Sendo uma doença mais comum na fase adulta, a herpes zoster é uma infecção viral causada pelo mesmo vírus da catapora. Depois que o indivíduo se contamina e desenvolve a catapora (varicela), o vírus pode permanecer no seu organismo por anos e ser reativado em algum momento, geralmente na fase adulta e idosa, ocasionando a herpes zoster.
imagem com várias seringas e um frasco de vacina descrito como vacina herpes zóster
No artigo abaixo, você entenderá tudo sobre a vacina da herpes zoster. Qual doença ela previne, quando tomar, quantas doses são recomendadas, quais as reações e mais. Confira!

O que é a herpes zoster?


A herpes zoster, também conhecida como cobreiro, é uma infecção viral causada pelo Vírus Varicela zoster (Herpesvírus humano tipo 3), o mesmo vírus causador da varicela. Enquanto a catapora comumente ocorre na infância, a herpes zoster aparece principalmente nos adultos e idosos, quando o vírus apresenta reativação.
A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa por meio do contato direto com a lesão da pele ou secreções respiratórias, como gotículas de saliva, espirro e tosse. É importante entender que não se pega herpes zoster, e sim o vírus varicela zoster.
A Beep Saúde preparou um conteúdo completo com todas as informações sobre a herpes zoster que você precisa saber.

Para que serve a vacina da herpes zoster?


Essa vacina protege o indivíduo contra essa infecção e suas complicações, como a neuropatia pós-herpética, responsável por uma dor crônica prolongada e de difícil controle. A vacina herpes zoster é aplicada via subcutânea e é recomendada em dose única.
Se um adulto nunca teve catapora em sua vida, ao ter contato com alguém infectado pelo vírus, essa pessoa manifestará primeiro a varicela . E, depois, em algum momento da vida, poderá desenvolver também a herpes zoster.
Por isso, é importante a vacinação contra a varicela ainda na infância, pois ajudará na proteção da pessoa contra o vírus causador da doença que desenvolve tanto a varicela  quanto a herpes zoster.

Recomendações da vacina


A Sociedade Brasileira de Imunizações indica essa vacina para pessoas com idade a partir dos 50 anos, sendo recomendada de rotina para idosos com idade superior a 60 anos, seguindo o calendário de vacinação.

Clique aqui para obter mais informações e agendar a vacina


Quais são as reações da vacina?


As possíveis reações da vacina herpes zoster podem variar entre muito comuns e raras.  Veja no quadro abaixo:
 Reações muito comuns 
  • Dor, sensibilidade, vermelhidão, inchaço e coceira no local da injeção.
Reações comuns
  • Hematoma;
  • Endurecimento no local da injeção;
  • Dor nas articulações;
  • Dor muscular;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Erupções na pele.
Reações incomuns
  • Náusea;
  • Aumento ou surgimento de gânglios próximo à região do local da vacinação (linfadenopatia).
Reações raras
  • Erupção cutânea semelhante à urticária;
  • Urticária.

Quais são as contraindicações da vacina?


A vacina é contraindicada para: 
  • Pessoas com deficiência do sistema imunológico; 
  • Pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina;
  • Pessoas com tuberculose ativa não tratada;
  • Gestantes.

Onde pode ser encontrada?


A vacina contra a herpes zoster pode ser encontrada na rede privada de saúde. Aqui na Beep, você pode receber a vacinação no conforto da sua casa, de domingo a domingo e sem pagar taxa domiciliar. Baixe o nosso app e agende uma visita.

Acompanhamento médico


Agora que você já sabe como funciona a vacina contra a herpes zoster, lembre-se que é muito importante o acompanhamento com um médico de confiança para investigar, caso haja a suspeita da doença.

Importante:


Você pode tirar suas dúvidas e fazer o agendamento dos seus exames laboratoriais e vacinas diretamente no aplicativo da Beep Saúde. É só clicar aqui para baixar!
Ah, aproveite para seguir a gente nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook. Também temos vagas para entrar na #OndaVerde em nosso LinkedIn. Vai lá! 🙂
Compartilhe com a gente sua experiência com a vacina contra herpes zoster! Assim, você vai contribuir para ajudar outras pessoas que procuram por mais informações.