Vacinas

Tríplice Bacteriana + Poliomielite inativada (VIP)

Agende agora

Sobre a vacina

A Vacina Tríplice Bacteriana + Poliomielite inativada (VIP), também conhecida como vacina dTpa+VIP, é indicada no reforço aos 4-5 anos de idade e para viajantes a locais de risco para a poliomielite, ainda que as pessoas estejam em dia com a vacina dTpa.

Quais doenças ela previne?

Difteria, tétano, coqueluche e poliomielite

Como é aplicada?

Intramuscular.

Onde pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada na Beep, com atendimento domiciliar e nas clínicas privadas de vacinação e nos CRIEs.

Indicação

Crianças a partir dos 3 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos.*

Contraindicação

A vacina Tríplice Bacteriana é contraindicada para pessoas que apresentaram anafilaxia depois de usar componentes da vacina ou dose anterior.

Possíveis reações

Crianças de 3 a 9 anos de idade: 
Reações muito comuns: irritabilidade, sonolência, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), cansaço. 
Reações comuns: perda de apetite, dor de cabeça, febre maior ou igual a 37,5ºC.
Reações incomuns: distúrbios gastrointestinais (diarreia e vômito), infecções do trato respiratório superior, distúrbios na atenção, conjuntivite, rash cutâneo (erupções na pele), outras reações no local de injeção (como enduração).
Reações raras: convulsões (com ou sem febre), urticária, inchaço extenso do membro vacinado (reação de Arthus), fraqueza, reações alérgicas (incluindo reações anafiláticas).
Adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos de idade: 
Reações muito comuns: dor de cabeça, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), cansaço, mal-estar. 
Reações comuns: tontura, náusea, distúrbios gastrointestinais, febre maior ou igual a 37,5ºC, reações no local da injeção (como inchaço no local de injeção e abscesso estéril no local de injeção). 
Reações incomuns: infecções do trato respiratório superior, faringite, aumento dos gânglios no local da injeção (linfadenopatia), desmaio, tosse, diarreia, vômito, suor excessivo, coceira, rash (erupção na pele), dor e rigidez na musculatura e articulações, febre acima de 39ºC, sintomas semelhantes aos da gripe.
Reações raras: convulsões (com ou sem febre), urticária, inchaço extenso do membro vacinado (reação de Arthus), fraqueza, reações alérgicas (incluindo reações anafiláticas).

Esquema de doses

Em crianças, é geralmente utilizada no reforço de 4 anos de idade. Para adultos ainda não vacinados, recomenda-se o esquema de 3 doses, sendo necessários reforços a cada 10 anos. Pode substituir qualquer dose da dTpa. Conforme já citamos, em caso de viagens para destinos de risco para a poliomielite, pode ser administrada em pessoas que estejam em dia com a dTpa.

Baixe aqui o calendário vacinal completo.

Cuidados antes, durante e depois

Febre: A vacinação deverá ser suspensa caso a pessoa apresente febre.
Reação de Arthus: Havendo uma reação muito acentuada no local de aplicação (Arthus), é aconselhável observar o intervalo de dez anos após a aplicação da última dose da vacina para administrar a dose de reforço.
Dor: As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias – a Beep oferece o famoso gelinho. Nos casos de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.
Sintomas prolongados: Os sintomas persistentes, que duram por mais de 72 horas, devem ser pesquisados para a verificação de outras causas.

Tem Alergia?

A dTpa-Vip, também chamada de Vacina Tríplice Bacteriana Acelular + Poliomielite, é uma vacina inativada, portanto, não há como causar doença.
A sua composição apresenta os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis), vírus da poliomielite inativados (mortos) tipos 1, 2 e 3, sal de alumínio como adjuvante, 2-fenoxietanol, polissorbato 80, cloreto de sódio e água para injeção.
Pode apresentar traços de formaldeído, neomicina e polimixina B usados no processo de fabricação.

*  Reforços são indicados para crianças a partir dos (3 ou) 4 anos, além de adolescentes e adultos (indicado apenas a partir de 3 anos de idade).
No reforço de 4 a 5 anos de idade pode substituir as formulações infantis da Vacina Tríplice Bacteriana (DTPa e suas combinações).
Para adolescentes e adultos, pode substituir a Vacina dTpa e é a alternativa para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.
Gestantes podem substituir, na falta da dTpa, pela dTpa-Vip ou quando se tratar de gestante viajando para área de risco para poliomielite.