelo levanta o braço com um curativo após tomar a vacina meningocócica B


 

O que é vacina inativada?


A vacina inativada utiliza o vírus ou bactéria em uma das três formas: alterado, morto ou em partículas pequenas. Porém, não se preocupe: o imunizante não causa a doença. 
O que pode acontecer é o sistema imunológico achar que esse agente infeccioso que está na vacina vai causar problemas para o organismo. Então, ele se prepara para produzir anticorpos para combater essa “infecção”. Alguns exemplos de vacina inativadas são: Meningocócica ACWY, Tríplice Bacteriana, entre outras. 


Para que serve a Vacina Meningocócica B?


A vacina meningocócica B é uma ótima forma de prevenção contra a meningite (inflamação das membranas que revestem o cérebro) e também contra outras infecções que podem ser ocasionadas pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) do tipo B.
Essa bactéria é uma das mais prevalentes no Brasil e ocasiona as meningites bacterianas, o que reforça ainda mais a importância da vacinação das crianças e também dos adultos que não se imunizaram na infância. 


Quais são os tipos de Vacina Meningocócica B?


Existem dois tipos de Vacina Meningocócica B: a Bexsero (GSK) e Trumenba (Pfizer).

Como a Meningocócica B é aplicada? 


A vacina meningocócica B Bexsero e Trumenba são aplicadas de maneira intramuscular. Entenda melhor o que isso significa no infográfico abaixo: 

ilustração que mostra a vacina meningocócica B entrando na pele em um ângulo de 90 graus. A agulha ultrapassa respectivamente: a epiderme, veia, derme, tecido subcutâneo até chegar no músculo.


Consigo achar a Meningocócica B nos postos de saúde? 


Quem quer tomar a vacina meningocócica B Bexsero e Trumenba não vai encontrá-las nos postos da rede pública de saúde, porque elas não são disponibilizadas pelo SUS. Então, será preciso comprá-las em empresas da rede privada. 

Qual é a indicação da vacina Meningocócica B?


A vacina meningocócica B Bexsero é indicada para um grupo bem amplo. Desde bebês até adultos de 50 anos saudáveis podem tomá-la.
A vacina também deve ser tomada por pessoas com algum tipo de imunidade baixa, como portadores de HIV, pessoas com asplenia anatômica e funcional (problemas no baço) ou quem possui outras doenças que aumentam o risco para meningite e infecções causadas pelo meningococo b.
Por último, a vacina é recomendada para pessoas com viagem marcada para locais com risco de desenvolvimento da doença meningocócica. Apesar de ela ser vista no mundo todo, alguns países da África e da Ásia são considerados de maior risco.
Já a Trumenba tem uma indicação um pouco menor. Ela está disponível para aplicar em adolescentes e adultos, de 10 a 25 anos de idade.

Existe alguma contraindicação da Vacina Meningocócica B?


A contraindicação da vacina meningocócica B (Bexsero) é para quem já teve uma reação alérgica grave, com alto risco de morte (anafilaxia), depois de ter contato com algum dos ingredientes do imunizante ou após tomar uma dose do imunizante. Já para a Trumenba, além delas, também não deve ser aplicada em menores de 10 anos.

Pode tomar meningo B e ACWY juntas?


Não há nenhum problema em aplicar a meningocócica B e a ACWY juntas. 

Quais são as reações adversas da vacina?


Veja na tabela abaixo quais reações que a vacina meningocócica B pode causar:

Tipos de reações

Vacina Meningocócica B

Bexsero

Vacina Meningocócica B Trumenba

Muito comuns

Dor, vermelhidão, inchaço, endurecimento e sensibilidade no local da injeção, dor nas articulações, dor muscular, sonolência, irritabilidade, choro incomum, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, indisposição. Dor de cabeça, vermelhidão e inchaço (endurecimento) no local da injeção, dor muscular, dor nas articulações, diarreia, náuseas, cansaço e calafrios.

Comuns

Erupções cutâneas (principalmente em bebês e crianças de 2 a 10 anos de idade).

Febre e vômito.

Incomuns

Febre alta (maior ou igual a 40°C), convulsões (incluindo convulsão febril), pele seca, palidez (rara após a dose de reforço).
Raras Doença de Kawasaki, que pode incluir sintomas como febre, que dura mais de cinco dias, associada à erupção cutânea no tronco e, às vezes, seguida por descamação da pele das mãos e dedos, gânglios inchados no pescoço (linfadenopatia), olhos, lábios, garganta e língua com vermelhidão, erupção cutânea com coceira. Síncope e reações alérgicas.


Qual vacina dar: meningo B ou ACWY?


Ambas as vacinas são muito importantes. O meningococo, que tem o nome científico de Neisseria meningitidis, é classificado em vários tipos, sendo eles: A, B, C, W e Y. Todos esses causam meningite ou outras doenças meningocócicas, como a meningococcemia, que é uma doença muito grave. 
Atualmente, o meningococo de qualquer tipo é a principal bactéria causadora de meningite bacteriana. No Brasil, os principais tipos de meningococo são o C, B, W e Y. Por isso, as duas vacinas têm grande importância. A meningocócica B irá proteger contra o meningococo B e a vacina meningocócica ACWY irá proteger contra os meningococos A, C, W e Y. 

Aplique a Vacina Meningocócica B no conforto da sua casa! 


Sair de casa para cuidar da saúde ficou no passado! Com a Beep, você não precisa enfrentar filas. ? Nosso atendimento é de domingo a domingo. Ah, e temos outros imunizantes particulares e fazemos também exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. Agende uma visita!