Você deve se lembrar do surto de gripe que aconteceu no finalzinho de 2021. A chegada da cepa Darwin, do vírus Influenza, deixou muita gente doente e com sintomas que podiam ser facilmente confundidos com o Coronavírus. Naquela época, não tínhamos proteção específica para essa cepa, já que a composição da vacina contra gripe de 2021 era outra.  
Agora é diferente. A composição da vacina de 2022 engloba também a proteção contra a cepa Darwin. Ficou curioso(a) para saber mais sobre o assunto? Leia o nosso post completo!
Imagem mostra uma mulher apontando para o adesivo colocado após ela tomar a vacina da gripe
Neste post, você vai entender: 

Para que serve a vacina da gripe? 


A vacina da gripe serve para proteger pessoas a partir dos 6 meses de idade contra a gripe causada pelo vírus Influenza. Aplicada de forma intramuscular, ela está disponível na versão trivalente e quadrivalente. A primeira protege contra 3 cepas desse vírus, enquanto a última tem uma cobertura maior e previne contra 4 cepas. 


Vacina da gripe inativada: o que isso quer dizer? 


É chamada de vacina inativada todo imunizante feito a partir de vírus ou bactérias alterados, mortos ou formados por meio de suas partículas. A vacina contra gripe, por exemplo, tem o vírus Influenza morto em sua composição, não sendo capaz de causar a doença. 

Você sabia que a vacina contra gripe de 2022 é diferente da de 2021? 


Uma das principais mudanças na composição foi a inclusão da proteção contra a cepa Darwin, que causou um surto da doença em 2021. 

Quais são as diferenças entre a vacina contra gripe de 2021 e 2022? 


Na tabela abaixo, você consegue ver a diferença entre a de 2021 e 2022: 
Vacina contra gripe 2021Vacina contra gripe 2022
[TRI e QUADRI]  A / Victoria / 2570/2019 (H1N1)pdm09[TRI e QUADRI]   A / Victoria / 2570/2019 (H1N1)pdm09
[TRI e QUADRI]   A / Hong Kong / 2617/2019 (H3N2)[TRI e QUADRI]   A / Darwin / 9/2021 (H3N2)*
  [TRI e QUADRI] B / Washington / 02/2019 (B/Victoria lineage) [TRI e QUADRI] B / Austria / 1359417/2021 (B/Victoria lineage)*
[QUADRI]  B / Phuket / 3073/2013 (B/Yamagata lineage)[QUADRI]   B / Phuket / 3073/2013 (B/Yamagata lineage)


Como a vacina contra gripe é aplicada? 


A vacina contra gripe é aplicada de forma intramuscular. 
Ilustração mostra a técnica de injeção da vacina da gripe, que é intramuscular. Na hora da aplicação, a agulha passa da epiderme e vai até o músculo.

Quem pode tomá-la? 


Pessoas com 6 meses de idade ou mais podem tomar essa vacina, desde que não apresentem contraindicação. 

Como é o esquema vacinal?


Crianças com idade entre 6 meses e 8 anos devem tomar 2 doses da vacina da gripe, com intervalo de 1 mês entre elas, na primeira vacinação contra a doença. Depois, o esquema é o mesmo para quem tem 9 ou mais anos de idade: tomar uma dose única anualmente.

Qual é a diferença entre a vacina contra gripe da rede pública e privada?


A vacina contra gripe da rede pública de saúde é trivalente, ou seja, ela protege contra 3 cepas do vírus Influenza. A quadrivalente, disponível na rede privada, tem uma cobertura maior, pois previne as pessoas contra a ação de 4 cepas do vírus. 

Quem tomou a vacina contra gripe em outro país deve tomar aqui no Brasil também?


Quem tomou a vacina contra gripe em países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos, por exemplo, também deve tomá-la aqui no Brasil. Existe essa recomendação, porque a vacina contra gripe nesses países pode ter composição diferente, a depender das cepas mais prevalentes por lá.

Quem tem alergia pode tomá-la? 


A vacina contra a gripe não é indicada para quem tem alergia com grave risco de morte (anafilaxia) a algum componente dela ou teve essa reação após tomar alguma dose desse imunizante. Sobre a alergia ao ovo, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), esse público pode tomar a vacina contra o Influenza. 

Quais são as reações adversas


Na tabela abaixo, você encontra quais tipos de reações uma pessoa pode ter após tomar uma dose: 
Tipos de reaçõesSintomas 
Reações muito comunsDor, vermelhidão e inchaço no local da injeção; dor muscular; mal-estar; cansaço; perda de apetite; irritabilidade; agitação; sonolência.
 Reações comunsTontura; náusea; vômito; diarreia; dor abdominal; dor nas articulações; suor excessivo.
 Reações incomunsHematoma e coceira no local da injeção; erupção cutânea semelhante a uma urticária.
    Reações rarasAumento ou surgimento de gânglios próximos ao local de aplicação da vacina (linfadenopatia) e reações alérgicas (incluindo reações anafiláticas).

Onde tomar? 


A vacina trivalente pode ser encontrada na rede pública de saúde e a quadrivalente só está disponível na rede privada. 

Vacina em casa: muito mais praticidade para você!


Com a Beep, você não precisa se arrumar e ir até um posto de saúde ou uma unidade particular para se vacinar. 
Aqui, oferecemos a dose individual e pacotes de vacinas contra gripe. A melhor parte é: todas são aplicadas na sua casa. Muito mais prático, não é?
Não perca tempo e agende uma visita. O nosso atendimento é de domingo a domingo (incluindo feriados) e não cobramos taxa domiciliar.